Un análisis de los aportes de la disciplina Psicología de la Educación a la formación inicial de profesores de matemáticas

Autores/as

  • Sthefany Corso Mikulski Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0006-6221-7506
  • Claudenice Cardoso Brito Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449

Palabras clave:

formação inicial de professores, teoria histórico-cultural, trabalho coletivo

Resumen

A psicologia como ciência auxiliar da
educação contribui para organizar o ensino e avaliar o
processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Nesse aspecto, discute-se
a importância da Psicopedagogia para a formação inicial de professores de Matemática. Adotamos a pesquisa participante para analisar um grupo de estudantes de Matemática e a forma como adquirem conhecimentos e desenvolvem sua atividade de estudo. Para isso utilizamos os conceitos de coletividade, autonomia, autorregulação da Teoria Histórico-Cultural . Os primeiros resultados apontam para o desenvolvimento da autonomia, que tem impacto no trabalho coletivo.








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Biografía del autor/a

Sthefany Corso Mikulski, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

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Claudenice Cardoso Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - com ênfase em ensino de ciências e Matemática, é doutora em Educação pela Universidade da Beira-Interior (UBI), em Portugal. Tem interesse nos seguintes temas:Ensino, ensino de Matemática; Formação de Professores;Formação de Professores que ensinam Matemática; Formação do Alfabetizador Matemático e alfabetização matemática;Leitura e escrita matemática e a proficiência escritora da linguagem matemática;Avaliação, avaliação de livros didáticos de matemática e produção de material didático para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino fundamental e metodologia de ensino de Matemática; Psicologia e Psicologia da Educação Matemática;A Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no curso de Licenciatura em Matemática.

 

Citas

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Corso Mikulski, S., & Cardoso Brito, C. (2024). Un análisis de los aportes de la disciplina Psicología de la Educación a la formación inicial de profesores de matemáticas. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19449. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449

Número

Sección

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares