Adult and Youth Literacy in Brazil: The Invisibility of Rural Workers

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19754

Abstract

ABSTRACT. Over time, education in Brazil has undergone advances and innovations; however, some areas still face difficulties in meeting the needs of the Brazilian population. This is the case of Youth and Adult Education, whose defense and continuity depend largely on the work of a few education professionals. This study focuses on an even more critical instance: the literacy of young people and adults in rural areas of Brazil, considering the transformative power of literacy in the lives of these subjects. The general objective of this study is to analyze literacy and illiteracy rates in Youth and Adult Education in rural Brazil and to map previous studies conducted on the subject. Data were mainly collected from virtual repositories based on the Demographic Census, the National Household Sample Survey, and the National Education Plan Indicator Panel. The data show that in some Brazilian regions, up to 50% of the rural population is illiterate. In the southern region, the data do not show such a large discrepancy between urban and rural literacy rates; however, there is still a need for attention and action so that illiteracy can be overcome.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Leandro Lampe, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Universidade Federal de Santa Maria (2022); Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), Universidade Federal de Santa Maria (2021). Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Integrante do TransformAção Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. Tem desenvolvido estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Química, Extensão Universitária, Educação Profissional, Curso Normal, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas. Atualmente Supervisor de Ensino no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-RS. Contato: leandroolampe@gmail.com.

Shirley Winter, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM 2021), Licenciada em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM 2020), Bacharel em Administração (2008), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS, Especialista em Gestão de Pessoas (2011), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS. Integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisas TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre educação de jovens e adultos integrada a educação profissional, trabalho e trabalho pedagógico. 

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do curso de Eletromecânica EJA-EPT, do Curso Tecnológo em Redes de Computadores, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional do CTISM. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. Vem contribuindo para formação de pesquisadores com foco na EPT nos mais diversos níveis, seja iniciação científica, mestrado e doutorado. E tem contribuído na elaboração de materiais para formação de professores em EJA e EJA-EPT e no campo da gestão educacional da EPT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, EJA EPT, políticas públicas, educação profissional, trabalho e educação, trabalho pedagógico e gestão educacional.

Literaturhinweise

Arroyo, M. G. (2017). Passageiros da noite: do trabalho para a EJA – Itinerários pelo direito a uma vida justa. Vozes.

Brasil. (2014, 25 de junho). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Brasil. (2024, 25 de julho). Lei nº 14.934, de 25 de julho de 2024. Prorroga, até 31 de dezembro de 2025, a vigência do Plano Nacional de Educação, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14934.htm

Crossley, M. (2012). Repensando o contexto em educação comparada. In R. Cowen, A. M. Kazamias, & E. Ulterhalter (Orgs.), Educação comparada: panorama internacional e perspectivas (Vol. 2, pp. 13–771). Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225468

Ferraro, A. R., & Kreidlow, D. (2004). Analfabetismo no Brasil: Configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação e Realidade, 29(2), 179–200.

Hans, N. (1958). Comparative education: A study of educational factors and traditions. Routledge Kegan Paul. https://www.taylorfrancis.com/books/9780203816493

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2024). Resumo técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2024. Brasil.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (n.d.). Painel de monitoramento do PNE. Governo Federal. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne

Lourenço, M. B. F. (2004). Educação comparada (3ª ed.). MEC/Inep.

Maraschin, M. S. (2019). Trabalho pedagógico na educação profissional: O PROEJA entre disputas, políticas e experiências (Vol. 1). Appris.

Maraschin, M. S., & Winter, S. B. (2020). EJA e pandemia: Reflexões sobre o direito e condições de acesso. In Anais da XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5ª ed.). Atlas.

Mattheou, D. (2012). O paradigma científico na educação comparada. In R. Cowen, A. M. Kazamias, & E. Ulterhalter (Orgs.), Educação comparada: panorama e perspectivas internacionais (Vol. 1, pp. 13–803). Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000217707

Pereira, C. N., & Castro, C. N. de. (2019). Educação no meio rural: diferenciais entre o rural e o urbano. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (pp. 63–74). https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10501/1/td_2632.pdf

Pinto, A. V. (2010). Sete lições sobre educação de adultos (16ª ed.). Cortez.

Veröffentlicht

2025-12-22

Zitationsvorschlag

Lampe, L., Winter, S., & Severo Maraschin, M. (2025). Adult and Youth Literacy in Brazil: The Invisibility of Rural Workers. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19754. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19754

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios