La alfabetización de jóvenes y adultos en Brasil: la invisibilidad de los trabajadores y trabajadoras rurales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19754

Resumen

RESUMEN. A lo largo del tiempo, la educación en Brasil ha experimentado avances e innovaciones; sin embargo, algunos ámbitos todavía enfrentan dificultades para atender a la población brasileña. Tal es el caso de la Educación de Jóvenes y Adultos, cuya defensa y continuidad dependen, en gran medida, del trabajo de unos pocos profesionales de la educación. Este estudio analiza una instancia aún más crítica: la alfabetización de jóvenes y adultos en las zonas rurales de Brasil, considerando el poder transformador de la alfabetización en la vida de estos sujetos. El objetivo general de este estudio es analizar los índices de alfabetización y analfabetismo en la Educación de Jóvenes y Adultos de las zonas rurales de Brasil y mapear los estudios anteriores realizados sobre la temática. La producción de datos se basó principalmente en repositorios virtuales que utilizan como base el Censo Demográfico, la Encuesta Nacional por Muestras de Hogares y el Panel de Indicadores del Plan Nacional de Educación. Los datos muestran que, en algunas regiones brasileñas, hasta el 50% de la población rural es analfabeta. En la región sur, los datos no presentan una discrepancia tan grande entre los índices de alfabetización urbana y rural; sin embargo, aún se requieren miradas y acciones para que el analfabetismo sea superado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Lampe, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Universidade Federal de Santa Maria (2022); Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), Universidade Federal de Santa Maria (2021). Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Integrante do TransformAção Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. Tem desenvolvido estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Química, Extensão Universitária, Educação Profissional, Curso Normal, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas. Atualmente Supervisor de Ensino no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-RS. Contato: leandroolampe@gmail.com.

Shirley Winter, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM 2021), Licenciada em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM 2020), Bacharel em Administração (2008), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS, Especialista em Gestão de Pessoas (2011), pela Instituição Educacional São Judas Tadeu Poa/RS. Integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisas TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre educação de jovens e adultos integrada a educação profissional, trabalho e trabalho pedagógico. 

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do curso de Eletromecânica EJA-EPT, do Curso Tecnológo em Redes de Computadores, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional do CTISM. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. Vem contribuindo para formação de pesquisadores com foco na EPT nos mais diversos níveis, seja iniciação científica, mestrado e doutorado. E tem contribuído na elaboração de materiais para formação de professores em EJA e EJA-EPT e no campo da gestão educacional da EPT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, EJA EPT, políticas públicas, educação profissional, trabalho e educação, trabalho pedagógico e gestão educacional.

Citas

Arroyo, M. G. (2017). Passageiros da noite: do trabalho para a EJA – Itinerários pelo direito a uma vida justa. Vozes.

Brasil. (2014, 25 de junho). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Brasil. (2024, 25 de julho). Lei nº 14.934, de 25 de julho de 2024. Prorroga, até 31 de dezembro de 2025, a vigência do Plano Nacional de Educação, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14934.htm

Crossley, M. (2012). Repensando o contexto em educação comparada. In R. Cowen, A. M. Kazamias, & E. Ulterhalter (Orgs.), Educação comparada: panorama internacional e perspectivas (Vol. 2, pp. 13–771). Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225468

Ferraro, A. R., & Kreidlow, D. (2004). Analfabetismo no Brasil: Configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação e Realidade, 29(2), 179–200.

Hans, N. (1958). Comparative education: A study of educational factors and traditions. Routledge Kegan Paul. https://www.taylorfrancis.com/books/9780203816493

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2024). Resumo técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2024. Brasil.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (n.d.). Painel de monitoramento do PNE. Governo Federal. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne

Lourenço, M. B. F. (2004). Educação comparada (3ª ed.). MEC/Inep.

Maraschin, M. S. (2019). Trabalho pedagógico na educação profissional: O PROEJA entre disputas, políticas e experiências (Vol. 1). Appris.

Maraschin, M. S., & Winter, S. B. (2020). EJA e pandemia: Reflexões sobre o direito e condições de acesso. In Anais da XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5ª ed.). Atlas.

Mattheou, D. (2012). O paradigma científico na educação comparada. In R. Cowen, A. M. Kazamias, & E. Ulterhalter (Orgs.), Educação comparada: panorama e perspectivas internacionais (Vol. 1, pp. 13–803). Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000217707

Pereira, C. N., & Castro, C. N. de. (2019). Educação no meio rural: diferenciais entre o rural e o urbano. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (pp. 63–74). https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10501/1/td_2632.pdf

Pinto, A. V. (2010). Sete lições sobre educação de adultos (16ª ed.). Cortez.

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Lampe, L., Winter, S., & Severo Maraschin, M. (2025). La alfabetización de jóvenes y adultos en Brasil: la invisibilidad de los trabajadores y trabajadoras rurales. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19754. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19754

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios