A alfabetização de jovens e adultos no Brasil: a invisibilidade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19754Resumo
Ao longo dos tempos a Educação no Brasil passou por avanços e inovações, no entanto, alguns âmbitos ainda encontram dificuldades para seguir atendendo à população brasileira. É o caso da Educação de Jovens e Adultos, que têm sua defesa e manutenção restrita ao trabalho desempenhado por poucos profissionais da Educação. Neste estudo, observa-se uma instância ainda mais crítica, a Alfabetização de Jovens e Adultos na zona rural do Brasil, considerando o poder de transformação da alfabetização na vida destes sujeitos. Para tal, assume-se como objetivo geral deste estudo, analisar os índices de alfabetização e analfabetismo na Educação de Jovens e Adultos da zona rural do Brasil e mapear os estudos anteriores realizados sobre a temática. A produção de dados ocorreu, principalmente, a partir de repositórios virtuais que possuíam por base o Censo Demográfico, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios e o Painel de Indicadores do Plano Nacional de Educação. Com os dados, pôde observar-se que, havia regiões brasileiras com 50% da população da zona rural analfabeta. Na região sul os dados não apresentam tanta discrepância entre os índices de alfabetização da zona urbana e rural, entretanto, ainda carecem de olhares e ações para que o analfabetismo seja superado.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, alfabetização, zona rural.
Adult and Youth Literacy in Brazil: The Invisibility of Rural Workers
ABSTRACT. Over time, education in Brazil has undergone advances and innovations; however, some areas still face difficulties in meeting the needs of the Brazilian population. This is the case of Youth and Adult Education, whose defense and continuity depend largely on the work of a few education professionals. This study focuses on an even more critical instance: the literacy of young people and adults in rural areas of Brazil, considering the transformative power of literacy in the lives of these subjects. The general objective of this study is to analyze literacy and illiteracy rates in Youth and Adult Education in rural Brazil and to map previous studies conducted on the subject. Data were mainly collected from virtual repositories based on the Demographic Census, the National Household Sample Survey, and the National Education Plan Indicator Panel. The data show that in some Brazilian regions, up to 50% of the rural population is illiterate. In the southern region, the data do not show such a large discrepancy between urban and rural literacy rates; however, there is still a need for attention and action so that illiteracy can be overcome.
Keywords: Youth and Adult Education, literacy, rural.
La alfabetización de jóvenes y adultos en Brasil: la invisibilidad de los trabajadores y trabajadoras rurales
RESUMEN. A lo largo del tiempo, la educación en Brasil ha experimentado avances e innovaciones; sin embargo, algunos ámbitos todavía enfrentan dificultades para atender a la población brasileña. Tal es el caso de la Educación de Jóvenes y Adultos, cuya defensa y continuidad dependen, en gran medida, del trabajo de unos pocos profesionales de la educación. Este estudio analiza una instancia aún más crítica: la alfabetización de jóvenes y adultos en las zonas rurales de Brasil, considerando el poder transformador de la alfabetización en la vida de estos sujetos. El objetivo general de este estudio es analizar los índices de alfabetización y analfabetismo en la Educación de Jóvenes y Adultos de las zonas rurales de Brasil y mapear los estudios anteriores realizados sobre la temática. La producción de datos se basó principalmente en repositorios virtuales que utilizan como base el Censo Demográfico, la Encuesta Nacional por Muestras de Hogares y el Panel de Indicadores del Plan Nacional de Educación. Los datos muestran que, en algunas regiones brasileñas, hasta el 50% de la población rural es analfabeta. En la región sur, los datos no presentan una discrepancia tan grande entre los índices de alfabetización urbana y rural; sin embargo, aún se requieren miradas y acciones para que el analfabetismo sea superado.
Palabras clave: Educación de jóvenes y adultos, alfabetismo, zona rural.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2017). Passageiros da noite: do trabalho para a EJA – Itinerários pelo direito a uma vida justa. Vozes.
Brasil. (2014, 25 de junho). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Brasil. (2024, 25 de julho). Lei nº 14.934, de 25 de julho de 2024. Prorroga, até 31 de dezembro de 2025, a vigência do Plano Nacional de Educação, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14934.htm
Crossley, M. (2012). Repensando o contexto em educação comparada. In R. Cowen, A. M. Kazamias, & E. Ulterhalter (Orgs.), Educação comparada: panorama internacional e perspectivas (Vol. 2, pp. 13–771). Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225468
Ferraro, A. R., & Kreidlow, D. (2004). Analfabetismo no Brasil: Configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação e Realidade, 29(2), 179–200.
Hans, N. (1958). Comparative education: A study of educational factors and traditions. Routledge Kegan Paul. https://www.taylorfrancis.com/books/9780203816493
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2024). Resumo técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2024. Brasil.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (n.d.). Painel de monitoramento do PNE. Governo Federal. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne
Lourenço, M. B. F. (2004). Educação comparada (3ª ed.). MEC/Inep.
Maraschin, M. S. (2019). Trabalho pedagógico na educação profissional: O PROEJA entre disputas, políticas e experiências (Vol. 1). Appris.
Maraschin, M. S., & Winter, S. B. (2020). EJA e pandemia: Reflexões sobre o direito e condições de acesso. In Anais da XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5ª ed.). Atlas.
Mattheou, D. (2012). O paradigma científico na educação comparada. In R. Cowen, A. M. Kazamias, & E. Ulterhalter (Orgs.), Educação comparada: panorama e perspectivas internacionais (Vol. 1, pp. 13–803). Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000217707
Pereira, C. N., & Castro, C. N. de. (2019). Educação no meio rural: diferenciais entre o rural e o urbano. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (pp. 63–74). https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10501/1/td_2632.pdf
Pinto, A. V. (2010). Sete lições sobre educação de adultos (16ª ed.). Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leandro Lampe, Shirley Winter, Mariglei Severo Maraschin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





