The presence of technology in Rural Education: mapping of national scientific production of the last five years

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p245

Abstract

ABSTRACT. The objective of this article is to map the Brazilian academic productions, within the SciELO digital library, which will address the topics of Technology and Education in the rural areas. In order to visualize the current national scenario in relation to the publications related to technology in the rural schools, we search for Portuguese-language works with the following keywords: Technology in Education, Rural Education and Rural Education Technology. With the results, we performed a comparative analysis between the total production recovered and production from the period from 2013 to 2017. Thus, we can identify in which fields of study the searches are more advanced in relation to the publications and, where we find less results, such as those refer to Technology and Rural Education, which may attract new research and publications in these less-exploited areas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Vagner Viera de Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2012). Atua voluntariamente como oficineiro no Programa Mais Educação na EMEF Cristóvão Pereira de Abreu e também como educador popular no Projeto Educação para Pescadores, vinculado ao Programa de Auxílio nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS/FURG.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora associado da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemáticade. Atualmente está coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

Literaturhinweise

Carlos, A. F. (2007). Seria o Brasil “menos urbano do que se calcula”? In Carlos, A. F. (Org.). O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade (pp. 129-136). São Paulo, SP: Contexto.

Ferreira, A. B. H. (1999). Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Fischer, R. M. B. (2006). Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Fonseca, J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza, CE: UEC.

Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas.

IBGE. (2010). Censo Demográfico. Recuperado de: http://www.ibge.gov.br

Kenski, V. M. (2015). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.

Libâneo, J. C. (2007). A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. In Costa, M. V. (Org.). A escola tem futuro? (pp. 23-50). Rio de Janeiro, RJ: Lamparina.

Minayo, M. C. (2012). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, SP: Hucitec.

Minayo, M. C. S., & Minayo-Goméz, C. (2003). Difíceis e possíveis relações entre métodos quantitativos e qualitativos nos estudos de problemas de saúde. In Goldenberg, P., Marsiglia, R. M. G., & Gomes, M. H. A. (Orgs.). O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde (pp. 117-142). Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz.

Goldenberg, S., Castro, R. C. F., & Azevedo, F. R. M. (2007). Interpretação dos dados estatísticos da SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Acta Cir. Bras. 22(1), 1-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502007000100001

Polit, D. F., Beck, C. T., & Hungler, B. P. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre, RS: Artmed.

Pontuschka, N. N. (2012). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo, SP: Cortez.

Saviani, D. (2005). Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados.

Vergueiro, W. (2010). Seleção de materiais de informação. Brasília: Brinquet de Lemos.

Veröffentlicht

2018-04-06

Zitationsvorschlag

Souza, V. V. de, Pereira, E. C., & Machado, C. C. (2018). The presence of technology in Rural Education: mapping of national scientific production of the last five years. Brazilian Journal of Rural Education, 3(1), 245–259. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p245

Ausgabe

Rubrik

Paper