The presence of technology in Rural Education: mapping of national scientific production of the last five years

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p245

Abstract

RESUMEN. Este artículo tiene por objetivo realizar un mapeamiento de las producciones académicas brasileñas, dentro de la biblioteca digital del SciELO, las cuales aborden las temáticas Tecnología y Educación del Campo. Con el fin de ver la escena nacional actual en relación a las publicaciones relacionadas con la tecnología en las escuelas del campo, buscamos trabajar en idioma portugués con las siguientes palabras clave: Tecnología en la Educación, Educación Rural y Tecnología Educación Rural. En posesión de los resultados, realizamos un análisis comparativo entre la producción total recuperada y la producción del período de 2013 a 2017. Así, podemos identificar en qué campos las encuestas están más avanzadas en relación a las publicaciones y, donde encontramos menos resultados, como las que se refiere a la Tecnología y la Educación del Campo, lo que puede atraer nuevas investigaciones y publicaciones en estas áreas menos explotadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vagner Viera de Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2012). Atua voluntariamente como oficineiro no Programa Mais Educação na EMEF Cristóvão Pereira de Abreu e também como educador popular no Projeto Educação para Pescadores, vinculado ao Programa de Auxílio nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS/FURG.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora associado da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemáticade. Atualmente está coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

References

Carlos, A. F. (2007). Seria o Brasil “menos urbano do que se calcula”? In Carlos, A. F. (Org.). O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade (pp. 129-136). São Paulo, SP: Contexto.

Ferreira, A. B. H. (1999). Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Fischer, R. M. B. (2006). Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Fonseca, J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza, CE: UEC.

Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas.

IBGE. (2010). Censo Demográfico. Recuperado de: http://www.ibge.gov.br

Kenski, V. M. (2015). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.

Libâneo, J. C. (2007). A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. In Costa, M. V. (Org.). A escola tem futuro? (pp. 23-50). Rio de Janeiro, RJ: Lamparina.

Minayo, M. C. (2012). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, SP: Hucitec.

Minayo, M. C. S., & Minayo-Goméz, C. (2003). Difíceis e possíveis relações entre métodos quantitativos e qualitativos nos estudos de problemas de saúde. In Goldenberg, P., Marsiglia, R. M. G., & Gomes, M. H. A. (Orgs.). O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde (pp. 117-142). Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz.

Goldenberg, S., Castro, R. C. F., & Azevedo, F. R. M. (2007). Interpretação dos dados estatísticos da SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Acta Cir. Bras. 22(1), 1-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502007000100001

Polit, D. F., Beck, C. T., & Hungler, B. P. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre, RS: Artmed.

Pontuschka, N. N. (2012). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo, SP: Cortez.

Saviani, D. (2005). Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados.

Vergueiro, W. (2010). Seleção de materiais de informação. Brasília: Brinquet de Lemos.

Published

2018-04-06

How to Cite

Souza, V. V. de, Pereira, E. C., & Machado, C. C. (2018). The presence of technology in Rural Education: mapping of national scientific production of the last five years. Brazilian Journal of Rural Education, 3(1), 245–259. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p245

Issue

Section

Articles