A presença da tecnologia na Educação do Campo: mapeamento da produção científica nacional dos últimos cinco anos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p245Resumo
Este artigo tem por objetivo realizar um mapeamento das produções científicas brasileiras, dentro da biblioteca digital do SciELO, as quais abordem as temáticas Tecnologia e Educação do Campo. Com a finalidade de visualizar o cenário nacional atual em relação às publicações relacionadas à tecnologia nas escolas do campo, buscamos por trabalhos em língua portuguesa com as seguintes palavras-chave: Tecnologia na Educação, Educação do Campo e Tecnologia da Educação do Campo. Em posse dos resultados, realizamos uma análise comparativa entre a produção total recuperada e a produção do período de 2013 a 2017. Assim, podemos identificar em quais campos as pesquisas estão mais avançadas em relação às publicações e, onde encontramos menos resultados, como em relação à Tecnologia e Educação do Campo, o que pode vir a atrair novas pesquisas e publicações nestas áreas menos exploradas.
Palavras chave: Mapeamento, Produção Científica, Tecnologia, Educação do Campo.
The presence of technology in Rural Education: mapping of national scientific production of the last five years
ABSTRACT. The objective of this article is to map the Brazilian academic productions, within the SciELO digital library, which will address the topics of Technology and Education in the rural areas. In order to visualize the current national scenario in relation to the publications related to technology in the rural schools, we search for Portuguese-language works with the following keywords: Technology in Education, Rural Education and Rural Education Technology. With the results, we performed a comparative analysis between the total production recovered and production from the period from 2013 to 2017. Thus, we can identify in which fields of study the searches are more advanced in relation to the publications and, where we find less results, such as those refer to Technology and Rural Education, which may attract new research and publications in these less-exploited areas.
Keywords: Mapping, Academic Production, Technology, Rural Education.
La presencia de la tecnología en la Educación del campo: mapa de la producción científica nacional de los últimos cinco años
RESUMEN. Este artículo tiene por objetivo realizar un mapeamiento de las producciones académicas brasileñas, dentro de la biblioteca digital del SciELO, las cuales aborden las temáticas Tecnología y Educación del Campo. Con el fin de ver la escena nacional actual en relación a las publicaciones relacionadas con la tecnología en las escuelas del campo, buscamos trabajar en idioma portugués con las siguientes palabras clave: Tecnología en la Educación, Educación Rural y Tecnología Educación Rural. En posesión de los resultados, realizamos un análisis comparativo entre la producción total recuperada y la producción del período de 2013 a 2017. Así, podemos identificar en qué campos las encuestas están más avanzadas en relación a las publicaciones y, donde encontramos menos resultados, como las que se refiere a la Tecnología y la Educación del Campo, lo que puede atraer nuevas investigaciones y publicaciones en estas áreas menos explotadas.
Palabras clave: Mapeo, Producción Académica, Tecnología, Educación del Campo.
Downloads
Referências
Carlos, A. F. (2007). Seria o Brasil “menos urbano do que se calcula”? In Carlos, A. F. (Org.). O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade (pp. 129-136). São Paulo, SP: Contexto.
Ferreira, A. B. H. (1999). Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Fischer, R. M. B. (2006). Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Fonseca, J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza, CE: UEC.
Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas.
IBGE. (2010). Censo Demográfico. Recuperado de: http://www.ibge.gov.br
Kenski, V. M. (2015). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.
Libâneo, J. C. (2007). A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. In Costa, M. V. (Org.). A escola tem futuro? (pp. 23-50). Rio de Janeiro, RJ: Lamparina.
Minayo, M. C. (2012). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, SP: Hucitec.
Minayo, M. C. S., & Minayo-Goméz, C. (2003). Difíceis e possíveis relações entre métodos quantitativos e qualitativos nos estudos de problemas de saúde. In Goldenberg, P., Marsiglia, R. M. G., & Gomes, M. H. A. (Orgs.). O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde (pp. 117-142). Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz.
Goldenberg, S., Castro, R. C. F., & Azevedo, F. R. M. (2007). Interpretação dos dados estatísticos da SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Acta Cir. Bras. 22(1), 1-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502007000100001
Polit, D. F., Beck, C. T., & Hungler, B. P. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre, RS: Artmed.
Pontuschka, N. N. (2012). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo, SP: Cortez.
Saviani, D. (2005). Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados.
Vergueiro, W. (2010). Seleção de materiais de informação. Brasília: Brinquet de Lemos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).