Education of Teachers from Rural Schools: Notes on some Actions and Programs Developed by Higher Education Federal Schools in Minas Gerais State

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p834

Abstract

ABSTRACT. This article presents some actions and programs provided by the higher education federal schools of Minas Gerais state in partnership with the Ministry of Education regarding the training of rural teachers. It is part of the research entitled “Políticas públicas de formação do professor das escolas do campo: uma análise da parceria MEC e as IFES mineiras” [Public policy on the education of rural teachers: an analysis of the partnership between the Ministry of Education and federal institutions of higher education in Minas Gerais]. In terms of methodology, a survey of public documents (laws, public notices, decrees, opinions, ordinances, and pedagogical projects), and private documents (supervisor reports collected through semi-structured interviews) was carried out. The results indicate that courses have been implemented in undergraduate, graduate and regular undergraduate teacher education programs in rural education. They show that there has been an expansion in the provision of teacher education courses, whose implementation has been successful, but has also faced difficulties. However, despite some relative achievements, one cannot affirm that public policy on the education of rural teachers has been consolidated in Minas Gerais state, since these actions have not yet overcome the predominant discontinuity of public policy in recent decades.

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Autor/innen-Biografien

Rita Laura Avelino Cavalcante, Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ

Possui graduação em Formação de Psicólogo e licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2013). É professora associada aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, onde exerceu cargos administrativos e representativos. Foi chefe do Departamento de Psicologia. Foi membro dos Conselhos Superiores da UFSJ. Foi Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD. Foi Diretora da Divisão de Assuntos Comunitários. Foi coordenadora Acadêmico-Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (NEAD) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância do NEAD/UFSJ. É membro do conselho científico de revistas científicas. Membro do Comissão Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Integrou até 2016, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - BASis -, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na condição de Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais. Membro Ad-hoc da Comissões Científicas e de Periódicos da Coleção SciELO e do PROEXT-SESU/MEC. Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente os seguintes temas: formação de professores, educação a distância, educação rural/campo, escolas rurais e políticas públicas de educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pestalozzi do IPTAN. Atualmente é Diretora Geral da Faculdade Messiânica.

Júlia Loren dos Santos, Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João del Rei na linha de pesquisa "Instituições, Saúde e Sociedade". A pesquisa de mestrado consiste na investigação da constituição da identidade de adolescentes que residem em unidades de acolhimento institucional.

José Elenito Teixeira Morais, Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei (2015). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2018). Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2009). Suas pesquisas orbitam a área da Teologia, com foco em História das Teologias e Religiões; Letras, especificamente, Crítica da Cultura; e Psicologia, com ênfase em Processos Psicossociais e Socioeducativos.

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Veröffentlicht

2018-09-12

Zitationsvorschlag

Cavalcante, R. L. A., Santos, J. L. dos, & Morais, J. E. T. (2018). Education of Teachers from Rural Schools: Notes on some Actions and Programs Developed by Higher Education Federal Schools in Minas Gerais State. Brazilian Journal of Rural Education, 3(3), 834–861. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p834

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