Formación de Profesores de la Escuela Rural: apuntamientos acerca de algunas acciones y programas desarrollados en las IFES de Minas Gerais

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p834

Resumen

RESUMEN. El objetivo general del artículo es presentar algunas acciones y programas ofrecidos por las Instituciones Federales de Enseñanza Superior (IFES) del estado de Minas Gerais en asocio con el Ministerio de Educación (MEC) referentes a la formación de profesores rurales. Este artículo integra la investigación “Políticas públicas de formación del profesor de las escuelas rurales: un análisis de la asociación entre el MEC y las IFES de Minas Gerais”. Metodológicamente, se realizó una búsqueda de los documentos públicos (leyes, edictos, decretos, dictámenes, ordenanzas y proyectos pedagógicos) y privados (relatos de los coordinadores obtenidos por medio de entrevistas semiestructuradas). La búsqueda de las acciones y programas ofrecidos por las IFES de Minas Gerais evidencia que fueron implementados cursos de perfeccionamiento, posgrado e cursos de Licenciatura en Educación Rural. Los resultados evidencian que hubo expansión en cuanto al ofrecimiento de cursos de formación, con éxitos y dificultades en la implementación y desarrollo de esos cursos. Sin embargo, a pesar de esta expansión y de los éxitos obtenidos, no se puede afirmar que ese movimiento expresó la consolidación de una política pública orientada a la formación de profesores rurales en el estado de Minas Gerais, ya que esas acciones aún no superaron la discontinuidad de las políticas públicas predominantes en las últimas décadas.

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Biografía del autor/a

Rita Laura Avelino Cavalcante, Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ

Possui graduação em Formação de Psicólogo e licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2013). É professora associada aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, onde exerceu cargos administrativos e representativos. Foi chefe do Departamento de Psicologia. Foi membro dos Conselhos Superiores da UFSJ. Foi Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD. Foi Diretora da Divisão de Assuntos Comunitários. Foi coordenadora Acadêmico-Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (NEAD) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância do NEAD/UFSJ. É membro do conselho científico de revistas científicas. Membro do Comissão Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Integrou até 2016, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - BASis -, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na condição de Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais. Membro Ad-hoc da Comissões Científicas e de Periódicos da Coleção SciELO e do PROEXT-SESU/MEC. Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente os seguintes temas: formação de professores, educação a distância, educação rural/campo, escolas rurais e políticas públicas de educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pestalozzi do IPTAN. Atualmente é Diretora Geral da Faculdade Messiânica.

Júlia Loren dos Santos, Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João del Rei na linha de pesquisa "Instituições, Saúde e Sociedade". A pesquisa de mestrado consiste na investigação da constituição da identidade de adolescentes que residem em unidades de acolhimento institucional.

José Elenito Teixeira Morais, Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei (2015). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2018). Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2009). Suas pesquisas orbitam a área da Teologia, com foco em História das Teologias e Religiões; Letras, especificamente, Crítica da Cultura; e Psicologia, com ênfase em Processos Psicossociais e Socioeducativos.

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Publicado

2018-09-12

Cómo citar

Cavalcante, R. L. A., Santos, J. L. dos, & Morais, J. E. T. (2018). Formación de Profesores de la Escuela Rural: apuntamientos acerca de algunas acciones y programas desarrollados en las IFES de Minas Gerais. Revista Brasileña De Educación Rural, 3(3), 834–861. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p834

Número

Sección

Artículos