Pedagogical Residence Program Nature Sciences and Mathematics (Ledoc/UFMA): to enhance theoretical and methodological conceptions of the Rural Education paradigm in public schools in Maranhão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15361

Abstract

ABSTRACT. This article aims to analyze the Pedagogical Residency Program (PRP) carried out in the Bachelor's degree course in Field Education (UFMA), based on the premise that the program seeks to encourage classroom experience and establish an interaction between academic research and teacher theory-practice. The purpose of the program developed by UFMA was to enhance didactics and methodologies based on the paradigm of field education and the Historical-Critical Pedagogy, having three public schools in the rural areas of Maranhão as an empirical space. During the course, UFMA professors and students sought to identify the limits and possibilities of the PRP in these territories, both for the undergraduate students and for the field schools. It is emphasized that, for the realization of this article, data obtained by UFMA itself and reports were used, which involved diagnosis, evaluation and self-evaluation of the students, qualitative-quantitative research, and a survey of the reality in which the course took place, carried out through bibliographic and documentary research and fieldwork, including interviews, questionnaires, and direct observation with reports. It was evidenced, from the collected data, that the materialization of the PRP presented limits related to a possible linkage to teacher training policy and a utilitarian view of education, as well as in the operationalization by the university and public basic education schools. At the same time, the program demonstrates the potential of the theory-practice relationship to train students capable of managing educational processes, developing pedagogical strategies that aim at the formation of critical and autonomous human subjects, with educational principles that aim at human emancipation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sabrina Zientarski de Bragança, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) ;Graduação em Pedagogia pela FACIBRA (PR) 2014; Mestrado em Educação também pela UFSM(2012). Cursa doutorado em Educação na UFMA. Atua como professora Assistente A na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Maranhão; é docente orientadora do Subprojeto de Residência Pedagógica na Licenciatura em Educação do Campo e supervisora da Escola da Terra Maranhão; atuou como substituta na Universidade Federal do Ceará, no departamento de Fundamentos da Educação,foi Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade JK em Brasilia- DF; consultora da UNESCO_ MEC, pela DEPAEJA no Programa Brasil Alfabetizado; professora do GDF -Secretaria de Educação do DF das disciplinas de História e da Geografia. Professora da Casa Familiar Rural Filhos da Terra e Técnica da Área Social da AREDE e da COPTEC, foi diretora de Escola Municipal da Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo , Gestão Educacional, Área Social e Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo,Educação Integral, Gestão, áreas de Assentamento da Reforma Agrária, agricultura familiar,gênero, consciência política, e movimentos sociais.

Hermeson Claudio Mendonça Menezes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação (UFC, 2019). Graduado em História (UFC, 2003). Experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação e Planejamento de Cursos, tendo atuado como professor de História, nos principais Projetos de Extensão Pré-universitários do UFC. Atualmente desenvolvemos pesquisas na área de Políticas Educacionais com ênfase em Accountability Educacional e Gestão Democrática da Educação Pública. Atuando como pesquisador nos projetos: 1. Rede Mapa - Gestão democrática do ensino público; 2. Políticas públicas de aplicação de resultados e governo democrático da educação básica; 3. Grupo Latino-Americano de Políticas Públicas de Avaliação Educacional e de Responsabilidade. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Gestão Educacional (GEPGE). Tendo como campos de pesquisa paralelos como temáticas relacionadas ao Estado, Sociedade Civil, Trabalho e Reestruturação Produtiva, (Ultra) Neoliberalismo e Globalização.

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Estudos Sociais Unijui- , Graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1989- 1993), Graduação em Pedagogia; Pós-graduação em Educação, Cultura e Cidadania pela Unijui; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria na linha de Pesquisa Políticas Públicas . Doutorado em Educação pela UFSM linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Pós-Doutorado em Educação pela UNOESC- Experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e na Área de Ciências Humanas como docente da educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, trabalho e educação, educação do campo, indígena e quilombola, política educacional, políticas de accountability, gestão democrática. Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará atuando nos cursos de graduação com a disciplina de Estrutura, Gestão e Política Educacional; Professora e pesquisadora da Pós-graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação orientadora de doutorado e mestrado acadêmico.

References

BNCC - Base Nacional Comum Curricular. (2018). Versão Final. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica, 2018. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 07/12/2021.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.

Bragança, S. Z. (2020). Relatório final do programa residência pedagógica. Bacabal, MA: UFMA.

Caldart, R. S. Momento atual da educação do campo. Recuperado de: http://www.nead.org.br/artigodomes/imprime.php?id=27. Acesso em: 02 jul. 2005.

Caldart, R. S., Hadich, C., Tardin, J. M., Daros, D., Sapelli, M. L., & Freitas, L. C.; ... Martins, A. (2016). Inventário da Realidade: guia metodológico para uso nas escolas do campo (s./p.). Veranópolis: Instituto de Educação Josué de Castro.

Edital CAPES nº 06/2018. (2018, 28 de fevereiro). Programa de Residência Pedagógica – Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Recuperado de: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf.

Freitas, L. C. (1992). Conseguiremos escapar ao neotecnicismo? In Anais da 6a Conferência Brasileira de Educação (pp. 147-157). Campinas, SP: Papirus.

Giaretton, F. L, Mazaro, L. D. V., & Otani, S. (2016). O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições à luz da pedagogia histórico crítica. In Pagnoncelli, C., Malanchen, J., & Matos, N. S. D. (Orgs.). O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica (pp. 263-296). Campinas: Armazém do Ipê.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). IBGE - Cidades e Estados. Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados.

Kuenzer, A. Z. (1999). As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, 20(68), 163-183. https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300009

Lei de Estágios n. 11.788/2008. (2008, 25 de setembro). Trata da Lei de Estágios. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm.

Lima, R. (2020). Relatório final residente programa residência pedagógica. Bacabal, MA: UFMA.

Malanchen. J. (2016). As diferentes formas de organização curricular e a sistematização de um currículo a partir da pedagogia histórico crítica. In Pagnoncelli, C., Malanchen. J., & Matos. N. S. D (Orgs.). O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica (pp. 17-48). Campinas, SP: Armazém do Ipê.

Negreiros, P. (2020). Relatório final residente programa residência pedagógica. Bacabal, MA: UFMA.

Nunes, F. (2020). Relatório final residente programa residência pedagógica. Bacabal, MA: UFMA.

Resolução n. 1191/2014 – CONSEPE UFMA. (2014, 03 de outubro). Dá redação ao Regulamento de Estágio dos Cursos. Recuperado de: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/mHdsS5VMRSWYrcx.pdf.

Resolução n. 1674/2017 – CONSEPE UFMA. (2017, 20 de dezembro). trata do Regulamento de Estágio dos Cursos de graduação. Recuperado de: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/Ko0HqjfBQjNpEa1.pdf

Saviani, 2002. Saviani, D. (2002). A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In N. S. C. Ferreira (Ed.). Supervisão Educacional: para uma escola de qualidade (pp. 13-38). São Paulo: Cortez.

Saviani, D. (2012). Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista De Educação PUC-Campinas, (24). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/108

Saviani, D. (1980). Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez.

Saviani, D. (2011a). Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In Marsiglia, A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos (pp. 197-225). Campinas, SP: Autores Associados.

Saviani, D. (2011b). Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados.

Silva. M. (2020). Relatório final preceptor programa residência pedagógica. Bacabal, MA: UFMA. https://doi.org/10.29327/1seminariodopibideprpfai.146165

UFMA. (2013). Unidade Integrada João Alberto de Sousa. Projeto político pedagógico unidade integrada João Alberto de Souza, Bom Lugar/MA.

UFMA. (2014). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Universidade Federal do Maranhão. Ciências da Natureza e Matemática. Bacabal, MA.

Vigotsky, L. S. (2005). Pensamento e Linguagem. São Paulo, SP: Editora Martins Fontes.

Zank. D. C. T., & Malanchen, J. (2020). A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. In Malanchen, J., Matos, N. S. D., & Orso, P. J. (Orgs.). A Pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (pp. 131-160). Campinas, SP: Editora Autores Associados.

Published

2023-10-21

How to Cite

Bragança, S. Z. de, Menezes, H. C. M., & Zientarski, C. (2023). Pedagogical Residence Program Nature Sciences and Mathematics (Ledoc/UFMA): to enhance theoretical and methodological conceptions of the Rural Education paradigm in public schools in Maranhão. Brazilian Journal of Rural Education, 8, e15361. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15361

Issue

Section

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES