Women, leadership, struggles, and resistance in the brazilian context: perspectives on the Amazon

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19766

Abstract

ABSTRACT. This study analyzed the perspectives of women from the Vila Amazônia Settlement regarding work, family, education, and their struggles against gender asymmetry. A decolonial conception of research was adopted using the studies of Arroyo (2012), Bortolini (2021), Lerner (2019), and Saviani (2007). Feminism in the region was presented as a popular, Afro-Latin American construction, based on a decolonial approach. The interviews, conducted with a stipulated script and analyzed through a constructive-interpretative methodology, revealed the centrality of women in cultural, social, and political spheres. The narratives of the participants highlighted an identity construction that integrates elements of popular feminism. The decolonial approach allowed for a broader understanding of power dynamics and resistance, evidencing the subjectivation of women as protagonists in the struggle for rights and justice in the Amazon.

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Author Biographies

Dalvina Teixeira Rolim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM, Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia- ICSEZ (2017). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Facibra Educanorte polo Parintins (2020). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Águas e das Florestas Paulo Freire. Presidente do Coletivo de Mulheres UMPIN (União das Mulheres de Parintins). Membro do grupo de pesquisa Canoa e do NEPE. Estuda especialização em educação especial e educação inclusiva pela Facibra-Educanorte. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pedagoga no Instituto Federal do Amazonas- Campus Parintins.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os, do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA, Núcleo de Estudos Afro Indígena/UFAM, Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social/UEA. Lidera o Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano/UFAM. Fui Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia. Desenvolvo pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais; políticas públicas e promoção de direitos humanos à população amazônica.

Orleans dos Santos Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em zootecnia pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Especialização e gestão escolar pela universidade federal do amazonas (2012), mestrado no ensino das ciencias ambientais pela universidade federal do amazonas (2021).Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Tefé. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Instalações para Produção Animal adequadas a região amazônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avicultura Caipira, Produção de Pequenos Ruminantes, Nutrição Animal, Manejos Reprodutivo e Sanitário em Animais de Grande Porte e criações sustentáveis na Amazônia.

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Published

2025-12-22

How to Cite

Teixeira Rolim, D., Ribeiro da Silva, I., & dos Santos Brito, O. (2025). Women, leadership, struggles, and resistance in the brazilian context: perspectives on the Amazon. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19766. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19766

Issue

Section

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios