Mulheres, protagonismo, lutas e resistências no cenário brasileiro: perspectivas sobre a Amazônia

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19766

Resumo

Este estudo analisou as perspectivas das mulheres do Assentamento de Vila Amazônia em relação ao trabalho, família, educação e suas lutas diante da assimetria de gênero. Adotou-se uma concepção decolonial de pesquisa usando os estudos de Arroyo (2012), Bortolini (2021), Lerner (2019) e Saviani (2007). O feminismo na região foi apresentado como uma construção popular, afro e latino-americana, fundamentada em uma abordagem decolonial. As entrevistas, realizadas com um roteiro estipulado e analisadas pela metodologia construtiva-interpretativa, revelaram a centralidade das mulheres nas esferas cultural, social e política. As narrativas das participantes destacaram uma construção identitária que integra elementos do feminismo popular. A abordagem decolonial permitiu uma compreensão mais ampla das dinâmicas de poder e resistência, evidenciando a subjetivação das mulheres como protagonistas na luta por direitos e justiça na Amazônia.

Palavras-chave: mulheres, protagonismo, lutas, resistência, amazônia.

 

Women, leadership, struggles, and resistance in the brazilian context: perspectives on the Amazon

ABSTRACT. This study analyzed the perspectives of women from the Vila Amazônia Settlement regarding work, family, education, and their struggles against gender asymmetry. A decolonial conception of research was adopted using the studies of Arroyo (2012), Bortolini (2021), Lerner (2019), and Saviani (2007). Feminism in the region was presented as a popular, Afro-Latin American construction, based on a decolonial approach. The interviews, conducted with a stipulated script and analyzed through a constructive-interpretative methodology, revealed the centrality of women in cultural, social, and political spheres. The narratives of the participants highlighted an identity construction that integrates elements of popular feminism. The decolonial approach allowed for a broader understanding of power dynamics and resistance, evidencing the subjectivation of women as protagonists in the struggle for rights and justice in the Amazon.

Keywords: women, protagonism, struggles, resistance, amazon.

 

Mujeres, protagonismo, luchas y resistencias en el escenario brasileño: perspectivas sobre la Amazonia 

RESUMEN. Este estudio analizó las perspectivas de las mujeres del Asentamiento de Vila Amazônia en relación con el trabajo, la familia, la educación y sus luchas ante la asimetría de género. Se adoptó una concepción de investigación decolonial utilizando los estudios de Arroyo (2012), Bortolini (2021), Lerner (2019) y Saviani (2007). El feminismo en la región se presentó como una construcción popular, afro y latinoamericana, fundamentada en un enfoque decolonial. Las entrevistas, realizadas con un guion estipulado y analizadas a través de una metodología constructivo-interpretativa, revelaron la centralidad de las mujeres en las esferas cultural, social y política. Las narrativas de las participantes destacaron una construcción identitaria que integra elementos del feminismo popular. El enfoque decolonial permitió una comprensión más amplia de las dinámicas de poder y resistencia, evidenciando la subjetivación de las mujeres como protagonistas en la lucha por derechos y justicia en la Amazonía.

Palabras clave: mujer, protagonismo, peleas, resistencia, amazonas.

 

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Biografia do Autor

Dalvina Teixeira Rolim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM, Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia- ICSEZ (2017). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Facibra Educanorte polo Parintins (2020). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Águas e das Florestas Paulo Freire. Presidente do Coletivo de Mulheres UMPIN (União das Mulheres de Parintins). Membro do grupo de pesquisa Canoa e do NEPE. Estuda especialização em educação especial e educação inclusiva pela Facibra-Educanorte. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pedagoga no Instituto Federal do Amazonas- Campus Parintins.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os, do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA, Núcleo de Estudos Afro Indígena/UFAM, Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social/UEA. Lidera o Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano/UFAM. Fui Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia. Desenvolvo pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais; políticas públicas e promoção de direitos humanos à população amazônica.

Orleans dos Santos Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em zootecnia pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Especialização e gestão escolar pela universidade federal do amazonas (2012), mestrado no ensino das ciencias ambientais pela universidade federal do amazonas (2021).Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Tefé. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Instalações para Produção Animal adequadas a região amazônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avicultura Caipira, Produção de Pequenos Ruminantes, Nutrição Animal, Manejos Reprodutivo e Sanitário em Animais de Grande Porte e criações sustentáveis na Amazônia.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Teixeira Rolim, D., Ribeiro da Silva, I., & dos Santos Brito, O. (2025). Mulheres, protagonismo, lutas e resistências no cenário brasileiro: perspectivas sobre a Amazônia . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19766. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19766

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios