Sociobiodiversidad de Kalunga desde la perspectiva de estudiantes de pregrado de la Universidad de Brasilia - UnB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17881

Palabras clave:

Diálogo de Saberes, residências Kalunga, : Educação, Campo, Desenvolvimento, Território, sociobiodiversidade

Resumen

Este artículo presenta una revisión bibliográfica de los trabajos de finalización de cursos de la UnB que abordaron el Territorio de Kalunga, principalmente estudiantes de la Licenciatura en Educación Rural (LEdoC), entre los años 2013 y 2020, sobre la sociobiodiversidad del Territorio de Kalunga. Los procedimientos metodológicos utilizados consistieron en el análisis de 17 obras de finalización de cursos en el Territorio de Kalunga; búsqueda de nombres científicos y usos de la madera catalogados por Cunha (2015); revisión de usos no maderables y notas de campo recopiladas en la etapa postdoctoral. Se identificó que entre los 17 trabajos finales de curso sobre el Sitio Histórico de Kalunga, 03 de ellos fueron producidos por los cursos: Geografía; Lingüística; e Ingeniería Energética. De este total de estudios, 14 fueron elaborados por egresados ​​de LEdoC; 11 de estas obras son de quilombolas que residen en el territorio; 03 son de estudiantes graduados de LEdoC y no son quilombolas. Entre los 36 árboles listados con sus respectivos nombres populares, 22 de ellos mostraron correspondencia entre el nombre popular y el nombre científico presentado en la literatura consultada, por lo que 07 especies no tuvieron indicado su nombre científico. Es de destacar que otras 7 especies fueron emparejadas sólo en una de las guías de campo.

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Biografía del autor/a

Noara Modesto Pimentel, Universidade de Brasília - UnB

Engenheira Florestal 2000 (UNESP/Botucatu/SP) doutorado em Ciências Florestais (UnB, 2015). Estágio de pós-doutoramento na linha de pesquisa Educação Ambiental, Faculdade de Educação (FE/UnB), julho de 2023. Ministrei disciplina (60h) Produtos Florestais Não Madeireiros para alunos do 5 ano da engenharia florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no segundo semestre de 2014/2015. Ministrei disciplina Gestão de Recursos Hídricos no curso de Pós Graduação do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF/MA, 2 semestre 2015). Responsável técnica pelo projeto SETRE/AQBGI com a Piaçava da Bahia no Quilombo Brejo Grande de Ituberá/BA (2016/2021). Coordenadora do Programa de Atividades Produtivas (PAP) do Plano Básico Ambiental Componente Indígena (PBA-CI) do Médio Xingu (Norte Energia) entre fevereiro a setembro de 2018. Coordenação de Politicas Publicas para Comunidades Quilombolas, Secretaria de Igualdade Racial (SEPPIR/MDH) entre setembro 2017 a fevereiro 2018. Consultoria em captação de recursos (2018 a 2021). Fundadora da empresa de impacto social e ambiental Fibras do Quilombo (janeiro de 2022), proposito é a comercialização dos Produtos Florestais Não Madeireiros; valorização dos Extrativistas Parceiros e manutenção da Floresta em Pé. Compartilhamento de conteúdos diferenciados e específicos no site www.fibrasdoquilombo.com.br e encontros virtuais mensais: "Trocas de Saberes". 

Monica Castagna Molina, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP(2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, da FUP-UnB, de 2006 a 02\2022 .Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, do PPGE-UnB, de 2014-2020.Líder ( 2014-atual) , do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Coordena atualmente o Eixo 7, que congrega 15 universidades públicas que pesquisam Educação Superior do Campo, como parte da pesquisa Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção vinculada à Rede Universitas. Coordenou a Pesquisa Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte (2013-2017), financiada pela CAPES. Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária, financiada pelo IPEA, em 2013-2016. Coordenou a Pesquisa Acesso ao ensino superior: métodos e processos de formação de professores nos sistemas universitários de Cuba e do Brasil, vinculado ao Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e Cuba, financiado pela CAPES no período de 2010-2014. Implementou e coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FUP\UnB, de 2007 a 2011. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes, envolvendo uma rede de universidades. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004. Seus estudos e pesquisas concentram-se principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.

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Publicado

2025-08-05

Cómo citar

Pimentel, N. M., & Molina, M. C. (2025). Sociobiodiversidad de Kalunga desde la perspectiva de estudiantes de pregrado de la Universidad de Brasilia - UnB. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e17881. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17881