Kalunga sociobiodiversity from the perspective of undergraduate students at the University of Brasília - UnB

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17881

Mots-clés :

Diálogo de Saberes, residências Kalunga, : Educação, Campo, Desenvolvimento, Território, sociobiodiversidade

Résumé

ABSTRACT. This article presents a bibliographical review of UnB course completion works that addressed the Kalunga Territory, mainly students graduating from the Degree in Rural Education (LEdoC), between the years 2013 and 2020, on the socio-biodiversity of the Kalunga Territory. The methodological procedures used consisted of the analysis of 17 course completion works on the Kalunga Territory; search for the scientific names and uses of wood cataloged by Cunha (2015); review of non-timber uses and field notes collected in the post-doctoral stage. It was identified that among the 17 final course works on the Kalunga Historical Site, 03 of them were produced by the courses: Geography; Linguistics; and Energy Engineering. Of this total of studies, 14 were prepared by LEdoC graduates; 11 of these works are by quilombolas who reside in the territory; 03 are from students who graduated from LEdoC and are not quilombolas. Among the 36 trees listed with their respective popular names, 22 of them showed a correspondence between the popular name and the scientific name presented in the literature consulted, therefore, 07 species did not have their scientific names indicated. It is noteworthy that another 7 species were matched only in one of the field guides.

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Noara Modesto Pimentel, Universidade de Brasília - UnB

Engenheira Florestal 2000 (UNESP/Botucatu/SP) doutorado em Ciências Florestais (UnB, 2015). Estágio de pós-doutoramento na linha de pesquisa Educação Ambiental, Faculdade de Educação (FE/UnB), julho de 2023. Ministrei disciplina (60h) Produtos Florestais Não Madeireiros para alunos do 5 ano da engenharia florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no segundo semestre de 2014/2015. Ministrei disciplina Gestão de Recursos Hídricos no curso de Pós Graduação do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF/MA, 2 semestre 2015). Responsável técnica pelo projeto SETRE/AQBGI com a Piaçava da Bahia no Quilombo Brejo Grande de Ituberá/BA (2016/2021). Coordenadora do Programa de Atividades Produtivas (PAP) do Plano Básico Ambiental Componente Indígena (PBA-CI) do Médio Xingu (Norte Energia) entre fevereiro a setembro de 2018. Coordenação de Politicas Publicas para Comunidades Quilombolas, Secretaria de Igualdade Racial (SEPPIR/MDH) entre setembro 2017 a fevereiro 2018. Consultoria em captação de recursos (2018 a 2021). Fundadora da empresa de impacto social e ambiental Fibras do Quilombo (janeiro de 2022), proposito é a comercialização dos Produtos Florestais Não Madeireiros; valorização dos Extrativistas Parceiros e manutenção da Floresta em Pé. Compartilhamento de conteúdos diferenciados e específicos no site www.fibrasdoquilombo.com.br e encontros virtuais mensais: "Trocas de Saberes". 

Monica Castagna Molina, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP(2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, da FUP-UnB, de 2006 a 02\2022 .Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, do PPGE-UnB, de 2014-2020.Líder ( 2014-atual) , do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Coordena atualmente o Eixo 7, que congrega 15 universidades públicas que pesquisam Educação Superior do Campo, como parte da pesquisa Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção vinculada à Rede Universitas. Coordenou a Pesquisa Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte (2013-2017), financiada pela CAPES. Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária, financiada pelo IPEA, em 2013-2016. Coordenou a Pesquisa Acesso ao ensino superior: métodos e processos de formação de professores nos sistemas universitários de Cuba e do Brasil, vinculado ao Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e Cuba, financiado pela CAPES no período de 2010-2014. Implementou e coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FUP\UnB, de 2007 a 2011. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes, envolvendo uma rede de universidades. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004. Seus estudos e pesquisas concentram-se principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.

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Publié-e

2025-08-05

Comment citer

Pimentel, N. M., & Molina, M. C. (2025). Kalunga sociobiodiversity from the perspective of undergraduate students at the University of Brasília - UnB. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e17881. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17881