Sociobiodiversidade Kalunga sob a ótica dos estudantes de graduação da Universidade de Brasília - UnB
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17881Palavras-chave:
Diálogo de Saberes, residências Kalunga, : Educação, Campo, Desenvolvimento, Território, sociobiodiversidadeResumo
O presente artigo apresenta a revisão bibliográfica dos trabalhos de conclusão de curso da UnB que abordaram o Território Kalunga, principalmente os estudantes egressos da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), entre os anos 2013 e 2020, sobre a sociobiodiversidade do Território Kalunga. Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram na análise de 17 trabalhos de conclusão de curso sobre o Território Kalunga; busca dos nomes científicos e usos das madeiras catalogadas por Cunha (2015); revisão sobre os usos não madeireiros e apontamentos de campo levantados no estágio de pós-doutoramento. Identificou-se que entre os 17 trabalhos de final de curso, sobre o Sitio Histórico Kalunga, 03 deles foram produzidos pelos cursos: Geografia; Linguística; e Engenharia de Energia. Deste total de estudos, 14 foram elaborados pelos egressos da LEdoC; 11 destes trabalhos são de quilombolas que residem no território; 03 são de estudantes egressos da LEdoC que não são quilombolas. Entre as 36 árvores listadas com seus respectivos nomes populares, 22 delas apresentaram correspondência do nome popular com o nome científico apresentado na literatura consultada, portanto, 07 espécies não tiveram seus nomes científicos apontados. Ressalta-se que outras 07 espécies tiveram suas correspondências somente em um dos guias de campo.
Palavras-chave: madeiras nativas, residências kalunga, roça de toco, sociobiodiversidade.
Kalunga sociobiodiversity from the perspective of undergraduate students at the University of Brasília - UnB
ABSTRACT. This article presents a bibliographical review of UnB course completion works that addressed the Kalunga Territory, mainly students graduating from the Degree in Rural Education (LEdoC), between the years 2013 and 2020, on the socio-biodiversity of the Kalunga Territory. The methodological procedures used consisted of the analysis of 17 course completion works on the Kalunga Territory; search for the scientific names and uses of wood cataloged by Cunha (2015); review of non-timber uses and field notes collected in the post-doctoral stage. It was identified that among the 17 final course works on the Kalunga Historical Site, 03 of them were produced by the courses: Geography; Linguistics; and Energy Engineering. Of this total of studies, 14 were prepared by LEdoC graduates; 11 of these works are by quilombolas who reside in the territory; 03 are from students who graduated from LEdoC and are not quilombolas. Among the 36 trees listed with their respective popular names, 22 of them showed a correspondence between the popular name and the scientific name presented in the literature consulted, therefore, 07 species did not have their scientific names indicated. It is noteworthy that another 7 species were matched only in one of the field guides.
Keywords: native woods, kalunga residences, stump fields, socio-biodiversity
Sociobiodiversidad de Kalunga desde la perspectiva de estudiantes de pregrado de la Universidad de Brasilia - UnB
RESUMEN. Este artículo presenta una revisión bibliográfica de los trabajos de finalización de cursos de la UnB que abordaron el Territorio de Kalunga, principalmente estudiantes de la Licenciatura en Educación Rural (LEdoC), entre los años 2013 y 2020, sobre la sociobiodiversidad del Territorio de Kalunga. Los procedimientos metodológicos utilizados consistieron en el análisis de 17 obras de finalización de cursos en el Territorio de Kalunga; búsqueda de nombres científicos y usos de la madera catalogados por Cunha (2015); revisión de usos no maderables y notas de campo recopiladas en la etapa postdoctoral. Se identificó que entre los 17 trabajos finales de curso sobre el Sitio Histórico de Kalunga, 03 de ellos fueron producidos por los cursos: Geografía; Lingüística; e Ingeniería Energética. De este total de estudios, 14 fueron elaborados por egresados de LEdoC; 11 de estas obras son de quilombolas que residen en el territorio; 03 son de estudiantes graduados de LEdoC y no son quilombolas. Entre los 36 árboles listados con sus respectivos nombres populares, 22 de ellos mostraron correspondencia entre el nombre popular y el nombre científico presentado en la literatura consultada, por lo que 07 especies no tuvieron indicado su nombre científico. Es de destacar que otras 7 especies fueron emparejadas sólo en una de las guías de campo.
Palabras clave: bosques nativos, residências kalunga, campos de tocones, sociobiodiversidad.
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