Enfoques, consideraciones conceptuales y subjetivas sobre astronomía y astrología en el contexto académico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19472

Palabras clave:

pseudociencia, universidad, ciencia, docencia

Resumen

RESUMEN. Este artículo busca comprender la perspectiva de los académicos respecto a la astronomía y la astrología, ya que estas palabras a veces pueden entenderse de manera similar, pero traen consigo aspectos diferentes y características opuestas. Además de discutir las dicotomías conceptuales entre los términos antes mencionados, enfatizando sus bases científicas e interpretativas, respectivamente. La investigación examina las perspectivas de estudiantes de una universidad pública ubicada en la región norte de Tocantins sobre estos temas y vinculados a paradigmas conceptuales entre Ciencia y Pseudociencia. Los resultados indican que la mayoría de los estudiantes reconocen la Astrología como una pseudociencia, y que las creencias religiosas no influyen negativamente en su forma de pensar sobre dichos temas. La falta de un enfoque de la Astronomía en el currículo académico, especialmente en la enseñanza de las ciencias, sugiere una deficiencia en los contenidos científicos basados ​​en evidencia, vinculados al tema. Estas notas resaltan la relevancia de la educación científica para fomentar el pensamiento crítico, reflexivo y discernir entre ciencia y pseudociencia, preparando a los estudiantes para evaluar información de manera coherente en diferentes contextos personales y profesionales.

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Biografía del autor/a

Arthur Lima de Arruda, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando do curso de licenciatura em Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Ciências Integradas - CCI. Atualmente bolsista no Programa de Educação Tutorial Ciências Naturais (PETCNat) e participa como voluntário no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica o qual realiza pesquisa na área da Biofísica Molecular fazendo Virtual Screening de compostos flavonoides como potenciais inibidores da enzima Tripanotiona Redutase de L. amazonensis.

Dionata Almeida Reis, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Atualmente é voluntário do projeto alvorecer da Universidade Federal do Norte do Tocantins e voluntário do programa de educação tutorial da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Erik Almeida Carvalho, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando do curso de licenciatura em Química pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Ciências Integradas - CCI. Atualmente bolsista no Programa de Educação Tutorial Ciências Naturais (PETCNat) e participa como voluntário no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica o qual realiza pesquisa na área de Química orgânica

Luis Vinicius de Alencar Cunha, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Atualmente participa como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Naturais desde 2022 (UFNT) e Atua no Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica da UFNT por meio do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no qual realiza pesquisa na área de Cosmologia e Astrofísica procurando entender as técnicas experimentais para a detecção de buracos negros.

Wagner dos Santos Mariano, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Possui graduação em Biologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (2017). Professor Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins. Atuou como Chefe do Setor de Gestão de Ensino no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT)- Hospital universitário. Professor Efetivo dos Mestrados: Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente atua como Superintendente de Comunicação da UFNT. Tem se dedicado a pesquisas em: Doenças Emergentes e Reemergentes; Saúde Pública; Ensino de Ciências e Saúde. Tutor do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Naturais UFNT/SESU/FNDE/MEC.

Citas

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Lima de Arruda, A., Almeida Reis, D., Almeida Carvalho, E., Vinicius de Alencar Cunha, L., & dos Santos Mariano, W. (2024). Enfoques, consideraciones conceptuales y subjetivas sobre astronomía y astrología en el contexto académico. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, 19472 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19472

Número

Sección

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares