Oficina Pedagógica como Instrumento para o Ensino de Geografia na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19678

Palavras-chave:

ensino de geografia, oficina pedagógica, educação do campo, residência pedagógica

Resumo

O objetivo deste trabalho é destacar a categoria de paisagem como ferramenta para compreender o processo histórico de produção do espaço geográfico, conectando os conteúdos científicos à realidade dos educandos, especialmente no contexto do território camponês, refletido nas representações do cotidiano. A oficina pedagógica foi realizada pelo Projeto Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), vinculado ao Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, estruturada em dois momentos: uma exposição teórica sobre os conceitos geográficos e uma atividade prática de análise da paisagem local. Os resultados indicaram que a oficina pedagógica promoveu o Ensino de Geografia de maneira mais dinâmica e participativa, fortalecendo a identidade camponesa dos educandos e estimulando uma visão crítica sobre as interações entre elementos naturais e culturais no espaço geográfico. A experiência evidenciou a relevância das oficinas pedagógicas como recurso para integrar a práxis educativa, tornando o ensino mais significativo e contribuindo para a formação de sujeitos críticos e reflexivos na Educação do Campo.

Palavras-chave: ensino de geografia, oficina pedagógica, educação do campo. residência pedagógica.

 

Pedagogical Workshop as an Instrument for Teaching Geography in Rural Education

ABSTRACT. The objective of this work is to highlight the category of landscape as a tool for understanding the historical process of producing geographical space, connecting scientific content to the reality of students, especially within the context of rural territory as reflected in everyday representations. The pedagogical workshop was conducted by the Institutional Pedagogical Residency Project (PIRP), affiliated with the Interdisciplinary Bachelor's Program in Rural Education at the Universidade Federal Fluminense (UFF). Methodologically, a qualitative and exploratory approach was employed, structured in two phases: a theoretical presentation of geographical concepts and a practical activity analyzing the local landscape. The results indicated that the pedagogical workshop promoted the teaching of Geography in a more dynamic and participatory manner, strengthening the rural identity of the students and fostering a critical perspective on the interactions between natural and cultural elements within geographical space. The experience demonstrated the relevance of pedagogical workshops as a resource for integrating educational praxis, making teaching more meaningful and contributing to the development of critical and reflective individuals in Rural Education.

Keywords: teaching geography, pedagogical workshop, rural education, pedagogical residency.

 

Taller Pedagógico como Instrumento para la Enseñanza de la Geografía en la Educación del Campo

RESUMEN. El objetivo de este trabajo es destacar la categoría de paisaje como herramienta para comprender el proceso histórico de producción del espacio geográfico, conectando los contenidos científicos con la realidad de los estudiantes, especialmente en el contexto del territorio campesino, reflejado en las representaciones cotidianas. El taller pedagógico fue realizado por el Proyecto Institucional de Residencia Pedagógica (PIRP), vinculado al Curso de Licenciatura Interdisciplinaria en Educación del Campo de la Universidad Federal Fluminense (UFF). Metodológicamente, se utilizó un enfoque cualitativo y exploratorio, estructurado en dos momentos: una exposición teórica sobre los conceptos geográficos y una actividad práctica de análisis del paisaje local. Los resultados indicaron que el taller pedagógico promueve la enseñanza de la Geografía de manera más dinámica y participativa, fortaleciendo la identidad campesina de los estudiantes y estimulando una visión crítica sobre las interacciones entre elementos naturales y culturales en el espacio geográfico. La experiencia evidenció la relevancia de los talleres pedagógicos como recurso para integrar la praxis educativa, haciendo que la enseñanza sea más significativa y contribuyendo a la formación de sujetos críticos y reflexivos en la Educación del Campo.

Palabras clave: enseñanza de la geografía, taller pedagógico, educación rural, residencia pedagógica.

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Biografia do Autor

Júlio César Mascoto de Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduado e mestre em Geografia pelo Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Especialista em Patrimônio Cultural pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia pela Faculdade Santo André (FASA). Estudante do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Instituto Noroeste Fluminense de Ensino Superior (INFES) da UFF em Santo Antônio de Pádua. Membro do Laboratório de Ética Animal e Ambiental (LEA) e também do projeto Território de Experiências Interdisciplinares Agroecológicas (TEIA), desenvolvido pelo Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em Território, Ambiente e Agroecologia (NUTAGRO).

Leonardo Gama Campos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor Adjunto de Geografia Agrária na Universidade Federal Fluminense-UFF. Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, na área de concentração de Gestão Territorial Ambiental. Produtor agroecológico na Região Serrana Fluminense. Mestre em Ciência Ambiental - PGCA/UFF. Dedica-se a pesquisas sobre gestão territorial ambiental articulada às análises territoriais e metodologias participativas em desenvolvimento e extensão rural, focando na análise da gestão territorial como subsídio ao desenvolvimento da gestão participativa de espaços rurais e de áreas protegidas. Realiza estudos nas áreas de educação do campo, educação em agroecologia, geografia agrária, gestão territorial, gestão de áreas protegidas, turismo sustentável, agroecologia, permacultura, agricultura orgânica, bioconstrução e planejamento de propriedades rurais. Coordena o Núcleo de estudos, pesquisa e extensão e Território, Ambiente e Agroecologia- NUTAGRO/UFF(CNPq Grupos). Filiado à Associação Brasileira de Agroecologia - ABA e a Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Mascoto de Souza, J. C., & Gama Campos, L. (2025). Oficina Pedagógica como Instrumento para o Ensino de Geografia na Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19678. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19678

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios