Entre el río y el aula: La educación rural como instrumento de inclusión y pensamiento crítico entre comunidades ribereñas de la Amazonía

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19749

Resumen

RESUMEN. Este artículo analiza el papel de la educación rural como herramienta de inclusión social en las comunidades ribereñas, centrándose en la comunidad de Mapiraí de Baixo. La investigación destaca cómo este tipo de educación respeta y valora el conocimiento local, contribuyendo a la formación crítica y cívica de los alumnos, promoviendo la pertenencia social y combatiendo las desigualdades. Destaca que la educación rural, construida a partir de las luchas de los movimientos sociales, busca formar profesores comprometidos con sus comunidades y realidades territoriales, yendo más allá de la enseñanza tradicional y enfrentando los impactos de los proyectos de desarrollo en la Amazonia, como la Usina Tucuruí y la Hidrovía Araguaia-Tocantins. Los sujetos del estudio fueron tres ribereños formados en educación rural, residentes en Mapiraí de Baixo, en el interior de Cametá. Los datos se recogieron mediante entrevistas semiestructuradas realizadas en la propia comunidad, en lugares elegidos por los entrevistados, como sus casas o entornos de trabajo, como el río o el bosque. Los participantes optaron por el anonimato, pero colaboraron con la investigación porque reconocieron su relevancia. La metodología adoptada fue el Análisis del Discurso (AD), que permite interpretar no sólo lo que se dice, sino también los significados producidos entre líneas y en el contexto sociocultural de los sujetos. El texto analiza tres recortes discursivos de entrevistas realizadas a graduados del curso de Licenciatura en Educación Rural, con el objetivo de comprender los significados atribuidos por ellos a la formación recibida. Así, los discursos de los tres sujetos muestran que la Educación Rural no sólo promueve el acceso a la universidad, sino que también fomenta la conciencia crítica, la valorización de las identidades y el fortalecimiento de las comunidades ribereñas.

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Biografía del autor/a

Matheus de Jesus Gaia Dias, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestrando em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá (Cuntins), na Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens. Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA-BELÉM). Pós-graduado em Psicologia escolar e inclusão pela UNIMINAS EAD. Tem experiência na área da psicologia, com ênfase em pesquisas sobre saúde mental dos povos tradicionais ribeirinhos, desenvolvendo pesquisas e projetos voltados para essas populações na região do Baixo Tocantins. Atualmente é Agente Comunitário de Saúde (ACS) na comunidade ribeirinha de Mapiraí de Baixo, no município de Cametá, e coordenador do Projeto Social Prof. Marta de Jesus que realiza Ações Sociais com ênfase na educação e socialização de crianças e adolescentes ribeirinhos; ajuda humanitária para famílias carentes.

Lucas Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Docente na Faculdade de Letras Língua Inglesa e no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS). É licenciado e bacharel em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), em Letras - Língua Portuguesa/Língua Espanhola pelo Centro Universitário de Araras - Dr. Edmundo Ulson (UNAR) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde - Maringá/Paraná, mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP), na linha de pesquisa - Linguagens, Culturas e Formação Docente, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Campina Grande. Foi professor de nível superior tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), ministrando a disciplina de língua inglesa aos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação e Mecatrônica e docente B1 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), onde ministrou disciplinas nos cursos de Letras, Turismo, Hotelaria e Direito no Estado de São Paulo. Foi Diretor da Faculdade de Letras - Língua Inglesa e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) entre os anos de 2020 e 2024. Atua como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) e Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores de Inglês - TEMPO (CNPq/UFPA). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, buscando compreender os seguintes temas: autoria, ensino de línguas, discurso, educação, discurso pedagógico, formação de professores de línguas-culturas, LIBRAS e tem adotado o viés dos estudos do discurso, da psicanálise e da desconstrução para estudar esses temas.

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Publicado

2025-12-22

Cómo citar

de Jesus Gaia Dias, M., & Rodrigues Lopes, L. (2025). Entre el río y el aula: La educación rural como instrumento de inclusión y pensamiento crítico entre comunidades ribereñas de la Amazonía. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19749. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19749

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios