La Educación del Campo más allá de la construcción de un Territorio Educativo: El aporte de la EJA Campo en la formación de sujetos sociales en el Quilombo Uxizal, Mocajuba-Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19799

Resumen

RESUMEN. La Educación del Campo es un instrumento de transformación social, y sus prácticas pedagógicas deben ir mucho más allá de la creación de territorios educativos, asumiendo un papel fundamental en la formación de sujetos sociales más críticos y protagonistas de sus realidades. Este estudio se dedicó a analizar la contribución de la Educación de Jóvenes y Adultos del Campo (EJA Campo) en la formación de sujetos sociales y en el fortalecimiento de la identidad quilombola en el Quilombo de Uxizal, Mocajuba, Pará. El objeto de análisis fueron las prácticas pedagógicas desarrolladas en una escuela local, evaluando su impacto en la comunidad. Metodológicamente, se trató de un estudio de relato de experiencia, basado en las vivencias de las prácticas desarrolladas con estudiantes quilombolas de la EJA Campo. Los resultados revelan que la EJA Campo, al integrar en sus prácticas saberes locales y un currículo formal, favorece la valorización cultural, el fortalecimiento de la organización comunitaria y la reivindicación de derechos. Se concluye que la educación en el quilombo de Uxizal trasciende la escolarización tradicional, constituyéndose como un espacio de resistencia, (re)existencia y construcción de proyectos de vida colectivos. A través de la autonomía de educadores y estudiantes, se refuerza la importancia de políticas públicas que reconozcan las especificidades de los territorios quilombolas.

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Biografía del autor/a

Terezinha de Jesus Pompeu de Castro, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Professora de Comunidade Remanescentes de Quilombo, graduada pela Universidade Federal do Pará em Educação do Campo com ênfase em Ciências Naturais (Biologia e Química) e Ciências Agrárias no ano de 2023 e Licenciatura em Geografia pelo Centro Acadêmico Leonardo da Vince no ano de 2015 com especialização em ambas as áreas de ensino. Atualmente, é Mestranda em Geografia, pela Universidade Estadual do Pará PPGG/ UEPA. Suas experiências acadêmico-profissionais estão relacionadas a área da docência em escolas do campo, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos. Ademais, participa como colaboradora voluntária em um programa de extensão pela universidade Federal do Pará, que trás como abordagem: Maternidade e Universidade: Ações de Amparo a Mães e Crianças no Espaço Acadêmico para Discentes do Curso de Educação do Campo no campus universitário do Tocantins-Cametá e do Projeto de pesquisa Cartografia Social, Territorialidades e Emergência Climática na área de Ciências Ambientais pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. É colaboradora voluntária em um cursinho popular pré-vestibular na EEEM Magalhães Barata, ministrando no mesmo aulas na área de ciências humanas e suas tecnologias. no seu trabalho atual promove a mediação do conhecimento através da pedagogia da alternância, adequando os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares.

Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-Doutorado em Sociedade e Fronteiras (UFRR), Doutor em Demografia (UNICAMP), Mestre em Geografia (UFPA), Especialista em Ensino de Geografia (PROMINAS), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (PROMINAS), Bacharel e Licenciado em Geografia (UFPA). Foi Pesquisador Associado no Centro Latino Americano de Demografia (CHILE); Participou do programa BIARI na Brown University (EUA). Atualmente é Professor Efetivo da Educação Básica na Escola de Aplicação da UFPA, Professor colaborador de Ensino Superior no Campus Belém,Abaetetuba e Ananindeua da UFPA, Professor do Curso de Especialização em Ensino de Geografia na Amazônia (UFPA). Professor credenciado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) e Coordenador do Grupo de Pesquisa: Ensino de Geografia da População (ENGEOPOP). Tem experiência nas áreas de Geografia e Demografia com ênfase nas seguintes sub-áreas: Geografia da População, Análises Demográficas, Amazônia, Geoprocessamento e Ensino de Geografia.

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Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Pompeu de Castro, T. de J., & Lira, J. R. de O. (2025). La Educación del Campo más allá de la construcción de un Territorio Educativo: El aporte de la EJA Campo en la formación de sujetos sociales en el Quilombo Uxizal, Mocajuba-Pará. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19799. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19799

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios