A Educação do Campo para além da construção de um Território Educativo: a contribuição da EJA Campo na formação de sujeitos sociais no Quilombo Uxizal Mocajuba-Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19799

Resumo

A Educação do Campo é um instrumento de transformação social e suas práticas pedagógicas devem ir muito além da criação de territórios educativos, assumindo um papel fundamental na formação de sujeitos sociais mais críticos e protagonistas das suas realidades. Este estudo se dedicou a analisar a contribuição da EJA Campo na formação de sujeitos sociais e no fortalecimento da identidade quilombola no Quilombo Uxizal, Mocajuba, Pará. O objeto de análise foram as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola local, analisando seu impacto na Comunidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza um relato de experiência, baseado nas vivências das educadoras a partir das práticas desenvolvidas com educandos quilombolas da EJA Campo. Os resultados revelam que a EJA Campo, ao integrar às suas práticas saberes locais e um currículo formal, favorece a potencialização da valorização cultural, o fortalecimento da organização comunitária e a reivindicação por direitos. Foi possível concluir que a educação no quilombo Uxizal transcende a escolarização tradicional, constituindo-se como um espaço de resistência, de (re)existência e de construção de projetos de vida coletivos que, através da autonomia de educadores e educandos, reforça a importância de políticas públicas que reconheçam as especificidades dos territórios quilombolas.

Palavras-chave: educação do campo, EJA campo, formação social, território quilombola.

 

Rural Education Beyond the Construction of an Educational Territory: The Contribution of Rural EJA to the Social Formation of Subjects in the Uxizal Quilombo, Mocajuba-Pará

ABSTRACT. Rural Education is an instrument of social transformation, and its pedagogical practices must go far beyond the creation of educational territories, playing a fundamental role in shaping more critical and proactive social subjects who are protagonists of their own realities. This study focused on analyzing the contribution of Rural Youth and Adult Education (EJA Campo) in the formation of social subjects and the strengthening of quilombola identity in the Uxizal Quilombo, Mocajuba, Pará. The analysis centered on the pedagogical practices developed in a local school and their impact on the community. Methodologically, this was an experience-based study, drawing from the lived practices developed with quilombola students in Rural EJA. The findings reveal that Rural EJA, by integrating local knowledge and formal curricula, enhances cultural appreciation, strengthens community organization, and fosters demands for rights. It was concluded that education in the Uxizal Quilombo transcends traditional schooling, establishing itself as a space of resistance, (re)existence, and the construction of collective life projects. Through the autonomy of educators and learners, it reinforces the need for public policies that recognize the specificities of quilombola territories.

Keywords: rural education, rural EJA, social formation, quilombola territory.

 

La Educación del Campo más allá de la construcción de un Territorio Educativo: El aporte de la EJA Campo en la formación de sujetos sociales en el Quilombo Uxizal, Mocajuba-Pará

RESUMEN. La Educación del Campo es un instrumento de transformación social, y sus prácticas pedagógicas deben ir mucho más allá de la creación de territorios educativos, asumiendo un papel fundamental en la formación de sujetos sociales más críticos y protagonistas de sus realidades. Este estudio se dedicó a analizar la contribución de la Educación de Jóvenes y Adultos del Campo (EJA Campo) en la formación de sujetos sociales y en el fortalecimiento de la identidad quilombola en el Quilombo de Uxizal, Mocajuba, Pará. El objeto de análisis fueron las prácticas pedagógicas desarrolladas en una escuela local, evaluando su impacto en la comunidad. Metodológicamente, se trató de un estudio de relato de experiencia, basado en las vivencias de las prácticas desarrolladas con estudiantes quilombolas de la EJA Campo. Los resultados revelan que la EJA Campo, al integrar en sus prácticas saberes locales y un currículo formal, favorece la valorización cultural, el fortalecimiento de la organización comunitaria y la reivindicación de derechos. Se concluye que la educación en el quilombo de Uxizal trasciende la escolarización tradicional, constituyéndose como un espacio de resistencia, (re)existencia y construcción de proyectos de vida colectivos. A través de la autonomía de educadores y estudiantes, se refuerza la importancia de políticas públicas que reconozcan las especificidades de los territorios quilombolas.

Palabras clave: educación del campo, EJA campo, formación social, territorio quilombola.

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Biografia do Autor

Terezinha de Jesus Pompeu de Castro, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Professora de Comunidade Remanescentes de Quilombo, graduada pela Universidade Federal do Pará em Educação do Campo com ênfase em Ciências Naturais (Biologia e Química) e Ciências Agrárias no ano de 2023 e Licenciatura em Geografia pelo Centro Acadêmico Leonardo da Vince no ano de 2015 com especialização em ambas as áreas de ensino. Atualmente, é Mestranda em Geografia, pela Universidade Estadual do Pará PPGG/ UEPA. Suas experiências acadêmico-profissionais estão relacionadas a área da docência em escolas do campo, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos. Ademais, participa como colaboradora voluntária em um programa de extensão pela universidade Federal do Pará, que trás como abordagem: Maternidade e Universidade: Ações de Amparo a Mães e Crianças no Espaço Acadêmico para Discentes do Curso de Educação do Campo no campus universitário do Tocantins-Cametá e do Projeto de pesquisa Cartografia Social, Territorialidades e Emergência Climática na área de Ciências Ambientais pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. É colaboradora voluntária em um cursinho popular pré-vestibular na EEEM Magalhães Barata, ministrando no mesmo aulas na área de ciências humanas e suas tecnologias. no seu trabalho atual promove a mediação do conhecimento através da pedagogia da alternância, adequando os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares.

Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-Doutorado em Sociedade e Fronteiras (UFRR), Doutor em Demografia (UNICAMP), Mestre em Geografia (UFPA), Especialista em Ensino de Geografia (PROMINAS), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (PROMINAS), Bacharel e Licenciado em Geografia (UFPA). Foi Pesquisador Associado no Centro Latino Americano de Demografia (CHILE); Participou do programa BIARI na Brown University (EUA). Atualmente é Professor Efetivo da Educação Básica na Escola de Aplicação da UFPA, Professor colaborador de Ensino Superior no Campus Belém,Abaetetuba e Ananindeua da UFPA, Professor do Curso de Especialização em Ensino de Geografia na Amazônia (UFPA). Professor credenciado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) e Coordenador do Grupo de Pesquisa: Ensino de Geografia da População (ENGEOPOP). Tem experiência nas áreas de Geografia e Demografia com ênfase nas seguintes sub-áreas: Geografia da População, Análises Demográficas, Amazônia, Geoprocessamento e Ensino de Geografia.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Pompeu de Castro, T. de J., & Lira, J. R. de O. (2025). A Educação do Campo para além da construção de um Território Educativo: a contribuição da EJA Campo na formação de sujeitos sociais no Quilombo Uxizal Mocajuba-Pará . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19799. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19799

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios