Panorama de Cursos de Grado en Educación del Campo en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5820

Resumen

O presente texto apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo mapear os cursos de Licenciatura em Educação do Campo existentes nos diferentes estados brasileiros, bem como comparar essa oferta com a população rural existente para obter a demanda por regiões e assim refletir sobre a importância de oportunizar formação de professores específica para o campo. A pesquisa se caracteriza como um levantamento quantitativo, cujos dados foram obtidos a partir de análise documental. Esse levantamento de dados foi realizado por meio da consulta ao portal e-Mec, ocorrido no mês de maio de 2018, que considerou os cursos registrados e em funcionamento no ano base de 2017. Foram identificados 61 cursos de Licenciatura em Educação do Campo no país, sendo 59 deles na modalidade presencial e 2 na modalidade da Educação à Distância (EaD). A região nordeste é a que oferta o maior número de cursos, totalizando 8 cursos. Em contrapartida, a região centro-oeste ficou com a menor oferta, contabilizando apenas 4 cursos. A população rural no país ultrapassa 30 milhões, sendo que existem unidades federativas com mais de 1 milhão de habitantes na zona rural e não há instituições de ensino que ofereça cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Embora tenha ocorrido um crescimento na oferta desses cursos do país comparado a estudos anteriores, ainda se faz necessário políticas públicas voltadas para oportunizar a oferta dessa formação específica de maneira a equilibrar e atender as demandas por regiões e estados brasileiros.

Palavras-chave: Educação do Campo, Licenciatura, Mapeamento, Oferta Proporcional.

 

Outlook of Licentiate Degree Courses for Rural Education in Brazil         

ABSTRACT. This text presents the results from a study that aimed to map the existing Licentiate Degree Courses for Rural Education in the different Brazilian states, as well as comparing such offer to the existing rural population an obtain the demand per region and thus reflect upon the importance of providing opportunities for specific teacher formation for the rural. The research is characterized as a quantitative survey, whose data were obtained through document analysis. This data survey was carried out by means of consulting the e-Mec portal during the month of May 2018 and considered the registered and functioning courses in the base year of 2017. It identified 61 Licentiate Degree Courses for Rural Education in the country, 29 of which in the classroom attendance modality and 2 in the Distance Education (DE) modality. The Northeastern region offered the highest number of courses with a total of 8. In contrast, the Midwestern region has the lowest offering, accounting for only 4 courses. The country has a rural population of over 30 million, there are states with over 1 million inhabitants in the rural zone but no teaching institutions offering Licentiate Degree Courses for Rural Education. Although there has been an increase in the offering of such courses in the country when compared to previous studies, there is still a need for public policies aimed at providing opportunities of offering such specific training in such a way as to balance out and meet the demands by Brazilian regions and states.

Keywords: Rural Education, Licentiate, Mapping, Proportional Offering.

 

Panorama de Cursos de Grado en Educación del Campo en Brasil

RESUMEN. El presente texto presenta resultados de un estudio que tuvo como objetivo mapear los cursos de Licenciatura en Educación del Campo existentes en los diferentes estados brasileños, así como comparar esa oferta con la población rural existente para obtener la demanda por regiones y así reflexionar sobre la importancia de oportunista formación de profesores específicos para el campo. La investigación se caracteriza como un levantamiento cuantitativo, cuyos datos se obtuvieron a partir de análisis documental. Este análisis de datos fue realizado por medio de la consulta al portal e-Mec, ocurrido en el mes de mayo de 2018, que consideró los cursos registrados y en funcionamiento en el año base de 2017. Se identificaron 61 cursos de Licenciatura en Educación del Campo en el país, siendo 59 de ellos en la modalidad presencial y 2 en la modalidad de la Educación a Distancia (EaD). La región nordeste es la que ofrece el mayor número de cursos, totalizando 8 cursos. En cambio, la región centro-oeste se quedó con la menor oferta, contabilizando apenas 4 cursos. La población rural en el país supera los 30 millones, siendo que existen unidades federativas con más de 1 millón de habitantes en la zona rural y no hay instituciones de enseñanza que ofrezca cursos de Licenciatura en Educación del Campo. Aunque se ha producido un crecimiento en la oferta de estos cursos del país comparado a estudios anteriores, todavía se hace necesario políticas públicas dirigidas a dar oportunidad la oferta de esa formación específica de manera a equilibrar y atender las demandas por regiones y estados brasileños.

Palabras clave: Educación del Campo, Grado, Cartografía, Oferta Proporcional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Rodrigues da Silva Sfredo Scariot, Escola Estadual 29 de Julho

Especialização em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. Licenciatura em Ciências da Natureza – Habilitação em Química pelo IFMT. Professora da Escola Estadual 29 de Julho e da Escola Tiradentes de Confresa/MT.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Mestre em Ciências de Materiais pela UFMT.  Especialização em Química pela UFLa/MG. Licenciada em Ciências da Natureza – Habilitação em Química pela UFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia. Professora do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Confresa.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT. Mestrado Profissional em Matemática pela UFT. Licenciatura em Matemática pela UEPA. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela UFRGS/RS. Mestre em Ensino pela Univates. Especialização em Orientação Educacional e Especialização em Relações Raciais pela UFMT. Licenciatura em Química pela UNISC/RS e em Física pela UNEMAT/MT. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia.  Professor do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Confresa.

Citas

Brasil. (2001). Parecer nº 36 de 04/12/2001: Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: CNE/MEC. Acesso em 6 de junho de 2018. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6803-pceb036-01&Itemid=30192

Brasil. (2007). Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: MEC. Acesso em 09 de maio de 2018. Recuperado de: http://red-ler.org/educacaocampo.pdf

Brasil. (01 de junho de 2010). Censo 2010. Fonte: IBGE: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=8

Brasil. (2013). Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Brasília: MEC. Acesso em 07 de março de 2018. Recuperado de: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educ_campo.pdf

Brasil. (04 de abril de 2014). Área territorial por estados. Fonte IBGE: http://archive.is/Gekj7

Brasil. (18 de março de 2019). Censo Escolar 2018. Notas Estatíticas. Fonte: INEP: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf

Caldart, R. S. (2009). Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35-64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003

Ferreira, M. J., & Molina, M. C. (2014). Desafios à Formação de Educadores do Campo: tecendo algumas relações entre pensamentos de Pistrak e Paulo Freire. In Molina, M. C. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar (pp. 126-153). Brasília: MDA.

Fonseca, J. J. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE.

Gatti, B. (2004). Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, 30(1), 11-30. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002

Ghedini, C. M., Onçay, S. T., & Debortoli, S. F. (2014). Educação do Campo e prática pedagógica desde um viés freireano: possibilidade de construção da consciência e da realidade. In Molina, M. C. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar (pp. 83-109). Brasília: MDA.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (6ª ed.). São Paulo: Atlas.

Matos, K. S., & Lerche, S. V. (2001). Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Demócrito Rocha.

Molina, M. C. (2014). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente Interdisciplinar. Brasília: MDA.

Molina, M. C. (2015). Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, (55), 145-166. https://doi.org/10.1590/0104-4060.39849

Molina, M., & Antunes-Rocha, I. (2014). Educação do Campo: História, Práticas e Desafios no âmbito das Políticas de Formação de Educadores – Reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Reflexão e Ação, 22(2), 220-253. Fonte: https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.52

Santos, J. (2019). Educação do Campo, multisseriação e formação de professores. Revista Brasileira de Educação do Campo, (4). https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e3834

Publicado

2020-08-13

Cómo citar

Scariot, J. R. da S. S., Alves, A. C. T., Lopes, T. B., & Leão, M. F. (2020). Panorama de Cursos de Grado en Educación del Campo en Brasil. Revista Brasileña De Educación Rural, 5, e5820. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5820