Working conditions teaching in the Degree in Rural Education (LEdoC) in the state of Amapá (2014-2020)

Auteurs-es

  • Vanessa Lima dos Santos Assunção Assunção Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Sidney da Silva Lobato Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Résumé

ABSTRACT. This article analyzes the working conditions of teachers in the Degree in Rural Education (LEdoC) at Campus Mazagão at the Federal University of Amapá (Unifap). Our study is scoped to the period since the implementation of this LEdoC, in 2014, until the moment of suspension of its face-to-face activities, in early 2020. The research problem is: what were the teaching working conditions at LEdoC, during its first years of existence? The examination of these conditions took place through oral history interviews and documentary research. The results show that the State, when executing educational policies for the LEdoC, did not guarantee a minimum structure to the Campus Mazagão and, as a result, the teaching work carried out there was precarious and intensified.

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Vanessa Lima dos Santos Assunção Assunção, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Bacharela e Licenciada em Geografia pela UNIFAP. Licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP). Estudante do Curso de Especialização em Política Educacional (CEPE/UNIFAP). Especialista em Gestão Pública Aplicada a Atividade Socioeducacional pela Faculdade Cristã da Amazônia (FCA). Membro do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (LEHSTAM/CNPq-UNIFAP), vinculado ao Grupo de pesquisa Mundos do Trabalho, coordenado pelo professor Doutor Sidney da Silva Lobato. Apresenta experiência na área da Geografia e área da Educação, com ênfase nas seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Educação do Campo, Políticas Públicas Educacionais, Trabalho Docente e Condições de Trabalho docente na Licenciatura em Educação do Campo na Amazônia Amapaense.

Sidney da Silva Lobato, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), com bolsa da Capes, entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016. É Professor Associado 2 de História da Amazônia nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). É professor permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação da Unifap: Educação (Mestrado e Doutorado); Ensino de História (Mestrado e Doutorado); e História (Mestrado). Foi presidente da Seção Amapá da Associação Nacional de História (Anpuh-AP) de 2013 a 2014 e de 2021 a 2022. É membro da Associação Nacional de História do Trabalho (Anaht), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Integra a Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (Repamfeh). Foi Editor da revista Fronteiras Debates (2016-2018). Coordena, desde 2016, o Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam/Unifap). É pesquisador associado ao Centre de Recherche et Documentation des Amériques (Creda/Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle) e ao Laboratório Migration, Interculturalité et Éducation en Amazonie (Minea/Université de Guyane). Enfoca nas pesquisas atuais: a produção e a circulação de saberes, assim como os mundos do trabalho, tendo como balizas o espaço amazônico e os séculos XIX e XX.

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Publié-e

2024-06-30

Comment citer

Assunção, V. L. dos S. A., & Lobato, S. da S. (2024). Working conditions teaching in the Degree in Rural Education (LEdoC) in the state of Amapá (2014-2020). Brazilian Journal of Rural Education, 9, e16468. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16468