Educação do Campo e Escola da terra: experiências da LEDOC-UFCAT
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18463Palavras-chave:
Trajetória, Docência, Campo, Identidade, ResistênciaResumo
A presente entrevista faz parte de um extenso projeto de pesquisa, o qual venho desenvolvendo a cinco anos. De modo mais específico, esse projeto visa registrar as experiências na implementação das Licenciaturas em Educação do Campo em diferentes Universidades Federais Brasileiras. Antes de apresentar a entrevista com o Prof. Dr. Wender Faleiro, é importante realizar algumas ponderações. Conheci o professor Wender desde que cheguei à Universidade Federal do Tocantins em 2014, de lá para cá, nos encontramos em diversos Congressos e Encontros, especialmente pelas atividades interinstitucionais desenvolvidas pelos cursos de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal de Catalão (UFCat), entre elas, a Escola da Terra. A partir de minhas conversas com ele e outros pesquisadores da Educação do Campo, continuo nesse projeto, que nada mais é do que um registro das experiências dos docentes dedicados à Educação do Campo. Ao tomar conhecimento deste projeto, o Prof. Dr. Wender Faleiro cedeu-se um pouco do seu tempo para realizarmos a presente entrevista. Autor de diversos artigos, capítulos de livros e obras completas e, com a mesma dedicação dispensada para os estudos sobre a educação direcionada às populações camponesas brasileiras, o Prof. Wender pôde nos contar um pouco sobre sua trajetória acadêmica, a institucionalização do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFCat, até suas expectativas quanto ao fortalecimento do curso no futuro e suas experiências com a Escola da Terra. Então, espero que o leitor acompanhe a entrevista concedida – apropriando de suas próprias palavras – por um militante das políticas públicas de Educação do Campo.
Palavras-chave: trajetória, docência, campo, identidade, resistência.
Rural Education and Land School: LEDOC-UFCAT's experiences
ABSTRACT. The present interview is part of an extensive research project, which I have been developing for five years. More specifically, this project aims to record the experiences in the implementation of Undergraduate Degrees in Rural Education in different Brazilian Federal Universities. Before presenting the interview with Prof. Dr. Wender Faleiro, it is important to make some observations. I have known Professor Wender since I arrived at the Federal University of Tocantins in 2014, from then on, we have met in several Congresses and Meetings, especially for the inter-institutional activities developed by the Field Education courses of the Federal University of Tocantins (UFT) and the Federal University of Catalão (UFCat), among them, the Escola da Terra. From my conversations with him and other researchers of Field Education, I continue this project, which is nothing more than a record of the experiences of teachers dedicated to Field Education. Upon learning about this project, Prof. Dr. Wender Faleiro volunteered some of his time for this interview. Author of several articles, book chapters, and complete works, and with the same dedication to studies on education for Brazilian peasant populations, Prof. Wender was able to tell us a little about his academic career, the institutionalization of the degree course in Rural Education in the UFCat, his expectations for the strengthening of the course in the future, and his experiences with the Escola da Terra. So, I hope the reader can follow the interview granted - appropriating his own words - by a militant of public policies for Education of the Field.
Keywords: trajectory, teaching, countryside, identity, resistance.
Educación Rural y Escuela de la Tierra: experiencias de LEDOC-UFCAT
RESUMEN. La presente entrevista forma parte de un amplio proyecto de investigación que llevo desarrollando desde hace cinco años. Más concretamente, este proyecto pretende registrar las experiencias en la implantación de titulaciones en educación rural en diferentes universidades federales brasileñas. Antes de presentar la entrevista con el profesor Dr. Wender Faleiro, es importante hacer algunas observaciones. Conozco al profesor Wender desde que llegué a la Universidad Federal de Tocantins, en 2014, y desde entonces nos hemos encontrado en varios congresos y reuniones, especialmente por las actividades interinstitucionales que desarrollan las carreras de Educación de Campo de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) y la Universidad Federal de Catalão (UFCat), incluyendo la Escola da Terra. A partir de mis conversaciones con él y con otros investigadores de la Educación de Campo, continúo en este proyecto, que no es más que un registro de las experiencias de los profesores dedicados a la Educación de Campo. Al conocer este proyecto, el Prof. Dr. Wender Faleiro cedió parte de su tiempo para la presente entrevista. Autor de varios artículos, capítulos de libros y obras completas, y con la misma dedicación a los estudios sobre la educación de las poblaciones campesinas brasileñas, el profesor Wender pudo contarnos un poco sobre su trayectoria académica, la institucionalización de la carrera de Educación Rural en la UFCat, sus expectativas para el fortalecimiento de la carrera en el futuro y sus experiencias con la Escola da Terra. Así, espero que el lector pueda seguir la entrevista concedida -apropiándose de sus propias palabras- por un militante de las políticas públicas de Educación del Campo.
Palabras-clave: trayectoria, la enseñanza, rural, la identidad, identidad, resistencia.
Downloads
Referências
Farias, M. N. S., & Faleiro, W. (2016). Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo. Práxis Educacional Vitória da Conquista, 12(23), 353-375.
Costa, E. R., Alves, M. Z., & Faleiro, W. (2015) A interdisciplinaridade no curso de Educação do Campo: o caso da UFG catalão. Enciclopédia Biosfera, 11(20).
Marx, K. (1986). A ideologia alemã (I- Feuerbach). São Paulo: Hucitec.
Gramsci, A. (1981). A Concepção Dialética da História. 4ª edição Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 George Leonardo Seabra Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).