Educação do Campo e Escola da terra: experiências da LEDOC-UFCAT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18463

Palavras-chave:

Trajetória, Docência, Campo, Identidade, Resistência

Resumo

A presente entrevista faz parte de um extenso projeto de pesquisa, o qual venho desenvolvendo a cinco anos. De modo mais específico, esse projeto visa registrar as experiências na implementação das Licenciaturas em Educação do Campo em diferentes Universidades Federais Brasileiras. Antes de apresentar a entrevista com o Prof. Dr. Wender Faleiro, é importante realizar algumas ponderações. Conheci o professor Wender desde que cheguei à Universidade Federal do Tocantins em 2014, de lá para cá, nos encontramos em diversos Congressos e Encontros, especialmente pelas atividades interinstitucionais desenvolvidas pelos cursos de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal de Catalão (UFCat), entre elas, a Escola da Terra. A partir de minhas conversas com ele e outros pesquisadores da Educação do Campo, continuo nesse projeto, que nada mais é do que um registro das experiências dos docentes dedicados à Educação do Campo. Ao tomar conhecimento deste projeto, o Prof. Dr. Wender Faleiro cedeu-se um pouco do seu tempo para realizarmos a presente entrevista. Autor de diversos artigos, capítulos de livros e obras completas e, com a mesma dedicação dispensada para os estudos sobre a educação direcionada às populações camponesas brasileiras, o Prof. Wender pôde nos contar um pouco sobre   sua trajetória acadêmica, a institucionalização do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFCat, até suas expectativas quanto ao fortalecimento do curso no futuro e suas experiências com a Escola da Terra. Então, espero que o leitor acompanhe a entrevista concedida – apropriando de suas próprias palavras – por um militante das políticas públicas de Educação do Campo.

Palavras-chave: trajetória, docência, campo, identidade, resistência.

 

Rural Education and Land School: LEDOC-UFCAT's experiences

ABSTRACT. The present interview is part of an extensive research project, which I have been developing for five years. More specifically, this project aims to record the experiences in the implementation of Undergraduate Degrees in Rural Education in different Brazilian Federal Universities. Before presenting the interview with Prof. Dr. Wender Faleiro, it is important to make some observations. I have known Professor Wender since I arrived at the Federal University of Tocantins in 2014, from then on, we have met in several Congresses and Meetings, especially for the inter-institutional activities developed by the Field Education courses of the Federal University of Tocantins (UFT) and the Federal University of Catalão (UFCat), among them, the Escola da Terra. From my conversations with him and other researchers of Field Education, I continue this project, which is nothing more than a record of the experiences of teachers dedicated to Field Education. Upon learning about this project, Prof. Dr. Wender Faleiro volunteered some of his time for this interview. Author of several articles, book chapters, and complete works, and with the same dedication to studies on education for Brazilian peasant populations, Prof. Wender was able to tell us a little about his academic career, the institutionalization of the degree course in Rural Education in the UFCat, his expectations for the strengthening of the course in the future, and his experiences with the Escola da Terra. So, I hope the reader can follow the interview granted - appropriating his own words - by a militant of public policies for Education of the Field.

Keywords: trajectory, teaching, countryside, identity, resistance.

 

Educación Rural y Escuela de la Tierra: experiencias de LEDOC-UFCAT

RESUMEN. La presente entrevista forma parte de un amplio proyecto de investigación que llevo desarrollando desde hace cinco años. Más concretamente, este proyecto pretende registrar las experiencias en la implantación de titulaciones en educación rural en diferentes universidades federales brasileñas. Antes de presentar la entrevista con el profesor Dr. Wender Faleiro, es importante hacer algunas observaciones. Conozco al profesor Wender desde que llegué a la Universidad Federal de Tocantins, en 2014, y desde entonces nos hemos encontrado en varios congresos y reuniones, especialmente por las actividades interinstitucionales que desarrollan las carreras de Educación de Campo de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) y la Universidad Federal de Catalão (UFCat), incluyendo la Escola da Terra. A partir de mis conversaciones con él y con otros investigadores de la Educación de Campo, continúo en este proyecto, que no es más que un registro de las experiencias de los profesores dedicados a la Educación de Campo. Al conocer este proyecto, el Prof. Dr. Wender Faleiro cedió parte de su tiempo para la presente entrevista. Autor de varios artículos, capítulos de libros y obras completas, y con la misma dedicación a los estudios sobre la educación de las poblaciones campesinas brasileñas, el profesor Wender pudo contarnos un poco sobre su trayectoria académica, la institucionalización de la carrera de Educación Rural en la UFCat, sus expectativas para el fortalecimiento de la carrera en el futuro y sus experiencias con la Escola da Terra. Así, espero que el lector pueda seguir la entrevista concedida -apropiándose de sus propias palabras- por un militante de las políticas públicas de Educación del Campo.

Palabras-clave: trayectoria, la enseñanza, rural, la identidad, identidad, resistencia.

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Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É Editora da revista Antígona (2763-9533), criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

Referências

Farias, M. N. S., & Faleiro, W. (2016). Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo. Práxis Educacional Vitória da Conquista, 12(23), 353-375.

Costa, E. R., Alves, M. Z., & Faleiro, W. (2015) A interdisciplinaridade no curso de Educação do Campo: o caso da UFG catalão. Enciclopédia Biosfera, 11(20).

Marx, K. (1986). A ideologia alemã (I- Feuerbach). São Paulo: Hucitec.

Gramsci, A. (1981). A Concepção Dialética da História. 4ª edição Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

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Publicado

2025-10-21

Como Citar

Coelho, G. L. S. (2025). Educação do Campo e Escola da terra: experiências da LEDOC-UFCAT. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e18463. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18463

Edição

Seção

Entrevistas / Interviews