Soil Education and Agroecology in the Pedagogy of Alternation: Participatory Methodologies as a Tool for Emancipation

Auteurs-es

  • Maria Clara Estoducto Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
  • Renato Linhares de Assis Embrapa Agrobiologia
  • Adriana Maria de Aquino Embrapa Agrobiologia

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19400

Mots-clés :

: Educação, Campo, Desenvolvimento, Território, educação do campo, classes multisseriadas, sustentabilidade, ciências naturais/biologia., : Interdisciplinario, Escuela de Campo y Aprendizaje Significativo., agroecologia, agroecology, Biologia do Solo, Educação básica, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Educação científica, Agricultura Familiar, Agroecología, Segurança Alimentar e Nutricional, Fauna do solo, Cartilha na educação básica

Résumé

ABSTRACT. This article presents an experiment developed at CEFFA Flores Municipal School, located in Nova Friburgo, Rio de Janeiro, which combines the Pedagogy of Alternation, aimed at children of family farmers, with Education in Soils and Agroecology through participatory methodologies. The participatory research was conducted by the Agricultural Techniques teacher with 7th and 8th grade elementary school students, involving theoretical and practical activities on soil biology. Comparative analyses were conducted between two areas with different management systems (agroecological and conventional), using pitfall traps and participatory soil quality indicators. The results demonstrated greater diversity and abundance of soil organisms in the agroecologically managed area, indicating greater soil quality and sustainability. The collective development of a booklet on soil fauna by the students enhanced student engagement, reinforcing the importance of pedagogical practices integrated with environmental education and soil education. It was concluded that the use of participatory methodologies can contribute to critical, emancipatory training that is committed to soil health.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Clara Estoducto Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária (PPGCTIA/UFRRJ), na Linha de Pesquisa Agrobiologia. Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica (PPGAO), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) / Embrapa Agrobiologia, na Linha de Pesquisa Agroecologia. Atualmente exerce atividade como Professora da disciplina de Técnicas Agropecuárias, do Ensino Fundamental II pelo IBELGA (NF), das Escolas de Pedagogia da Alternância: Centro Familiar de Formação por Alternância, Colégio Municipal CEFFA Flores de Nova Friburgo e Colégio Municipal CEFFA Rei Alberto I. Fez parte da Equipe do Projeto de Extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), intitulado: "Projeto ConsCiência na Ciência: Ações de Intervenção em Escolas de Educação Básica com foco em Ensino de Ciências". Atuou como Agente de Defesa Ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima - INEA RJ, onde foi responsável pelo setor de Uso Público, com foco em Educação Ambiental na Unidade de Conservação

Renato Linhares de Assis, Embrapa Agrobiologia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), junto ao Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia, atuando no Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores da Região Serrana Fluminense, e professor do programa de mestrado de Agricultura Orgânica - associação entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Embrapa Agrobiologia, bem como do programa de doutorado binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Universidad Nacional de Rio Cuarto na Argentina. Tem experiência na área de Agroecologia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente com os seguintes temas: agricultura de montanha, agricultura familiar, agricultura orgânica, processos participativos de construção de conhecimentos, avaliação da sustentabilidade agrícola e políticas públicas.

Adriana Maria de Aquino, Embrapa Agrobiologia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), graduação em Licenciatura Em Ciências pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1985), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995). É pesquisadora A da Embrapa Agrobiologia, professora da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro no Programa de Pós-graduação em Agricultura Orgânica e no Programa de Doutorado Binacional (Brasil e Argentina) em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária. Orienta alunos de mestrado e de doutorado. Atua na área de agricultura orgânica com ênfase em vermicompostagem e em Agricultura de Montanha. Vem coordenando projetos de pesquisa e desenvolvimento. Desde 2018 vem atuando no Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores em Nova Friburgo, RJ. É membro do INOVAFRI, um esforço comum para pensar ações de inovação e tecnologia para o ecossistema do Estado do Rio de Janeiro. Membro fundador da Rede de Fomento à cultura do Lúpulo da Região Serrana Fluminense.

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Publié-e

2025-08-14

Comment citer

Pinto, M. C. E., Linhares de Assis, R., & de Aquino, A. M. (2025). Soil Education and Agroecology in the Pedagogy of Alternation: Participatory Methodologies as a Tool for Emancipation. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19400. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19400