A escola como vitrine da agricultura sustentável: experiências e desafios de uma Escola Família Agrícola em uma comunidade pomerana
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19808Resumo
A Escola Família Agrícola São João do Garrafão (EFASJG) está localizada no município de Santa Maria de Jetibá/ES, colonizado por imigrantes pomeranos, tendo a agricultura familiar como importante atividade econômica. Atualmente, ao menos dois projetos de agricultura disputam espaço e narrativas na comunidade: a agricultura convencional com intenso uso de agroquímicos, e a agricultura orgânica, com um movimento que conta com mais de 30 anos e duas Associações. O presente artigo objetiva elucidar a participação da EFASJG no fortalecimento da agricultura sustentável – especialmente a orgânica/agroecológica - no município, abrangendo aspectos históricos, práticas escolares, assim como a visão de membros da comunidade escolar, por meio de observação participante, análise documental e entrevistas. A EFASJG vem contribuindo com o fortalecimento da agricultura orgânica/agroecológica, pois está, desde a sua fundação, voltada à luta por processos sustentáveis no campo. Seus esforços são notados em seus documentos, práticas escolares, e no discurso de seus atores. Para eles, um dos papéis mais importantes da escola está em fazer a agricultura sustentável “dar certo” em suas imediações, tornando-a uma “vitrine” de possibilidades para os agricultores pomeranos.
Palavras-chave: agricultura orgânica, agroecologia, escola família agrícola, pomeranos.
The school as a showcase for sustainable agriculture: experiences and challenges of a Family Agricultural School in a Pomeranian community
ABSTRACT. The São João do Garrafão Family Agricultural School (EFASJG, in portuguese) is located in the municipality of Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a region historically settled by Pomeranian immigrants, where family farming constitutes a central component of the local economy. Currently, at least two agricultural models compete for space and narratives within the community: conventional agriculture, characterized by intensive use of agrochemicals, and organic agriculture, supported by a movement with over 30 years of history and two established Associations. This article aims to elucidate EFASJG's participation in strengthening sustainable agriculture – especially organic/agroecological agriculture – in the municipality, encompassing historical aspects, school practices, and the perspectives of members of the school community, through participant observation, document analysis, and interviews. EFASJG has contributed to the advancement of organic/agroecological farming, as it has been committed to promoting sustainable agricultural processes since its founding. These efforts are evident in its official documents, educational practices, and in the discourse of its community members. For them, one of the school's most important roles is to ensure that sustainable farming “succeeds” in the surrounding areas, thereby becoming a “showcase” of possibilities for Pomeranian farmers.
Keywords: organic agriculture, agroecology, family agricultural school, pomeranians.
La escuela como vitrina de la agricultura sostenible: experiencias y desafíos de una Escuela Familia Agrícola en una comunidad pomerana
RESUMEN. La Escuela Familia Agrícola São João do Garrafão (EFASJG) se encuentra en el municipio de Santa Maria de Jetibá, en el estado de Espírito Santo, una región colonizada por inmigrantes pomeranos, donde la agricultura familiar constituye una importante actividad económica. Actualmente, al menos dos proyectos agrícolas compiten por espacio y narrativas en la comunidad: la agricultura convencional con un intenso uso de agroquímicos y la agricultura orgánica, con un movimiento que cuenta con más de 30 años y dos Asociaciones. Este artículo tiene como objetivo elucidar la participación de EFASJG en el fortalecimiento de la agricultura sostenible - especialmente la agricultura orgánica/agroecológica - en el municipio, abarcando aspectos históricos, prácticas escolares, así como la visión de los miembros de la comunidad escolar, a través de la observación participante, el análisis documental y entrevistas. EFASJG ha estado contribuyendo al fortalecimiento de la agricultura orgánica/agroecológica, ya que desde su fundación se ha centrado en la lucha por procesos sostenibles en el campo. Sus esfuerzos se notan en sus documentos, prácticas escolares y en el discurso de sus actores. Para ellos, uno de los roles más importantes de la escuela es hacer que la agricultura sostenible "funcione" en sus alrededores, convirtiéndola en una "vitrina" de posibilidades para los agricultores pomeranos.
Palabras clave: agricultura orgánica, agroecología, escuela familia agrícola, pomeranos.
Downloads
Referências
Altieri, M. (2012). Agroecologia: Bases científicas para uma agricultura sustentável (4ª ed.). Guaíba, RS: Agropecuária; AS-PTA.
Amaral, A.P. (2019) O ensino da Agroecologia nas Escolas Família Agrícolas do Estado de Goiás: que Agroecologia é essa?. [Tese de Doutoramento em Educação – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/server/api/core/bitstreams/25f7cb83-a496-41a1-94cb-c1e24dadf191/content
Brasil. (2003). Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003: Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1. Brasília, DF.
Brasil. (2007). Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007: Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da República, Poder Executivo, Brasília, DF.
Caporal, F. R., Paulus, G., & Costabeber, J. A. (2009). Agroecologia: Uma ciência do campo da complexidade. Brasília, DF: Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).
Cortines, A. C. (2019). Sumário Executivo: Redes de Agroecologia para o desenvolvimento dos territórios - Aprendizados do Programa Ecoforte. Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). https://agroecologia.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Sumario_Executivo_Redes_Ecoforte_WEB.pdf
Costabeber, J. A., & Moyano, E. (1998). Transição agroecológica e ação social coletiva. Versão simplificada do Capítulo V da tese de doutorado: Costabeber, J. A. Acción colectiva y procesos de transición agroecológica en Rio Grande do Sul, Brasil (Tese de Doutorado). Programa de Doctorado en Agroecología, Campesinado e Historia, ISEC-ETSIAN, Universidad de Córdoba, España. http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/n4/13-artigo3.htm
Freire, P. (2011). Pedagogia da esperança (17ª ed.). Editora Paz e Terra.
Gimonet, J. C. (2007). Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Editora Vozes.
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. (2023). Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROATER 2020–2023) – Santa Maria de Jetibá. Vitória, ES: INCAPER. Recuperado em 18 de outubro de 2025. https://incaper.es.gov.br/media/incaper/proater/municipios/Santa_Maria.pdf
Jacobson, L. S. V., et al. (2009). Comunidade pomerana e o uso de agrotóxicos: Uma realidade pouco conhecida. Ciência & Saúde Coletiva, 14(6), 2239–2249. https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000600033
Long, N. E., & van der Ploeg, J. D. (2011). Heterogeneidade, ator e estrutura: para a reconstituição do conceito de estrutura. In S. Schneider (Org.), Os atores do desenvolvimento rural: perspectivas teóricas e práticas sociais (pp. 21–48). UFRGS.
Ludke, M.; André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Moura, N.F. (2019). A Escola Família Agrícola de Veredinha e os desafios na formação das juventudes do campo. [Dissertação (Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri]. https://repositorio.ufvjm.edu.br/items/8aff9372-8e66-466f-bb1e-a74d7524e001
Oliveira, J.R. (2014). Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). [Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Universidade Federal de Viçosa]. https://locus.ufv.br/items/4d78d3f8-c348-4ecb-9b72-cd9aa95342ad
Oliveira, D., Schneider, S., & Marques, F. C. (2017). Contextualização e práticas criativas na agricultura ecológica de Ipê e Antônio Prado/RS: o biofertilizante Super Magro como objeto epistêmico. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, 41, 83–104. https://revistas.ufpr.br/made/article/view/50236/33404
PDI. (2016). Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI das Escolas Famílias da Rede MEPES – Unidade Educativa: Escola Família Agrícola de Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional de São João do Garrafão.
Petersen, P. (2007). Introdução. In P. Petersen & A. Dias (Orgs.), Construção do conhecimento agroecológico: novos papéis, novas identidades. Articulação Nacional de Agroecologia. https://aspta.org.br/files/2020/04/Construcao-Conhecimento-Agroecol%C3%B3gico-Novos-Pap%C3%A9is-Novas-Identidades-ANA-2007.pdf
Petersen, P. (2009). Introdução. In Petersen, P. (Org.), Agricultura familiar camponesa na construção do futuro (pp. 5-15). Rio de Janeiro: AS-PTA. https://aspta.org.br/files/2011/05/N%C3%BAmero-especial.pdf
Petri, M., & Fonseca, A. (2020). A esperança de Paulo Freire e da Agroecologia: breves aproximações de uma utopia possível. In M. dos Anjos (Org.), Teia de saberes nas questões ambientais (pp. 70-82). São Paulo, SP: Editora VZLF. https://issuu.com/vivercultural/docs/e-book_teiadesaberes
Pineau, G. (1999) Alternância e desenvolvimento pessoal: a escola da experiência. In: Pedagogia da alternância: alternância e desenvolvimento (pp.56-63) Brasília, DF: União Nacional das Escolas Famílias do Brasil.
Rölke, H. (2016). Raízes da imigração alemã: História e cultura alemã no estado do Espírito Santo. Vitória, ES: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
Sardan, J.-P.O. (2005). Anthropology and development: Understanding contemporary social change. Zed Books.
Schmitt, C. J. (2009). Transição agroecológica e desenvolvimento rural: Um olhar a partir da experiência brasileira. In M. Balestro & S. Sauer (Orgs.). Agroecologia e os desafios da transição ecológica. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Schmitt, C. J., & Petersen, P. (2009). Transição agroecológica: Revisitando o conceito a partir das experiências desenvolvidas por camponeses e agricultores familiares no semiárido brasileiro e em ambientes de agricultura modernizada no Sul do Brasil. Cadernos de Agroecologia: Resumos do VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latinoamericano de Agroecologia, 4(2).
Souza, J.B.A. (2010). O papel das Escolas Família Agrícola (EFA) no desenvolvimento de alternativas agrícolas em Mato Grosso do Sul: o caso da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ). [Dissertação de Mestrado em Geografia, Universidade Federal da Grande Dourados]. https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/778/1/JoaoBatistaAlvesdeSouza.pdf
Sousa, K.A.S. (2017). Avaliação da efetividade dos cursos oferecidos pelo PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária na EFA - Escola Família Agrícola em Porto Nacional – TO [Dissertação de Mestrado em Geografia, Universidade Federal do Tocantins].
Ulrich, C. B., Koeler, E., & Foerste, E. (2019). Mulheres pomeranas em movimento. Revista Movimentação, 5(10), 139–152. https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/10664/6042
Wezel, A., Bellon, S., Doré, T., Francis, C., Vallod, D., & David, C. (2009). Agroecology as a science, a movement and a practice: A review. Agronomy for Sustainable Development, 29, 503–515. https://doi.org/10.1051/agro/2009004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Petri, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





