A escola como vitrine da agricultura sustentável: experiências e desafios de uma Escola Família Agrícola em uma comunidade pomerana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19808

Resumo

A Escola Família Agrícola São João do Garrafão (EFASJG) está localizada no município de Santa Maria de Jetibá/ES, colonizado por imigrantes pomeranos, tendo a agricultura familiar como importante atividade econômica. Atualmente, ao menos dois projetos de agricultura disputam espaço e narrativas na comunidade: a agricultura convencional com intenso uso de agroquímicos, e a agricultura orgânica, com um movimento que conta com mais de 30 anos e duas Associações. O presente artigo objetiva elucidar a participação da EFASJG no fortalecimento da agricultura sustentável – especialmente a orgânica/agroecológica - no município, abrangendo aspectos históricos, práticas escolares, assim como a visão de membros da comunidade escolar, por meio de observação participante, análise documental e entrevistas. A EFASJG vem contribuindo com o fortalecimento da agricultura orgânica/agroecológica, pois está, desde a sua fundação, voltada à luta por processos sustentáveis no campo. Seus esforços são notados em seus documentos, práticas escolares, e no discurso de seus atores. Para eles, um dos papéis mais importantes da escola está em fazer a agricultura sustentável “dar certo” em suas imediações, tornando-a uma “vitrine” de possibilidades para os agricultores pomeranos. 

Palavras-chave: agricultura orgânica, agroecologia, escola família agrícola, pomeranos.

 

The school as a showcase for sustainable agriculture: experiences and challenges of a Family Agricultural School in a Pomeranian community

ABSTRACT. The São João do Garrafão Family Agricultural School (EFASJG, in portuguese) is located in the municipality of Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, a region historically settled by Pomeranian immigrants, where family farming constitutes a central component of the local economy. Currently, at least two agricultural models compete for space and narratives within the community: conventional agriculture, characterized by intensive use of agrochemicals, and organic agriculture, supported by a movement with over 30 years of history and two established Associations. This article aims to elucidate EFASJG's participation in strengthening sustainable agriculture – especially organic/agroecological agriculture – in the municipality, encompassing historical aspects, school practices, and the perspectives of members of the school community, through participant observation, document analysis, and interviews. EFASJG has contributed to the advancement of organic/agroecological farming, as it has been committed to promoting sustainable agricultural processes since its founding. These efforts are evident in its official documents, educational practices, and in the discourse of its community members. For them, one of the school's most important roles is to ensure that sustainable farming “succeeds” in the surrounding areas, thereby becoming a “showcase” of possibilities for Pomeranian farmers.

Keywords: organic agriculture, agroecology, family agricultural school, pomeranians.

 

La escuela como vitrina de la agricultura sostenible: experiencias y desafíos de una Escuela Familia Agrícola en una comunidad pomerana

RESUMEN. La Escuela Familia Agrícola São João do Garrafão (EFASJG) se encuentra en el municipio de Santa Maria de Jetibá, en el estado de Espírito Santo, una región colonizada por inmigrantes pomeranos, donde la agricultura familiar constituye una importante actividad económica. Actualmente, al menos dos proyectos agrícolas compiten por espacio y narrativas en la comunidad: la agricultura convencional con un intenso uso de agroquímicos y la agricultura orgánica, con un movimiento que cuenta con más de 30 años y dos Asociaciones. Este artículo tiene como objetivo elucidar la participación de EFASJG en el fortalecimiento de la agricultura sostenible - especialmente la agricultura orgánica/agroecológica - en el municipio, abarcando aspectos históricos, prácticas escolares, así como la visión de los miembros de la comunidad escolar, a través de la observación participante, el análisis documental y entrevistas. EFASJG ha estado contribuyendo al fortalecimiento de la agricultura orgánica/agroecológica, ya que desde su fundación se ha centrado en la lucha por procesos sostenibles en el campo. Sus esfuerzos se notan en sus documentos, prácticas escolares y en el discurso de sus actores. Para ellos, uno de los roles más importantes de la escuela es hacer que la agricultura sostenible "funcione" en sus alrededores, convirtiéndola en una "vitrina" de posibilidades para los agricultores pomeranos.

Palabras clave: agricultura orgánica, agroecología, escuela familia agrícola, pomeranos.

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Biografia do Autor

Mariana Petri, Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

Doutora em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ), Mestra em Biologia Animal (UFES) e Licenciada em Ciências Biológicas (UFES). Professora da Rede Federal de Educação,com atuação no Instituto Federal do Rio de Janeiro (2011 - 2015) e no Instituto Federal do Espírito Santo (2015 - atual). Interesse nas áreas: Educação em Ciências; Agroecologia; Educação Ambiental; Educação do Campo; Novas ruralidades.

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ,Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (2009). Atuou como assessor na Presidência da República (2012-2017) nas áreas de participação social e direitos humanos. É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (2010-2012; 2019-2021). Pró-Reitor de Pessoal da UFRJ (2021-2023), Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior na SESu/MEC (2023-2024). Secretário de Educação Superior no MEC (2024-2025). Atualmente é diretor na Secretaria Executiva do MEC. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação e cultura, educação em saúde, desigualdades, diversidade religiosa, mídia e desinformação.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Petri, M., & Brasil Carvalho da Fonseca, A. (2025). A escola como vitrine da agricultura sustentável: experiências e desafios de uma Escola Família Agrícola em uma comunidade pomerana. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19808. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19808

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios