O componente curricular Prática de Ensino em Pedagogia da Alternância enquanto práxis da Educação Popular na Formação de Professores do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19942

Resumo

Neste ensaio teórico, propomos uma reflexão crítica sobre as dimensões da Educação Popular presentes no curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – Ledoc/São Mateus – com base na experiência do componente curricular Práticas de Ensino em Pedagogia da Alternância (PEPA). À luz da pedagogia freiriana e de autores do campo da educação crítica, argumentamos que a disciplina PEPA se constitui como uma práxis formativa vinculada à organicidade estudantil, articulando as dimensões trabalho, cultura, mística e convivência coletiva, como fundamentos de uma formação docente comprometida com a transformação social, materializando, assim, a Educação Popular na Ledoc/São Mateus. Discutimos, ainda, como essa experiência tensiona a lógica hegemônica do ensino superior, afirmando a universidade como território de luta e emancipação. O texto assume a forma de ensaio teórico-político, privilegiando a articulação entre experiência concreta, pensamento crítico e projeto formativo popular.

Palavras-chave: ensino superior, educação do campo, formação docente.

 

The curricular component Teaching Practice in Alternating Pedagogy as praxis of Popular Education in the training of rural teachers

ABSTRACT. This theoretical essay offers a critical reflection on the dimensions of popular education present in the Degree in Rural Education (Ledoc) at the Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES), focusing on the experience of the Teaching Practices in Alternance Pedagogy (PEPA) curricular component. Drawing on Freirean pedagogy and critical education theorists, we argue that PEPA constitutes a formative praxis rooted in student organicity, integrating work, culture, mystique, and collective coexistence as foundations for a teaching education committed to social transformation, thus embodying the principles of popular education within the Ledoc program at São Mateus. Furthermore, we discuss how this experience challenges the hegemonic logic of higher education by asserting the university as a space of struggle and emancipation. The essay adopts a theoretical-political perspective, emphasizing the articulation of lived experience, critical thinking, and popular educational projects.

Keywords: higher education, rural education, teacher education.

 

La unidad curricular Prácticas de enseñanza en la Pedagogía de la Alternancia como praxis de la Educación Popular en la formación de docentes rurales

RESUMEN. Este ensayo teórico propone una reflexión crítica sobre las dimensiones de la educación popular presentes en la Licenciatura en Educación del Campo (Ledoc) del Centro Universitario Norte del Espírito Santo (Ledoc/São Mateus), centrado en la experiencia de la unidad curricular Prácticas de Enseñanza en Pedagogía de la Alternancia (PEPA). A partir de la pedagogía freiriana y de autores de la educación crítica, argumentamos que la PEPA constituye una práxis formativa vinculada a la organicidad estudiantil, articulando trabajo, cultura, mística y convivencia colectiva como fundamentos de una formación docente comprometida con la transformación social encarnando así los principios de la educación popular en la Licenciatura en Educación del Campo del São Mateus. Además, discutimos cómo esta experiencia tensiona la lógica hegemónica de la educación superior, afirmando a la universidad como espacio de lucha y emancipación. El texto asume la forma de un ensayo teórico-político, privilegiando la articulación entre experiencia concreta, pensamiento crítico y proyecto formativo popular.

Palabras clave: educación superior, educación del campo, formación docente.

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Biografia do Autor

Dalana Campos Muscardi, Universidade Federal do Espírito Santo

Sou Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2005). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (2008) e Doutora em Entomologia (2013) pela mesma universidade. Tenho experiência em ensino na educação básica e em curso de graduação e pós-graduação em meio ambiente. Integro o corpo docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, da Universidade Federal do Espírito Santo/Campus São Mateus. Atualmente, minha linha de pesquisa é em Ensino de Ciências e Biologia em diálogo com a Educação do Campo, abarcando temas como ensino aprendizagem, abordagem temática, Educação do Campo, Ensino de Biologia e Pedagogia da Alternância.

Adelar João Pizetta, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste, Chapecó/SC (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é Professor na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/CEUNES, em São Mateus, no Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH) e Colaborador/Educador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, Filosofia, Filosofia da Educação, Sociologia, Sociologia da Educação, Educação Popular, Educação e Movimentos Sociais, Currículo, Formação de Professores, Política e Planejamento Educacional, Questão Agrária, Educação do Campo e Teoria da Organização.

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

Campos Muscardi, D., & João Pizetta, A. (2025). O componente curricular Prática de Ensino em Pedagogia da Alternância enquanto práxis da Educação Popular na Formação de Professores do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19942. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19942

Edição

Seção

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil