Rural Education and the Projovem Countryside Program in Planaltina/DF
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p502Résumé
A Política Nacional de Juventude (PNJ) demonstra o reconhecimento do Governo sobre a necessidade de políticas sociais específicas para este segmento. Dentre as diversas políticas para a juventude, a presente pesquisa buscou retratar o Programa Projovem Campo, na área de educação, destinado a promover a conclusão do ensino fundamental dos jovens, de 18 a 29 anos, que já deveriam ter concluído tal etapa. Para elucidar a importância desta política pública foi realizado um estudo de caso no Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II, na zona rural de Planaltina/DF e foram feitas entrevistas com os gestores, coordenadores, professores e estudantes do Programa Projovem Campo nesta unidade de ensino. Os resultados do trabalho de campo indicaram dificuldades na implementação e execução do programa. Entre as principais dificuldades destacam-se o não cumprimento de ações estabelecidas no desenho da política, como a refeição oferecida que não era jantar, as rotas dos ônibus e o impedimento de transportar crianças, a falta de um espaço específico e de materiais para a sala de acolhimento, além do não pagamento da bolsa auxílio para os estudantes.
Palavras-chave: Juventude, Educação do Campo, Programa Projovem Campo.
Rural Education and the Projovem Countryside Program in Planaltina/DF
ABSTRACT. The National Policy of Youth demonstrates the recognition of the government about the necessity of specific social politics addressed to this segment. Among several policies for youth, this research seeks to reveal the Program Projovem Campo, at the area of education, to promote the conclusion of elementary school for those between 18 and 29 years old that should had conclude such degree. To elucidate the importance of this policy, it was conducted a study case at Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II, in the rural area of Planaltina/DF, and interviews with managers, coordinators, teachers and students of the Program of this unity. The results of the fieldwork indicated difficulties on the implementation and execution of the program. Among the main difficulties are highlighted the non-compliance of established actions at the design of the policy, such as the meal provided, the bus routes and the impairment of the transportation of kids, the lack of specific space and materials for the hosting room for children, besides the non-payment of stipend for the students.
Keywords: Youth, Rural Education, Program Projovem Campo.
Educación Rural y Programa Projovem del Campo en Planaltina/DF
RESUMEN. La Política Nacional de la Juventud demuestra el reconocimiento del Gobierno sobre la necesidad de políticas sociales específicas para este segmento. Entre las diversas políticas para la juventud, esta investigación trató de presentar el programa de campo Projovem, en la educación, la promoción de la finalización de la educación primaria de los jóvenes, de 18 a 29 años, que ya debería haber completado este paso. Para dilucidar la importancia de esta política pública se llevó a cabo un estudio de caso en el Centro de Educación Primaria Pipiripau II, en la zona rural Planaltina/DF y se llevaron a cabo entrevistas con los gerentes, ingenieros, profesores y estudiantes del Programa de Campo Projovem esta unidad didáctica. Los resultados del trabajo de campo indican dificultades en la implementación y ejecución del programa. Entre las principales dificultades incluyen la falta de cumplimiento de las medidas establecidas en el diseño de políticas, como la harina de ofrecer pero que no era la cena, las líneas de autobuses y el impedimento para el transporte de los niños, la falta de un espacio y materiales específicos para la sala acoger, además de la falta de pago de las becas para estudiantes.
Palabras clave: Juventud, Educación Rural, Programa Projovem del Campo.
Téléchargements
Références
Bento, M. (2014). Notas sobre a expressão da branquitude nas instituições. In Bento, M. A. S. et al. (Orgs.). Identidade, branquitude e negritude: contribuições para a psicologia social no Brasil: novos ensaios relatos de experiência e de pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Carvalho, M., Barbosa, T., & Soares, B. (2010). Implementação de política pública: uma abordagem teórica e crítica. In X Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur. Mar del Plata, Argentina.
Figueiredo, M. (2016). O programa Projovem campo e as salas de acolhimento: um estudo de caso desta ação afirmativa para a conclusão da educação fundamental de jovens mulheres negras/ (Monografia de Especialização) Universidade de Brasília, Brasília.
Ipea. (2014). Situação social da população negra por estado/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. – Brasília: IPEA.
Ministério da Educação. (2009). Projeto Base ProJovem Campo – Saberes da Terra. Programa nacional de educação de jovens agricultores (as) familiares integrada à qualificação social e profissional. Brasília: MEC.
__________________. (2013). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Termo de Referência: Projeto Unesco: “Fortalecimento de Políticas Educacionais para a Juventude”.
Portilho, E. (2006). Escola e realidade do campo: o caso do Centro de Ensino Pipiripau II, Planaltina/DF. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).