O Projeto de Educação de Jovens e Adultos de Assentamentos de Reforma Agrária do Piauí (Proejapi) no contexto do Pronera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10135

Palavras-chave:

Rural Education (countryside), Pronera, Educational Policy, Youth and Adult Education.

Resumo

O Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária avançou em relação às políticas desenvolvidas historicamente no Brasil para a educação das populações campesinas, representando uma mudança de paradigma. Este artigo foi direcionado pelo seguinte problema de pesquisa: como se materializou a implantação do Pronera no estado do Piauí, mediante o Projeto de Educação de Jovens e Adultos de Assentamentos de Reforma Agrária (Proejapi)? O objetivo foi analisar o processo de implantação do Pronera/Proejapi no Estado. A investigação foi baseada na revisão da literatura, análise documental e entrevistas com diferentes sujeitos das instituições e movimentos imbricados com o processo de implantação do Programa. Os resultados indicaram que esse processo envolveu dificuldades relacionadas à precariedade estrutural dos assentamentos; ao nível de formação dos monitores; aos aspectos burocráticos de tramitação do processo; à descontinuidade na liberação das parcelas acordadas nos planos de trabalho e ao atraso das atividades pedagógicas, elementos que interferiram na dinâmica de execução do Projeto. Os problemas enfrentados foram sendo superados pelo engajamento da equipe pedagógica e dos movimentos sociais e sindicais envolvidos, revelando que o Pronera/Proejapi teve papel central na ampliação dos processos de escolarização e formação de pessoas engajadas nas lutas pelo direito à educação e pela transformação social.

Palavras-chave: educação do campo, pronera/proejapi, política educacional, educação de jovens e adultos.

 

The Project for Youth and Adults Education in Agrarian Reform Settlements in Piauí state (Proejapi) in the context of Pronera

ABSTRACT. The National Agrarian Reform Education Program has advanced in relation to the policies historically developed in Brazil for the education of countryside populations, representing a paradigm shift. This article was directed by the following research problem: how did the implementation of Pronera materialize in the State of Piauí, through the Youth and Adult Education Project of Agrarian Reform Settlements? The objective is to analyze the Pronera implantation process in the State. The investigation was based on literature review, document analysis and interviews with different subjects from the institutions and movements involved in the implementing process of the Program. The results indicate that this process involved difficulties related to the structural precariousness of the settlements; the level of monitors training; the bureaucratic aspects of the process processing; the discontinuity in the release of the installments agreed in the work plans and the delay in pedagogical activities, elements that interfered in the dynamics of the Project's execution. The problems faced were being overcome by the engagement of the pedagogical team and the social and union movements involved, revealing that Pronera played a central role in expanding the processes of schooling and training of the people engaged in the struggles for the right to education and social transformation.

Keywords: rural education (countryside), pronera/proejapi, educational policy, youth and adult education.

 

El Proyecto de Educación para Jóvenes y Adultos en Asentamientos de Reforma Agraria en Piauí (PROEJAPI) en el contexto de PRONERA

RESUMEN. El Programa Nacional de Educação para a Reforma Agraria ha avanzado en relación con las políticas históricamente desarrolladas en Brasil para la educación de las poblaciones campesinas, lo que representa un cambio de paradigma. Este artículo fue dirigido por el siguiente problema de investigación: ¿cómo se materializó la implementación de Pronera en el Estado de Piauí, a través del Proyecto de Educación de Jóvenes y Adultos de los Asentamientos de Reforma Agraria? El objetivo es analizar el proceso de implantación de Pronera en el Estado. La investigación se basó en la revisión de literatura, análisis de documentos y entrevistas con diferentes sujetos de las instituciones y movimientos involucrados en el proceso de implementación del Programa. Los resultados indican que este proceso implicó dificultades relacionadas con la precariedad estructural de los asentamientos; el nivel de entrenamiento de los monitores; los aspectos burocráticos del procesamiento del proceso; la discontinuidad en el lanzamiento de las cuotas acordadas en los planes de trabajo y el retraso en las actividades pedagógicas, elementos que interfirieron en la dinámica de la ejecución del Proyecto. Los problemas enfrentados fueron superados por la participación del equipo pedagógico y los movimientos sociales y sindicales involucrados, revelando que Pronera desempeñó un papel central en la expansión de los procesos de escolarización y capacitación de las personas involucradas en las luchas por el derecho a la educación y la transformación de la sociedad.

Palabras clave: educación rural, pronera/proejapi, política educativa, educación de jóvenes y adultos.

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Biografia do Autor

Jullyane Frazão Santana, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo - Campus de Ribeirão Preto. Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. É membro do Núcleo de Políticas e Gestão Educacional (NUPPEGE); do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana (NESPEM).

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre e doutora em educação pela Universidade de São Paulo, docente na Universidade Federal do Piauí e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE).

Marli Clementino Gonçalves , Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo - NUPECAMPO e integra o Núcleo de Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação - NUPPEGE. 

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Frazão Santana, J., Evangelista da Cruz, R. ., & Clementino Gonçalves, M. (2021). O Projeto de Educação de Jovens e Adultos de Assentamentos de Reforma Agrária do Piauí (Proejapi) no contexto do Pronera. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e10135. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10135

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Seção

Artigos / Articles / Artículos