Escola Nacional Florestan Fernandes e a formação política dos trabalhadores rurais do MST
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10911Resumo
Temos por objetivo apresentar as análises teóricas sobre os fundamentos educacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) expressos nas ações formativas e na organização da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Nesse sentido, buscamos relacionar os princípios educacionais do MST com as contribuições teóricas marxistas e marxianas. Metodologicamente utilizamos a pesquisa de tipo bibliográfica, cujas principais referências foram os escritos de Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir I. Lênin e os textos produzidos pelo MST sobre formação e educação. Pela pesquisa observamos que a formação política se tornou o centro das propostas educacionais do Movimento, visto que ela possibilita a constituição de uma consciência de classe capaz de contribuir com a elaboração de estratégias e formas de lutas pela reforma agrária e transformação da sociedade. Por fim, a partir dos estudos acerca da ENFF, constatamos uma relação teórica elucidativa entre a concepção de Partido de Lênin e o MST, em que ambos assumem o compromisso de dirigir, organizar e formar os trabalhadores para a luta de classe, na perspectiva de alcançar a emancipação humana e a revolução da sociedade opressora.
Palavras-chave: Educação, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Escola Nacional Florestan Fernandes, Formação Política, Consciência de Classe.
Florestan Fernandes National School and the political education of rural landless workers
Abstract. The research objective is to pose theoretical analysis about the educational basis of the Landless Workers' Movement (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST), expressed by educational actions and the organization of Florestan Fernandes National School (Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF). Therefore, we sought to relate the educational principles of the movement to the marxist and marxian theoretical contributions. The chosen methodological framework was bibliographic research, whose main references were Karl Marx, Friedrich Engels, and Vladimir I. Lenin's works, as well as the texts produced by the Movement on education and formation. The research shows that political education has become the center of the educational proposals of the movement, since it enables the constitution of class awareness, capable of contributing to the development of strategies and ways of defending land reform and society transformation. Finally, based on studies about the National School (ENFF), we detected a clarifying theoretical relation between the conception of political party by Lenin and the MST, in which both take the commitment of managing, organizing and educating workers for class struggle, on a perspective of reaching human emancipation and the revolution of an oppressive society.
Keywords: Education, Landless Workers' Movement, MST, Florestan Fernandes National School, Political Education, Class Consciousness.
Escuela Nacional Florestan Fernandes y formación política de los trabajadores rurales del MST
Resumen. Nuestro objetivo es presentar los análisis teóricos sobre los fundamentos educativos del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) expresos en acciones formativas y en la organización de la Escuela Nacional Florestan Fernandes (ENFF). En ese sentido, buscamos relacionar los principios educativos del MST con los aportes teóricos marxistas y marxianas. Metodológicamente, utilizamos la investigación bibliográfica, cuyas principales referencias fueron los escritos de Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir I. Lenin y los textos elaborados por el MST sobre formación y educación. A través de la investigación observamos que la formación política se convirtió en el centro de las propuestas educativas del Movimiento, visto que ella permite la constitución de una conciencia de clase capaz de contribuir a la elaboración de estrategias y formas de lucha por la reforma agraria y la transformación de la sociedad. Por fin, a partir de los estudios acerca de la ENFF, averiguamos una relación teórica esclarecedora entre la concepción de partido, de Lenin, y el MST, en que ambos se comprometen a dirigir, organizar y formar los trabajadores para la lucha de clases, en la perspectiva de alcanzar la emancipación humana y la revolución de la sociedad opresora.
Palabras clave: Educación, Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra, Escuela Nacional Florestan Fernandes, Formación Política, Conciencia de Clase.
Downloads
Referências
Bottomore, T. (2001). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
Lênin, V. I. (2011). As tarefas da união da juventude. Revista HISTERDBR On-line, número especial, 367-376. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639915
Lênin, V. I. (1988). Que fazer?. São Paulo, SP: Hucitec.
Lombardi, J. C. (2010). Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels (Tese de Livre Docência). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Lucena, C., & Borges Netto, M. (2010). Escola Nacional Florestan Fernandes e a formação dos trabalhadores rurais Sem Terra: as atribuições do movimento frente à sua base. Revista HISTEDBR On-line, 39, 211-224. https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639727
Manacorda, M. A. (2010). Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea.
Marx, K., & Engels, F. (1998). Dossiê Manifesto do Partido Comunista. Estudos Avançados, 12(34), 6-46. https://doi.org/10.1590/S0103-40141998000300002
Marx, K. (2011). O capital: crítica da economia política. Livro 1 – O processo de produção do capital. São Paulo, SP: Boitempo.
MST. (1998). Campanha de construção da escola nacional do MST. (Caderno de Formação nº 29). São Paulo, SP.
MST. (1997). Princípios da Educação no MST: Caderno de Educação n° 8. Porto Alegre, RS: Editora Peres.
Princeswal, M. (2007). MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes: uma síntese histórica (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Silva, R. M. L. (2005). A dialética do trabalho no MST – a construção da Escola Nacional Florestan Fernandes (Tese de Doutorado). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).