A Docência na Educação do Campo no contexto da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12413

Resumo

A Educação no Campo se configura a partir de lutas históricas por direitos à educação, à terra, à justiça social e ao trabalho. Com o surgimento da Pandemia COVID-19, as vulnerabilidades e precarizações tornaram-se mais evidentes. A partir das adaptações que foram necessárias em função das medidas de isolamento social, emergiu a preocupação com a saúde mental e apoio psicossocial dos atores que tornam possível a continuidade da educação para as populações do campo: os(as) professores(as). Diante disso, o artigo tem como objetivo apresentar uma análise das implicações da Pandemia da COVID-19 na saúde mental e psicossocial dos professores da Educação do Campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por meio de plataformas de comunicação digital com cinco profissionais da Educação do Campo, um de cada uma das cinco regiões do Brasil. A partir da análise do discurso, foram identificadas situações geradoras de sofrimento psicológico bem como os processos críticos protetores que proviam suporte à saúde mental no contexto pandêmico. As práticas pedagógicas remotas tornaram a situação da Educação do Campo e de educadores do Campo ainda mais precária e vulnerável. A pandemia da COVID-19 também acelerou processos de despersonalização e desvalorização da Educação do Campo.

Palavras-chave: saúde mental, atenção psicossocial, educação do campo, emancipação, COVID-19.

 

Teaching in Countryside Education in the context of COVID-19

ABSTRACT. Education in the countryside is a result of historical fights for the rights of property, education, social justice, and labor. The COVID-19 Pandemic highlighted the existing vulnerabilities and precariousness, and alongside the social isolation came the need to cope with mental health issues and psychosocial support for countryside teachers. This paper aims to present an analysis on the implications of COVID-19 Pandemic in mental and psychosocial health of the countryside teachers. Five countryside education professionals were interviewed, one from each Brazilian region. Online semi-structured interviews were analysed by discourse analysis. The findings showed situations leading to psychological distress as well as critical protective processes, which promoted mental health in the pandemic context. Pedagogical practices from distance have turned the situation of countryside education and its educators even more precarious and vulnerable. The pandemic accelerated processes of depersonalisation and devaluation of countryside education.

Keywords: mental health, psychosocial care, countryside education, emancipation, covid-19.

 

La enseñanza en la educación rural en el contexto de COVID-19

RESUMEN. La educación en el campo se forma a partir de las luchas históricas por los derechos a la educación, la tierra, la justicia social y el trabajo. Con la aparición de la pandemia COVID-19, las vulnerabilidades y la precariedad ya presentes en el pasado se hicieron más evidentes. De las adaptaciones que fueron necesarias debido a las medidas de aislamiento social, surgió la preocupación por la salud mental y el apoyo psicosocial de los actores que hacen posible la continuidad de la educación para las poblaciones del campo: los maestros. A partir de ello, tenemos el objetivo de presentar un análisis de las repercusiones de la pandemia COVID-19 en la salud mental y psicosocial de los maestros de la educación en el campo. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a través de plataformas de comunicación digital con cinco profesionales de la educación en el campo, uno de cada una de las cinco regiones de Brasil. Utilizó el análisis del discurso para identificar situaciones que generaron sufrimiento psicológico y también los procesos críticos que son protectores de la salud mental en contextos pandémicos. Las prácticas pedagógicas remotas dejaron aún más precaria y vulnerable la situación de la Educación en el Campo y de los educadores en el Campo. La pandemia COVID-19 también aceleró la despersonalización y devaluación de la Educación en el campo.

Palabras clave: salud mental, atención psicosocial, educación en el campo, emancipación, covid-19.

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Biografia do Autor

Juliana Crespo Lopes, Charles University, Praga/República Tcheca

Mestra e Doutora na área de Desenvolvimento Humano e Educação (UnB). Psicóloga (UFSC) e Pedagoga (UNIRIO). Pesquisadora de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Charles University, em Praga, República Tcheca.

Gabriela Fernandes Chaves Lira, Universidade de Brasília - UnB

Assistente social formada pela Universidade de Brasília. Especialista em saúde mental do adulto em caráter de residência pela Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS/DF. Mestranda em Política Social (PPGPS/UNB).

Nicolly Papacidero Magrin, Universidade Estadual de Londrina - UEL / Fundação Oswaldo Cruz

Psicóloga formada pela Universidade de Brasília, Residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Londrina e Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias (FIOCRUZ-Brasília).

Débora da Silva Noal, Fundação Oswaldo Cruz

Pós-doutora em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Doutora e Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB). Coordenadora do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias (FIOCRUZ-Brasília).

Marina Thuane Melo da Silva, Centro Universitário IESB

Psicóloga pelo Centro Universitário IESB.   Especialista em saúde mental do adulto em caráter de residência pela Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS/DF. Psicóloga Responsável Técnica no Serviço de Psicologia Professor João Claudio Todorov do Centro Universitário IESB.

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Como Citar

Crespo Lopes, J., Fernandes Chaves Lira, G. ., Papacidero Magrin, N. ., da Silva Noal, D., & Thuane Melo da Silva, M. (2021). A Docência na Educação do Campo no contexto da COVID-19. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12413. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12413