Impactos e mudanças causados pela pandemia de Covid-19 no fazer da biblioteconomia: cenário da biblioteca escolar do campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12478Palavras-chave:
field school library, pandemic, librarianResumo
Este artigo apresenta dados sobre o impacto e as mudanças causadas pela Pandemia de Covid-19 no fazer da biblioteconomia, no cenário da biblioteca escolar do campo. Apresenta o trabalho em bibliotecas como um fazer especial, cujo sentido só é valorizado se contextualizado. Questiona o papel da biblioteca e das práticas bibliotecárias na atual conjuntura, com o cenário da pandemia de Covid-19. Objetiva atualizar o debate sobre o fazer bibliotecário em Escolas do Campo na conjuntura da pandemia. Faz uso de pesquisa bibliográfica e exploratória em campo, mediada pela aplicação de questionário aos responsáveis pelas bibliotecas. Conclui apontando a situação de precariedade, impeditiva de ações e atividades de incentivo à leitura e disseminação de recursos pedagógicos de apoio às bibliotecas escolares e escolares-comunitárias.
Palavras-chave: biblioteca escolar do campo, pandemia, bibliotecário.
Impacts and changes caused by the Covid-19 pandemic in librarianship: the rural school library scenario
ABSTRACT. This article presents data on the impacts and changes caused by the Covid-19 pandemic on librarianship within the context of rural school libraries. We understand the work in libraries as a special activity that is only valued if contextualized. Thus, we question the role of the library and the librarian practices in the current pandemic scenario with the purpose of updating the debate on librarianship in rural schools. To this end, we conducted a bibliographic and exploratory field research mediated by the application of a questionnaire. We conclude by highlighting the precarious situation that prevents actions and activities to encourage reading and the dissemination of pedagogical resources to support school and school-community libraries.
Keywords: rural school library, pandemic, librarian.
Impactos y cambios causados por la pandemia de Covid-19 en el hacer de la biblioteconomía: escenario de la biblioteca escolar del campo
RESUMEN. Este artículo presenta datos sobre el impacto y los cambios causados por la Pandemia de Covid-19 en el hacer de la biblioteconomía, en el escenario de la biblioteca escolar del campo. Coyuntura el trabajo en bibliotecas como un hacer especial, cuyo sentido solo es valorado si contextualizado. Cuestiona el papel de la biblioteca y de las prácticas bibliotecarias, en la actual coyuntura, con el escenario de la pandemia de Covid-19. Objetiva actualizar el debate sobre el hacer bibliotecario en escuelas del campo en la coyuntura de la pandemia. Hace uso de investigación bibliográfica y exploratoria en campo, mediada por la aplicación de cuestionario. Concluye apuntando la situación de precariedad, impeditiva de acciones y actividades de incentivo a la lectura y diseminación de recursos pedagógicos de apoyo a las bibliotecas escolares y escolares-comunitarias.
Palabras clave: biblioteca escolar del campo, pandemia, bibliotecario.
Downloads
Referências
Arguelles, J. D., & Zapata, D. Á. (2002). Lecturas sobre lecturas. México: Conaculta.
Associação de Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA). (2020). Como está o ensino remoto nas escolas do campo nesta pandemia? Recuperado de: http://aspta.org.br/2020/10/28/como-esta-o-ensino-remoto-nas-escolas-do-campo-nesta-pandemia/
Bufrem, L. S., Gehrke, M., & Oliveira, D. C. (2012). Relatório do estudo exploratório da pesquisa. Curitiba: [s.n.], 2012.
Bufrem, L. S.; Gehrke, M.; Oliveira, D. C. Relatório do estudo exploratório da pesquisa. Curitiba: [s.n.], 2012.
Britto, L. P. L. (2009). Educação linguística escolar: para além das obviedades. In Correa, D. A., & Saleh, P. B. O. (Orgs.). Estudos da linguagem e currículo: diálogos (im)possíveis (pp. 78-89). Ponta Grossa: UEPG.
Canal do Professor. (2020). Conexão Professor: a biblioteca escolar engajada no incentivo da leitura. [Youtube]. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=Pe7K1C84jr4
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). (2020). TIC Domicílios 2019. Recuperado de: https://cetic.br/pt/noticia/tres-em-cada-quatro-brasileiros-ja-utilizam-a-internet-aponta-pesquisa-tic-domicilios-2019/
Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). (2012). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Campello, B. S., Carvalho, M. da C., Andrade, M. E. A., Vianna, M. M., Caldeira, P. da T., & Abreu, V. L. F. G. (2005). A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica.
Freire, P. (1984). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (8. ed.). São Paulo: Cortez.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17. ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (2001). Ação cultural para liberdade e outros escritos (9. ed.). São Paulo: Paz e Terra.
Gehrke, M. Contribuições da práxis para a constituição da biblioteca escolar do trabalho a partir da Educação do Campo. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Gomes, M. (2021, 11 de março). Com pandemia, quilombolas perdem renda e têm trajetória escolar interrompida. Brasil de Fato, Belo Horizonte. Recuperado de: https://www.brasildefato.com.br/2021/03/11/com-pandemia-quilombolas-perdem-renda-e-tem-trajetoria-escolar-interrompida
Hammel, A. C., Ferreira, E. M., Gehrke, M., & Finatto, R. A. (Orgs.). (2021). Escolas multisseriadas do Paraná: um estudo a partir do programa Escola da Terra. Curitiba: CRV.
Lei n. 12.244. (2005, 25 de maio). Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Presidência da República. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm
Llano, X. (1997). La biblioteca en el medio rural: reflexiones. Madrid: Trea.
Maroto, L. H. (2009). Biblioteca escolar, eis a questão: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica.
Marx, K., & Engels, F. (1986). A ideologia alemã (5. ed.). São Paulo: Hucitec.
Milanesi. L. (1986). Ordenar para desordenar: centros de cultura e biblioteca pública. São Paulo: Brasiliense.
Oliveira, D. C. de. Práticas de leitura na Escola itinerante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Paraná. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Paraná. (2011). Projeto Implantação dos Sistemas da Rede de Bibliotecas Escolares Públicas. SEED/SUED. Curitiba: [s.n.].
Pereira, R. (2018). A Lei n. 12.244/2010 e seus desdobramentos no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), 9, 80-97. https://doi.org/10.21747/21836671/pag9a5
Reichenbach, V. (2019). Fechamento das escolas do campo no estado do Paraná (1997 - 2017): violação do direito a educação (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Rigobelo, A. P. C., & Di Giorgi, C. A. G. (2009). Outros parceiros na biblioteca escolar: democratização e incentivo à leitura. In Rigobelo, A. P. C., & Di Giorgi, C. A. G. Biblioteca escolar e práticas educativas: os mediadores em formação (pp. 76-92). Campinas: Mercado das Letras.
Silva, E. T. da. (1986). Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus.
Silva, E. T. da. (1988). Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes.
Silva, E. T. da. (2003). O bibliotecário e a formação do leitor. In Barzotto, V. H. Estado da leitura (pp. 18-36). Campinas: Mercado das Letras, Associação de Leitura do Brasil.
Silva, J. L. C. (2020, 28 de outubro). Atuação das bibliotecas escolares em tempos de pandemia e pós-pandemia [Palestra]. Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, Salvador, Bahia.
Silva, W. C. da. (2003). Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez.
Souza, H. J. de. (2009). Como se faz análise de conjuntura (31. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).