A epistemologia do Escola da Terra no Distrito Federal: ensaios do Sistema de Complexos nas Escolas do Campo

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13816

Resumo

O presente artigo objetiva compartilhar o processo de formação continuada de educadores(as) da Educação Básica das Escolas do Campo do Distrito Federal (DF), por meio do Programa Escola da Terra, do Ministério da Educação, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), na perspectiva do Sistema de Complexos. Contextualiza a trajetória de construção e de institucionalização da política pública de Educação do Campo no DF, as estratégias desenvolvidas pela SEEDF e as contribuições da UnB, por meio da Escola da Terra e de outros projetos para a implementação de tais políticas. Apresenta os elementos do Projeto Pedagógico do Programa, os princípios teórico-metodológicos sobre os quais se assentam o Sistema de Complexos, a organização curricular do curso, identificando os limites e os desafios próprios de um percurso coletivo e, principalmente, os avanços construídos no âmbito das escolas, do corpo docente e da própria UnB, notadamente a instituição do curso de Especialização em Educação do Campo, dentro dessa mesma perspectiva epistemológica.

Palavras-chave: programa escola da terra, formação continuada, educadores, sistema de complexos.

 

The epistemology of Escola da Terra in the Distrito Federal: essays on the System of Complexes in rural schools

ABSTRACT. This article aims to share the process of continuing education of educators from countryside schools in the DF through the Escola da Terra Program, of the Ministry of Education, in partnership with the University of Brasília and the State Department of Education of the District Federal, from the perspective of the System of Complexes. It contextualizes the trajectory of construction and institutionalization of the Countryside Education public policy in the DF, the strategies developed by SEEDF and the contributions of UnB, through Escola da Terra and other projects for the implementation of such policies. It presents the elements of the Program's Pedagogical Project, the theoretical-methodological principles on which the System of Complexes are based, the curricular organization of the Course, identifying the limits and challenges inherent to a collective route and, mainly, the advances built within the scope of the schools, teachers and UnB itself, notably the institution of the Specialization Course in Countryside Education in the same epistemological perspective.

Keywords: escola da terra program, continuing education, educators, system of complexes.

 

La epistemología de la Escola da Terra en el Distrito Federal: ensayos sobre el Sistema de Complejos en escuelas rurales

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo compartir el proceso de formación continua de educadores de escuelas rural del campo del Distrito Federal a través del Programa Escola da Terra, del Ministerio de Educación, en colaboración con la Universidad de Brasilia y la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal, desde la perspectiva del Sistema de Complejos. Contextualiza la trayectoria de construcción e institucionalización de la política pública de Educación del Campo en el DF, las estrategias desarrolladas por SEEDF y los aportes de la UnB, a través de la Escola da Terra y otros proyectos para la implementación de tales políticas. Presenta los elementos del Proyecto Pedagógico del Programa, los principios teórico-metodológicos en los que se sustenta el Sistema de Complejos, la organización curricular del Curso, identificando los límites y desafíos inherentes a un camino colectivo y, principalmente, los avances construidos en el marco del ámbito de las escuelas, profesores y de la propia UnB, destacándose la institución del Curso de Especialización en Educación Rural en la misma perspectiva epistemológica.

Palabras clave: programa escola da terra, formación continua, educadores, sistema de complejos.

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Biografia do Autor

Clarice Aparecida Santos, Universidade de Brasília - UnB

Clarice A.dos Santos é Professora Adjunta da UnB, Faculdade UnB Planaltina. Doutora em Educação pelo PPFH/UERJ. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo da UnB – PPG/MADER.

Eliene Novaes Rocha, Universidade de Brasília - UnB

Eliene Novaes Rocha é Professora Adjunta da UnB, Faculdade UnB Planaltina (FUP). Doutora em Educação pelo PPGE/FE/UnB. Estágio pós-doutoral na Universidade de Barcelona (UB/ES). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Atualmente coordena a Formação continuada da Ação Escola da Terra no Distrito Federal e é vice coordenadora do curso de Especialização em Educação do Campo da UnB do PPGMader/UnB.

Maura Luciane Conceição de Souza, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Psicopedagoga e Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Licenciada em Filosofia (UCB). Especialista em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade pelo CEAM/UnB. Cursa Especialização em Educação do Campo pelo PPG-MADER/UnB. Atua como Coordenadora Distrital do Programa Escola da Terra.

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Publicado

2022-05-28

Como Citar

Santos, C. A., Novaes Rocha, E., & Conceição de Souza, M. L. . (2022). A epistemologia do Escola da Terra no Distrito Federal: ensaios do Sistema de Complexos nas Escolas do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13816. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13816

Edição

Seção

Dossiê: Escola da Terra