Perfil das/dos professoras/es cursistas da segunda edição do Programa Escola da Terra/Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13838

Resumo

O Programa Escola da Terra se constitui no estado de Sergipe na única política de formação para professores da Educação do Campo que, nessa segunda edição, contemplou 160 docentes de 14 municípios.  A escassez dessa formação impacta no desenvolvimento de uma prática pedagógica condizente com os princípios e objetivos da Educação do Campo.  Destarte, o presente artigo objetiva analisar o perfil das/os docentes da segunda edição do Programa Escola da Terra/Sergipe.  Para tanto, foi realizada uma atividade diagnóstica junto às/aos cursistas, por meio de questionário com perguntas sobre a Educação do Campo, o campo brasileiro e sergipano, e a nucleação/fechamento das escolas do campo.  A análise dos dados nos levou aos seguintes resultados: a maioria das/os professoras/es cursistas desconhece a história, os objetivos e os princípios da Educação do Campo, bem como a realidade onde atuam, desenvolvendo, consequentemente, uma prática pedagógica distante dos sujeitos aos quais se destina; enxergam os pais, as mães ou responsáveis pelas/os discentes como o maior problema para o desenvolvimento de sua prática docente, por estes não acompanharem as atividades/exercícios enviadas para casa.  Constata-se, assim, que as/os docentes cursistas têm uma visão urbana do campo e desenvolvem uma prática pedagógica semelhante àquela da educação rural.

Palavras-chave: programa escola da terra, formação docente, educação do campo, prática pedagógica.

 

Profile of the teachers participating in the second edition of the “Escola da Terra/Sergipe” Program

ABSTRACT. The “Escola da Terra” Program is the only training policy for countryside educators in Sergipe that reached 160 teachers from 14 cities, in its second edition.  The shortage of this training affects the development of a pedagogical practice consistent with the countryside education’s principles and goals.  Thus, this article aims to analyze the profile of the teachers of the second edition of the “Escola da Terra/Sergipe” program.  Therefore, we carried out a diagnostic activity with the participants, through a questionnaire about countryside education, the Brazilian and Sergipe’s countryside, and the countryside schools nucleation/shutdown. The data analyses led to the following results: most of the teachers do not know the history, the goals and the principles of the countryside education, nor the reality where they work, developing, consequently, a pedagogical practice that is distant from the subjects to whom it is intended; the group perceives the student’s parents or legal guardians inability to keep up with the activities/exercises sent home as the biggest issue to the development of their teaching practice. In conclusion, it is noted that the participating teachers have an urban understanding of the countryside and develop a teaching practice that is similar to the rural education.

Keywords: “escola da terra” program, teachers training, countryside education, pedagogical practice

 

Perfil de los docentes cursando la segunda edición del Programa Escola da Terra-Sergipe

RESUMEN. El Programa Escola da Terra es la única política de formación de profesores de educación rural en el estado de Sergipe, que, en esta segunda edición, contó con 160 profesores de 14 municipios. La escasez de esta formación impacta en el desarrollo de una práctica pedagógica acorde con los principios y objetivos de la educación rural. Así, este artículo tiene como objetivo analizar el perfil de los profesores de la segunda edición del Programa Escola da Terra/Sergipe. Para ello, se realizó una actividad de diagnóstico con los participantes del curso, a través de un cuestionario con preguntas sobre la educación rural, el campo brasileño y Sergipe, y la nucleación/clausura de las escuelas rurales. El análisis de los datos nos llevó a los siguientes resultados: la mayoría de los docentes/participantes del curso desconocen la historia, objetivos y principios de la educación rural, así como la realidad en la que actúan, desarrollando en consecuencia una práctica pedagógica alejada de la súbditos a quienes va destinado; ven a los padres, madres o tutores de los alumnos como el mayor problema para el desarrollo de su práctica docente, pues no siguen las actividades/ejercicios enviados a casa. Parece, por tanto, que los docentes del curso tienen una visión urbana del campo y desarrollan una práctica pedagógica similar a la de la educación rural.

Palabras clave: programa escola da terra, formación docente, educación rural, práctica pedagógica.

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Biografia do Autor

Tereza Simone Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Geografia/PPGEO/UFS, Professora Adjunta do Departamento de Letras-Libras da UFS, membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais - GPEMS/DEDI/UFS. Membro do Laboratório de Estudos Territoriais – LATER/PPGEO/UFS.

Josefa de Lisboa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora da graduação e da pós-graduação em Geografia da UFS. Atua nas áreas de análise regional, espaço agrário e luta pela terra, Geografia econômica, política e ensino de Geografia. É líder do Grupo de Pesquisa Relação Sociedade e Produção do Espaço Geográfico e coordenadora do LATER. É vice-diretora da ADUFS, gestão 2021-22.

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Como Citar

Carvalho, T. S., & Lisboa, J. (2022). Perfil das/dos professoras/es cursistas da segunda edição do Programa Escola da Terra/Sergipe. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13838. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13838

Edição

Seção

Dossiê: Escola da Terra