O Programa Escola da Terra na formação continuada de professores e professoras de escolas do campo e quilombolas: práticas socioculturais como temas geradores no ensino da matemática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13897

Resumo

O Programa Escola da Terra é política de Estado, envolvendo governo federal, governos estaduais e municipais, além de movimentos sociais e Instituições de Ensino Superior Pública. Busca promover formação continuada específica de professores(as) para atendimento das necessidades das escolas do campo e quilombola. Este artigo tem por objetivo relatar e analisar contribuições do Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra da UFT, Câmpus de Arraias, na formação de professores(as) do Campo no Tocantins, tendo por referência o Módulo: Linguagens Matemáticas. Analisamos materiais produzidos pelos cursistas, conteúdos e metodologias abordados na formação. A investigação utiliza como instrumento de pesquisa os relatórios de campo dos profissionais envolvidos no projeto. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico que versa sobre educação do campo, etnomatemática, práticas socioculturais e formação inicial e continuada de professores(as). Destacamos a elaboração dos projetos de ação dos(das) cursistas, fruto das reflexões dos conteúdos dialogados durante encontros on-line e materializadas no tempo comunidade nas escolas onde estes atuam. Embora existam muitos desafios, reconhecemos que o Projeto (UFT) e o Programa (MEC) Escola da Terra têm desencadeado processos formativos, que buscam construir espaços de diálogo e reflexão das práticas educativas a partir de seus contextos, alinhados aos princípios da Educação do Campo.

Palavras-chave: educação do campo, escola da terra, educação escolar quilombola, formação de professores, etnomatemática.

 

The Program Escola da Terra in the continuing education of teachers from rural and quilombola schools: sociocultural practices as generating themes in the teaching of school mathematics

ABSTRACT. The Escola da Terra Program is a State policy, involving the federal government, state and municipal governments, as well as social movements and Public Higher Education Institutions. It seeks to promote specific continuous formation of teachers to meet the needs of rural and quilombola schools. This article aims to report and analyze contributions of the Improvement Course Escola da Terra at UFT, Arraias Campus, in the formation of rural teachers in Tocantins, having as reference the Module: Mathematical Languages. We analyzed materials produced by course participants, contents and methodologies addressed in the formation. The investigation uses as a research instrument the field reports of the professionals involved in the project. The data were analyzed in the light of the theoretical framework that deals with rural education, ethnomathematics, sociocultural practices and initial and continuing teacher formation. We highlight the elaboration of the action projects of the course participants, the result of reflections on the contents discussed during online meetings and materialized in the community time in the schools where they work. Although there are many challenges, we recognize that the Project (UFT) and the Program (MEC) Escola da Terra have triggered formation processes, which seek to build spaces for dialogue and reflection on educational practices based on their contexts, in line with the principles of Rural Education.

Keywords: Rural education, land school, quilombola school education, teacher training, ethnomathematics

 

El Programa Escola da Terra en la formación permanente de profesores de escuelas rurales y quilombolas: prácticas socioculturales como temas generadores en la enseñanza de las matemáticas escolares

RESUMEN. El Programa Escola da Terra és política de Estado, envuelvendo gobierno federal, gobiernos estatales y municipales, movimientos sociales y Instituciones de Educación Superior (IES) Pública. Busca promover la formación continua específica de los docentes para atender las necesidades específicas de las escuelas rurales y quilombola. Este artículo tiene como objetivo informar y analizar las contribuciones curso de perfeccionamiento da Escola da Terra de la UFT, Campus de Arraias, en la formación de profesores rurales en Tocantins, con referencia lo Módulo: Idiomas Matemáticas. Analizamos los materiales producidos por los participantes del curso, los contenidos y metodologías abordados en la formación. La investigación utiliza como instrumento de investigación informes de campo de profesionales involucrados en el proyecto. Los datos fueron analizados a la luz del referencial teórico que trata sobre educación rural, etnomatemáticas, prácticas socioculturales y  formación inicial y continua de profesores. Destacamos las producciones finales que fueron la elaboración de proyectos de acción de autoría de los participantes del curso, resultado de las reflexiones de los contenidos dialogados durante encuentros en línea y materializados en el tiempo comunitario en las escuelas donde actúan. Aunque todavía hay muchos desafíos, reconocemos que el Proyecto (UFT) y el Programa(MEC) Escola da Terra han desencadenado procesos de formación que buscan construir espacios de diálogo y reflexión de las prácticas educativas a partir de sus contextos y en línea con los principios de la Educación Rural.

Palabras clave: educación rural, Escola da Terra, educación escolar quilombola, formación docente, etnomatemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel de Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) lotada no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Faculdade Intercultural Indígena (Faind).

Kaled Sulaiman Khidir, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lotado no Curso de Licenciatura em Matemática, Câmpus de Arraias.

Rogério Ribeiro Coelho, Secretaria de Estado de Educação do Tocantins

Mestre em Desenvolvimento Sustentável Junto a Povos e Terras Tradicionais (UnB). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Tocantins (SEDUC-TO) lotado na Escola Estadual Agrícola David Aires França, município de Arraias.

Referências

Brasil, Portaria nº 579, de 2 de julho de 2013 Institui a Escola da Terra. Recuperado de: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30695064. Acesso em: 15 01 2022.

Carvalho, R. A. (2016). Identidade e cultura dos povos do campo no Brasil: entre preconceitos e resistências, qual o papel da educação. Curitiba: Appris.

Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez.

Freire, P. (2014). Educação e mudança. 36. ed. rev. e atual. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2014). Pedagogia do oprimido. 57. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Hage, S. A. M., & Pena, S. C. (2018). Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta: experiência de formação de educadores contextualizada e afirmativa da diversidade sociocultural e territorial da Amazônia paraense. In Hage, S. A. M. et al. (Orgs.). Programa Escola da Terra: cartografia da diversidade e complexidade de sua execução no Brasil (pp. 121-134). Curitiba: Editora CRV.

Khidir, K. S., & Coelho, R. R. (2019). Práticas socioculturais na formação continuada de professores que ensinam matemática em escolas campesinas do Triângulo Mineiro. In Costa, A. C. M. (Org.) Diálogos com a Educação do campo: as experiências do Programa Escola da Terra (pp. 148-172). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: PROEX/UFU.

MEC (2013). Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO. Documento Orientador, Brasília.

Mendes, I. A. (2009). Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Mendes, I. A., & Farias, C. A. (Orgs.). (2014). Práticas Socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Nascimento, C. G. (2006). Educação e cultura: as Escolas do Campo em movimento. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, 16(1112), 867-883. Recuperado de: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/184/147

Pernambuco, M. M. A. C. (1994). Educação e escola como movimento (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

de Carvalho, R., Khidir, K. S. ., & Coelho, R. R. . (2022). O Programa Escola da Terra na formação continuada de professores e professoras de escolas do campo e quilombolas: práticas socioculturais como temas geradores no ensino da matemática escolar . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13897. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13897

Edição

Seção

Dossiê: Escola da Terra