As transformações na realidade agrária e as escolas do campo do núcleo regional de educação de Dois Vizinhos - PR

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14290

Resumo

As “escolas do campo”, no estado do Paraná, é uma proposta educacional que se propõe a, além de garantir educação de qualidade, considerar as especificidades da realidade do campo. O Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos (NRE-DV) é responsável por sete municípios e atende, no total, quinze Escolas do Campo, do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida mediante consulta em séries históricas do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do NRE-DV, além de entrevista com a professora gestora das escolas do campo do referido Núcleo. A situação das escolas do campo está vinculada à questão agrária, isto é, ao conjunto de problemas inerentes ao desenvolvimento do capitalismo no campo. Assim, o artigo analisa a diminuição no número de matrículas nas Escolas do Campo nos últimos anos, movimento que tem ocorrido devido à diminuição da população residente na área rural, à concentração de terras e às mudanças ocorridas na agricultura.

Palavras-chave: questão agrária, educação do campo, escolas rurais, núcleo regional de educação, Dois Vizinhos-PR.

 

The transformations in the agricultural reality and the rural schools of the regional nucleus of education of Dois Vizinhos - PR                                                  

ABSTRACT. The “country schools”, in the state of Paraná, is an educational proposal that, in addition to guaranteeing quality education, considers the specificities of the rural reality. The Regional Education Nucleus of Dois Vizinhos (NRE-DV) is responsible for seven municipalities and serves, in total, fifteen Rural Schools, elementary school (final years) and high school. The research was developed by consulting historical series of the Agricultural Census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the NRE-DV, in addition to an interview with the manager teacher of the rural schools of the referred Nucleus. The situation of rural schools is linked to the agrarian question, that is, to the set of problems inherent to the development of capitalism in the countryside. Thus, the article analyzes the decrease in the number of enrollments in Rural Schools in recent years, a movement that has occurred due to the decrease in the population residing in rural areas, the concentration of land and changes in agriculture.

Keywords: agrarian question, countryside education; rural schools; regional education center, Dois Vizinhos-PR

 

Las transformaciones en la realidad agropecuaria y las escuelas de campo del núcleo regional en Dois Vizinhos – PR

RESUMEN. Las “escuelas de campo”, en el estado de Paraná, es una propuesta educativa que, además de garantizar una educación de calidad, considera las especificidades de la realidad rural. El Núcleo Regional de Educación de Dois Vizinhos (NRE-DV) es responsable por siete municipios y atiende, en total, a quince Escuelas Rurales, primaria (últimos años) y secundaria. La investigación se desarrolló a partir de la consulta de series históricas del Censo Agropecuario del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y del NRE-DV, además de una entrevista con el profesor gerente de las escuelas rurales del referido Núcleo. La situación de las escuelas rurales está ligada a la cuestión agraria, es decir, al conjunto de problemas inherentes al desarrollo del capitalismo en el campo. Así, el artículo analiza la disminución del número de matrículas en las Escuelas Rurales en los últimos años, movimiento que se ha producido debido a la disminución de la población residente en las zonas rurales, la concentración de la tierra y los cambios en la agricultura.

Palabras clave: cuestión agraria, educación de campo, escuelas rurales, núcleo regional de educación, Dois Vizinhos-PR.

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Biografia do Autor

Leandro Turmena, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação. Professor nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Ciências Biológicas e, do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, na UTFPR. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, ensino superior e, trabalho e educação.

Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, pela UTFPR, campus Dois Vizinhos. Mestrando em Educação, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Educação Matemática e ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, resolução de problemas, educação matemática, jogos educativos e estágio supervisionado.

Sidemar Presotto Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduado em Agronomia, mestre em Sociologia e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor de sociologia rural; associativismo e cooperativismo e legislação agrária na UTFPR. Possui experiência em questão agrária; capital financeiro na agricultura e na educação; economia política e ecologia; políticas agrícolas e fundiárias.

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Publicado

2023-03-11

Como Citar

Turmena, L., Vinicius Pereira Ribeiro, M., & Presotto Nunes, S. (2023). As transformações na realidade agrária e as escolas do campo do núcleo regional de educação de Dois Vizinhos - PR. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14290. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14290

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Artigos / Articles / Artículos