As transformações na realidade agrária e as escolas do campo do núcleo regional de educação de Dois Vizinhos - PR
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14290Resumo
As “escolas do campo”, no estado do Paraná, é uma proposta educacional que se propõe a, além de garantir educação de qualidade, considerar as especificidades da realidade do campo. O Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos (NRE-DV) é responsável por sete municípios e atende, no total, quinze Escolas do Campo, do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida mediante consulta em séries históricas do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do NRE-DV, além de entrevista com a professora gestora das escolas do campo do referido Núcleo. A situação das escolas do campo está vinculada à questão agrária, isto é, ao conjunto de problemas inerentes ao desenvolvimento do capitalismo no campo. Assim, o artigo analisa a diminuição no número de matrículas nas Escolas do Campo nos últimos anos, movimento que tem ocorrido devido à diminuição da população residente na área rural, à concentração de terras e às mudanças ocorridas na agricultura.
Palavras-chave: questão agrária, educação do campo, escolas rurais, núcleo regional de educação, Dois Vizinhos-PR.
The transformations in the agricultural reality and the rural schools of the regional nucleus of education of Dois Vizinhos - PR
ABSTRACT. The “country schools”, in the state of Paraná, is an educational proposal that, in addition to guaranteeing quality education, considers the specificities of the rural reality. The Regional Education Nucleus of Dois Vizinhos (NRE-DV) is responsible for seven municipalities and serves, in total, fifteen Rural Schools, elementary school (final years) and high school. The research was developed by consulting historical series of the Agricultural Census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the NRE-DV, in addition to an interview with the manager teacher of the rural schools of the referred Nucleus. The situation of rural schools is linked to the agrarian question, that is, to the set of problems inherent to the development of capitalism in the countryside. Thus, the article analyzes the decrease in the number of enrollments in Rural Schools in recent years, a movement that has occurred due to the decrease in the population residing in rural areas, the concentration of land and changes in agriculture.
Keywords: agrarian question, countryside education; rural schools; regional education center, Dois Vizinhos-PR
Las transformaciones en la realidad agropecuaria y las escuelas de campo del núcleo regional en Dois Vizinhos – PR
RESUMEN. Las “escuelas de campo”, en el estado de Paraná, es una propuesta educativa que, además de garantizar una educación de calidad, considera las especificidades de la realidad rural. El Núcleo Regional de Educación de Dois Vizinhos (NRE-DV) es responsable por siete municipios y atiende, en total, a quince Escuelas Rurales, primaria (últimos años) y secundaria. La investigación se desarrolló a partir de la consulta de series históricas del Censo Agropecuario del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y del NRE-DV, además de una entrevista con el profesor gerente de las escuelas rurales del referido Núcleo. La situación de las escuelas rurales está ligada a la cuestión agraria, es decir, al conjunto de problemas inherentes al desarrollo del capitalismo en el campo. Así, el artículo analiza la disminución del número de matrículas en las Escuelas Rurales en los últimos años, movimiento que se ha producido debido a la disminución de la población residente en las zonas rurales, la concentración de la tierra y los cambios en la agricultura.
Palabras clave: cuestión agraria, educación de campo, escuelas rurales, núcleo regional de educación, Dois Vizinhos-PR.
Downloads
Referências
Barrozo, S. (2019). Entrevista I. Entrevistador: Marcos Vinicius Pereira Ribeiro e Renata Cassia de Oliveira Veloso. Dois Vizinhos, PR.
Caldart, R. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35-64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003
Cherobin, F. F. (2015). A educação do campo e sua normatização como política pública: uma demanda dos trabalhadores ressignificada pelo Estado (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.
Colares, A. A., & Bezerra Neto, L. (2002). Contribuição ao debate acerca da utilização do materialismo histórico e dialético como referencial teórico na pesquisa histórico-educacional. HISTEDBR On-line, 6(1). s./p.
Instituto Brasileiro de Geografia. (2010). Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Recuperado de: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/demografico-2010/inicial
Instituto Brasileiro de Geografia. (2021). Censos Agropecuários. Recuperado de: https://sidra.ibge.gov.br
Freitas, L. C. (2020). As duas interpretações sobre a questão agrária brasileira. In Rippel, L., & Nunes, S. (Org.). Imperialismo e Questão Agrária: luta de classes no campo brasileiro (pp. 13-32). Florianópolis: Ed. Hábitus.
Mazur, I. P. (2016). O processo de fechamento das escolas no campo em Itapejara D’Oeste/PR: o caso da Escola Estadual de Lageado Bonito e do Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná.
Molina, M. C., & Freitas, H.C.A. (2011). Avanços e desafios na construção da educação do campo. Em Aberto, 24(95), 17-31.
Neto, L. B., & Bezerra, M. C. S. (2010). A importância do materialismo histórico na formação do educador do campo. HISTEDBR On-line, Número especial, 251-272.
Nunes, S. P. (2020, 09 de agosto). Pesquisador da UTFPR-DV aponta novo perfil dos jovens no campo. Jornal de Beltrão.
Oliveira, M. A. (2008). As bases epistemológicas e filosóficas de alguns projetos de educação do campo: do pretendido marxismo à aproximação ao ecletismo pós-moderno (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Paraná.
Paraná (2006). Diretrizes curriculares da Educação do campo. Curitiba: SEED, 2006.
Paraná (2010). Resolução 4783 - 28 de Outubro de 2010. Recuperado: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=69377&indice=1&totalRegistros=1&dt=27.8.2021.15.22.41.589. Acesso em: 24 fev. 2023.
Schmitz, M. T. (2015). Análise Histórica do Fechamento das Escolas Localizadas no Campo nos Municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos: O Caso das Escolas da Comunidade Canoas – Município de Cruzeiro do Iguaçu – 1980 – 2014 (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná.
Secretaria de Estado da Educação. (2021). Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Paraná, NRE-DV. Recuperado de: http://www.nre.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=46. Acesso em: 05 mai. 2021.
Silva, J. G. (1993). A industrialização e a urbanização da agricultura brasileira. São Paulo em Perspectiva, 7(3), 2-10.
Souza, F. E., Bibiano, G. J., Abe, T. A. J., Rocha, D. L., & Santos. (2016). Panorama do fechamento de escolas do campo do Estado de Goiás de 2007 a 2015. Boletim DATALUTA. 103, s/p.
Souza, M. A., Fontana, M. I., & Marcoccia, P. C. P. (2012). Escolas Públicas localizadas no campo no estado do Paraná: diretrizes curriculares e práticas escolares. Olhar de Professor, 15(1), 91-108. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.15i1.0007
Turmena, L. (2009). O público, o privado e o Estado sob a lógica do Capital: a expansão do Ensino Superior no Sudoeste do Paraná (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.
Vendramini, C. R. (2009). A educação do campo na perspectiva do materialismo histórico dialético. In Coutinho, A. F. (Org.). Diálogos sobre a questão da Reforma Agrária e as políticas de Educação do campo (pp. 17-32). São Luís, MA: Edufma.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leandro Turmena, Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Sidemar Presotto Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).