O espaço da escola do campo ribeirinha na cidade de Belém do Pará: direções das pesquisas acadêmicas em educação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14836Resumo
O estudo aborda o espaço comunicante da educação ribeirinha situada nas ilhas que compõe os limites geográficos da cidade de Belém no Pará. O objetivo é analisar na produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação de duas instituições de ensino superior pública, o espaço comunicante das escolas do campo ribeirinhas das ilhas de Belém do Pará e sua contribuição à formação de professores. A metodologia parte da abordagem qualitativa, da pesquisa bibliográfica e descritiva na seleção do “espaço” como categoria de estudo. A análise final é baseada na triangulação de métodos. Como resultados apontam-se: o lugar da escola ribeirinha é formador e difusor de culturas; o espaço das relações escolares emana das comunidades; relações entre professores alunos e comunidade evidenciam crenças, saberes e diversidades; a formação permanente dos professores atrelada à vivência local; há necessidade de políticas públicas que resguardem o direito à escola no espaço do campo; e, o espaço ribeirinho é visto como ambiente de luta por educação pública no Brasil. Na conclusão é oportuno afirmar que o espaço comunicante da escola ribeirinha na Amazônia paraense carece de políticas públicas que resguardem o direito das populações do campo de viver, desenvolver e estudar no local em que habitam.
Palavras-chave: escola do campo ribeirinha, amazônia paraense, formação de professores, espaço comunicante, lugar.
The ribeirinha school countryside space in the city of Belém in Pará: directions of academic research in education
ABSTRACT. The study addresses the communicating space of riverside education located on the islands that make up the geographic limits of the city of Belém in Pará. The general objective is to analyze in the academic production of the postgraduate programs in education of two public higher education institutions, the communicating space of the riverside rural schools of the islands of Belém and their contribution to the training of teachers. The methodology starts from the qualitative approach, uses bibliographic and descriptive research in the selection of “space” as a study category. The final analysis is based on the triangulation of methods. As results, it is pointed out: the place of the riverside school is a trainer and diffuser of cultures; the space of school relations emanates from the communities; relationships between teachers, students and the community evidence beliefs, knowledge and diversities; permanent training of teachers linked to local experience; there is a need for public policies that protect the right to school in the countryside; and, the riverside space is seen as an environment of struggle for public education in Brazil. In conclusion, it is opportune to state that the communicating space of the riverside school in the Pará Amazon lacks public policies that protect the right of rural populations to live, develop and study in the place where they live.
Keywords: campo ribeirinha school, pará amazon, teacher training, communicating space, place.
El espaço da escola do campo ribeirinha en la ciudad de Belém do Pará: rumbos de la investigación académica en educación
RESUMEN. El estudio aborda el espacio comunicante de la educación ribereña ubicado en las islas que componen los límites geográficos de la ciudad de Belém en Pará. El objetivo general es analizar en la producción académica de los programas de posgrado en educación de dos instituciones de educación superior públicas, el espacio comunicativo de las escuelas rurales ribereñas de las islas de Belém y su aporte a la formación de docentes. La metodología parte del enfoque cualitativo, utiliza la investigación bibliográfica y descriptiva en la selección del “espacio” como categoría de estudio. El análisis final se basa en la triangulación de métodos. Como resultados se apunta: el lugar de la escuela ribereña es formador y difusor de culturas; el espacio de relaciones escolares emana de las comunidades; las relaciones entre docentes, estudiantes y la comunidad evidencian creencias, saberes y diversidades; formación permanente de docentes vinculados a la experiencia local; se necesitan políticas públicas que protejan el derecho a la escuela en el campo; y, el espacio ribereño es visto como un ambiente de lucha por la educación pública en Brasil. En conclusión, es oportuno afirmar que el espacio comunicativo de la escuela ribereña en la Amazonía paraense carece de políticas públicas que protejan el derecho de las poblaciones rurales a vivir, desarrollarse y estudiar en el lugar donde habitan.
Palabras clave: escola do campo ribeirinha, amazonia pará, formación de profesores, espacio comunicante, lugar.
Downloads
Referências
Aleixo, S. M. R. (2017). Saberes e processos educativos em experiências de trabalho no contexto rural ribeirinho amazônico (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Pará. Recuperado de: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/11/sonia_mara_do_rosario_aleixo.pdf
Almeida, E. M. M. (2009). Cultura e Identidade dos Ribeirinhos da Ilha dos Carás no Município de Afuá. Revista Cocar, 3(6), 31-41. Recuperado de: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/23
Arroyo, M. (1999). Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores. Educação & Sociedade, 20(68), 143-161. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301999000300008
Arroyo, M. G. (2007). Indagações sobre currículo – educandos e educadores, seus direitos e o currículo. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf
Arroyo, M. G., & Fernandes, B. M. (1999). Educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo.
Callai, H. C. (2003). O estudo do lugar e a pesquisa como princípio de aprendizagem. Revista Espaços da Escola, 12(47). Recuperado de: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7544143/course/section/6457313/t2.pdf
Cardoso, J. L. C., & Marinho, R. K. L. (2020). A escola ribeirinha e a formação de professores: pela sobrevivência da educação nas ilhas de Belém/PA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, 2(1), 121-137. http://dx.doi.org/10.22491/2236-5907104552
Carlos, A. F. A. (1996). O lugar no/do Mundo. São Paulo: Hucitec.
Cavalcante, G. C. (2011). Fronteiras entre campo e cidade: saberes e práticas educacionais no cotidiano de uma escola nucleada em Rio Maria/PA (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Pará. Recuperado de: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/05/gilma_da_costa_cavalcante.pdf
Chaves, M. P. S. R. (2001). Uma Experiência de Pesquisa-ação para Gestão Comunitária de Tecnologias Apropriadas na Amazônia: o estudo de caso do assentamento de Reforma Agrária Iporá (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Recuperado de: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/204296
Costa, E. M. A. (2012). Formação do educador do campo: um estudo a partir do Procampo (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Pará. Recuperado de: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/06/eliane_miranda_costa.pdf
Fernandes, J. S. N., & Moser, L. (2021). Comunidades tradicionais: a formação socio-histórica na Amazônia e o (não) lugar das comunidades ribeirinhas. Espaço Temático: Terra, Território e América Latina, 24(3), 532-541. https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e79717
Ferrara, L. D.'A. (2007). Espaços comunicantes. São Paulo: Annablume.
Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Gonçalves, C. W. P. (2012). Amazônia, Amazônias. 3. ed. São Paulo: Contexto.
Lima, N. L. (2017). Questões epistêmico-historiográficas sobre a educação do campo no Brasil (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Pará. Recuperado de: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9513
Loureiro, J. J. P. (2001). Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras.
Meireles Filho, J. (2014). Belém Ribeirinha – marco contextual. Instituto PEABIRU - Pará: Belém.
Minayo, M. C. S. (Org.). (2005). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz.
Minayo, M. C. S. (2006). O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec.
Pereira, R. C. (2016). Saberes culturais e prática docente no contexto da escola ribeirinha (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Pará. Recuperado de: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/09/rosenildo_da_costa_pereira.pdf
Pojo, E. C., & Vilhena, M. N. (2016). A Educação do Campo no contexto das ilhas belenenses: práticas e concepções educativas. Revista Maré, 1. Recuperado de: https://revistamare.files.wordpress.com/2015/03/artigo_eliana_nazare_revista_mare.pdf
Quaresma, L. C. A. (2018). Saberes docentes e a prática pedagógica na educação infantil ribeirinha em Belém (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Pará. Recuperado de: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/12/lucia_cristina_azevedo_quaresma.pdf
Rente Neto, F., & Furtado, L. G. (2015). A ribeirinidade amazônica: algumas reflexões. Cadernos de Campo, (24), 158-182. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v24i24p158-182
Santos, M. (1996). Paisagem e Espaço. In Santos, M. (Org.). Metamorfoses do Espaço Habitado (pp. 21-26). 4. ed. São Paulo: Hucitec.
Santos, M. (2000). Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro; São Paulo: Record.
Severino, A. J. (2013). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez.
Silva, I. S. A. (2017). Política de formação de educadores do campo e a construção da contra-hegemonia via epistemologia da práxis: Análise da experiência da LEDOC-UFPA-Cametá (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Pará. Recuperado de: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/hellen.pdf
Silva. M. D. S. (2019). Práticas Educativas Populares na Licenciatura em Educação do Campo, no território da Amazônia Tocantina (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Pará. Recuperado de: https://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12084
Souza, D. V. S. (2020). Formação de educadoras ribeirinhas no curso pedagogia das águas: análise das experiências de vida e suas contribuições nas práticas educativas na escola do assentamento São João Batista no rio campompema em Abaetetuba-Pará (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Pará. Recuperado de: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/tesedayana.pdf
Spósito, E. S. (2004). Geografia e Filosofia: Contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP.
Vasconcelos, M. E. O. (2017). Educação do Campo no Amazonas: histórias e diálogos com a territorialidade das águas, das terras e das florestas (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Pará. Recuperado de: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10913?locale=es
Wagley, C. (1957). Uma comunidade amazônica: estudos do homem nos trópicos. São Paulo: Companhia Editorial Nacional.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jefferson Luis da Silva Cardoso , Rosângela Araújo Darwich
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).