A contação de histórias com uso das tecnologias no Pré-Escolar Mãe Eduvirgens: limites e desafios em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15680Resumo
É fato que, no contexto educacional a contação de histórias sempre esteve e estará presente nas diferentes etapas de ensino. Essa arte contribui para preservação de diversas culturas sociais. Além disso, ela possibilita que o sujeito ouvinte conheça outros mundos por meio da imaginação. Dessa forma, o presente trabalho analisa o uso da contação de histórias através de recursos midiáticos como instrumento de ensino para aulas híbridas e remotas em tempos de pandemia. É abordada a importância dessa arte no contexto educacional, principalmente na fase inicial e com isso o texto dialoga sobre os diferentes espaços em que a oralidade se encontra nos dias atuais, citando autores para subsidiar a discussão. Menciona também o trabalho realizado pela Pré-Escolar Mãe Eduvirgens, localizada no município de Tocantinópolis (Tocantins) ao expor relatos sobre diferentes possibilidades e estratégias de se trabalhar com essa arte. Por fim, o trabalho apresenta as respostas de um questionário respondido pelas professoras da instituição por meio do qual comentaram suas experiências com a contação de histórias.
Palavras-chave: contação de histórias, pandemia, tecnologia, relatos de experiências.
The telling of stories with the use of technologies in Preschool Mother Eduvirgens: limits and challenges in times of pandemic
ABSTRACT: It is a fact that, in the educational context, storytelling has always been and will be present in the different stages of teaching. This art contributes to the preservation of diverse social cultures. In addition, it allows the listening subject to know other worlds through imagination. In this way, the present work analyzes the use of storytelling through media resources as a teaching tool for hybrid and remote classes in times of pandemic. The importance of this art in the educational context will be addressed, especially in the initial phase. The text will talk about the different spaces in which orality is found nowadays, citing authors to support the discussion. It will mention the work carried out by Pré-Escola Mãe Eduvirgens, located in the city of Tocantinópolis-TO, exposing reports on different possibilities and strategies of working with this art. Finally, the work will present the answers to a questionnaire answered by the institution's teachers, through which they commented on their experiences with storytelling.
Keywords: storytelling, pandemic, technology, experience reports.
La narración de historias con el uso de tecnologías en Preescolar Madre Eduvirgens: límites y desafíos en tiempos de pandemia
RESUMEN: Es importante que, en el contexto educativo, la narración de cuentos siempre haya estado y estará presente en las diferentes etapas de la enseñanza. Este arte contribuye a la preservación de diversas culturas sociales. Además, permite al sujeto oyente conocer otros mundos a través de la imaginación. Por lo tanto, el presente trabajo analiza el uso de la narración de historias a través de recursos mediáticos como herramienta de enseñanza para clases híbridas y remotas en tiempos de pandemia. Se aborda la importancia de este arte en el contexto educativo, especialmente en la fase inicial y con esto el texto dialoga sobre los diferentes espacios en los que la oralidad está presente actualmente, citando autores para apoyar la discusión. También menciona el trabajo realizado por La Madre Preescolar Eduvirgens, ubicada en el municipio de Tocantinópolis (Tocantins) al exponer informes sobre diferentes posibilidades y estrategias de trabajo con este arte. Finalmente, el artículo presenta las respuestas a un cuestionario respondido por los docentes de la institución a través del cual comentaron sus experiencias con la narración de cuentos.
Palabras-clave: narración de cuentos, pandemia, tecnología, informes de experiencia.
Downloads
Referências
Belloni, M. L. (2001). Mídia-educação: da tecnologia à comunicação educacional. Campinas, SP. Autores associados.
Benjamin, W. (1983). O narrador. (2a ed.). São Paulo: Abril Cultural.
Busatto, C. (2013). A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4a ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ludymila Alves Damascendo, Marilene Soares da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).