Educação e Extensão Rural: correlações sobre o planejamento didático e colaborativo das atividades de Ater

Autores

  • Renato de Carvalho Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar https://orcid.org/0000-0002-3624-2496
  • Solange Cardoso Universidade de Brasília - UnB
  • Luís Fernando Soares Zuin Universidade de São Paulo - USP

Resumo

O presente artigo discorre sobre o processo de planejamento das múltiplas atividades pedagógicas que são organizadas e realizadas pelo serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto às pessoas que vivem, trabalham e produzem nos territórios rurais brasileiros, buscando revisitar a literatura que correlaciona às ações de Extensão Rural com o campo da Educação. Para isso, procura-se delinear paralelos entre os processos de ensino-aprendizagem presentes nas relações entre professores e alunos, com as interações pessoais, profissionais e institucionais entre extensionistas e agricultores. Aponta-se para os pontos convergentes que permeiam os elementos estruturantes da organização didática de uma aula planejada pelos profissionais da educação, e as diversas ações de Ater que são planificadas pelos extensionistas rurais.

Palavras-chave: educação, extensão rural, planejamento didático.

 

Education and Rural Extension: Correlations on the didactic and collaborative planning of Ater activities      

ABSTRACT. This article discusses the planning process for the multiple pedagogical activities organized and carried out by the public service of Rural Technical Assistance and Extension (Ater) together with the people who live, work and produce in Brazilian rural territories, seeking to revisit the literature that correlates Rural Extension actions with the field of Education. To this end, it seeks to outline parallels between the teaching-learning processes present in the relationships between teachers and students, with the personal, professional and institutional interactions between extension workers and farmers. It points to the converging points that permeate the structural elements of the didactic organization of a class planned by education professionals, and the diverse Ater actions that are planned by rural extension workers.

Keywords: education, rural extension, didactic planning.

 

Educación y Extensión Rural: correlaciones sobre la planificación didáctica y colaborativa de las actividades de Ater

RESUMEN. Este artículo analiza el proceso de planificación de las múltiples actividades pedagógicas organizadas y realizadas por el servicio público de Asistencia Técnica y Extensión Rural (Ater) junto a las personas que viven, trabajan y producen en los territorios rurales brasileños, buscando revisar la literatura que correlaciona las acciones de Extensión Rural con el campo de la Educación. Para ello, se busca delinear paralelismos entre los procesos de enseñanza-aprendizaje presentes en las relaciones entre profesores y alumnos, con las interacciones personales, profesionales e institucionales entre extensionistas y agricultores. Se señalan los puntos convergentes que permean los elementos estructurantes de la organización didáctica de una clase planificada por los profesionales de la educación, y las diversas acciones de Ater planificadas por los extensionistas rurales.

Palabras clave: educación, extensión rural, planificación didáctica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato de Carvalho Lopes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

.

Solange Cardoso, Universidade de Brasília - UnB

.

Luís Fernando Soares Zuin, Universidade de São Paulo - USP

.

Referências

Bakhtin, M. (1992). Os gêneros do discurso (1952-1953). In Bakhtin, M. (Org.). Estética da criação verbal (pp. 261-306). Martins Fontes.

Brasil. (2006). Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Seção 1. Pág. 1. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11326.htm. Acesso em: 5 out. 2023.

Brasil (2010). Lei nº 12.188, de 11 de janeiro de 2010. Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – PNATER e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária – PRONATER, altera a Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Seção 1. Pág.1. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12188.htm. Acesso em: 05 out. 2023.

Bordenave, J. D. (1993). O que é comunicação rural?. Brasiliense.

Caporal, F. R., & Ramos, L. F. (2009). Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. In Extensão Rural e Agroecologia: temas sobre um desenvolvimento rural, necessário e possível (pp. 56-72). MDA.

Castells, M. (2002). A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 8. ed. Paz e Terra.

Castro, E. (2003). El punto de inserción. In Thorton; R., & Cimadevilla, G. (Orgs.). La extensión rural em debate (pp. 215-229). Ediciones INTA.

Cordeiro, J. (2007). Didática. Contexto.

Dias, M. M. (2007). As mudanças de direcionamento da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) face ao difusionismo. Revista Oikos, 18(2), 11-21.

Dias, M. M. (2008). Políticas Públicas de Extensão Rural e Inovações Conceituais: limites e potencialidades. Perspectivas em Políticas Públicas, 1(1), 101-114.

Dias, M. M. (2020). Ação extensionista na prática: modalidades de interação entre técnicos e agricultores. Texto elaborado para utilização como material didático da disciplina ERU-451 (Extensão Rural), oferecida pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER-UFV).

Diesel, V., Dias, M. M., & Neumann, P. S. (2015). PNATER (2004-2014): da concepção à materialização. In Grisa, C., & Schneider, S. (Orgs.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil (pp. 386-416). Editora da UFRGS.

Diniz, R. F., & Hespanhol, A. N. (2018). Reestruturação, reorientação e renovação do serviço extensionista no Brasil: a (difícil) implementação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). Extensão Rural, 25(2), 7-30.

Fonseca. M. T. L. (1985). A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. Loyola.

Freire, P. (1977). Extensão ou Comunicação. Paz e Terra.

Köche, J. C. (2016). Fundamentos de metodologia científica. Editora Vozes.

Libâneo, J. C. (1994). Didática. Cortez Editora.

Lopes, E. B. (2016). Manual de metodologia. Curitiba: EMATER-PR.

Lopes, R. C. (2021). A ação extensionista frente aos desafios da Ater digital: uma análise sobre a Emater-DF (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

Lopes, R. C., Zuin, L. F. S., & Oliveira, M. L. R. (2022). Ater Digital: Possibilidades, desafios e aproximações conceituais. Diálogos em ATER Digital na Rede Aurora. São Carlos: Pedro; João Editores.

Pinheiro, C. F. (2016). Estado, extensão rural e economia doméstica no Brasil (1948-1974) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Ramos, F. S., & Nodari, S. E. (2020). Diálogos entre sociologia e extensão rural. Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação, 2(1), 243-253.

Rivilla, A. M., & Mata, F. S. (2002). Didáctica General. Pearson Educación.

Rodrigues, C. M. (1997). Conceito de seletividade de políticas públicas e sua aplicação no contexto da política de extensão rural no Brasil. Cadernos de Ciências e Tecnologia, 14(1), 113-154.

Rogers, E. M., & Shoemaker, F. F. (1974). La comunicacion de innovaciones. Herrero Hermanos.

Sanjurjo, L. (2005). Recuperar la ensenanza y el espacio del aula como tempo pedagógico. In: Boggino, N. (org.). Convivir, aprender y ensenar el aula. Homo Sapiens.

Silva, A. M., Pinto, F. B., & Pinheiro, B. B. (2021). Estratégias da Extensão Rural oficial para atendimento remoto em época de Pandemia no Espírito Santo. In Anais 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) & 6º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Brasília, DF, Brasil, Recuperado de: https//www.even3.com.br/anais/soberebpc2021/343298-ESTRATEGIAS-DA-EXTENSAO-RURAL-OFICIAL-PARA-ATENDIMENTO-REMOTO-EM-EPOCA-DE-PANDEMIA-NO-ESPIRITO-SANTO

Silva, P. M. (2010). Um agrônomo, uma professora e um jipe. Memórias da Extensão. Edições Galo Branco.

Vasconcellos, C. S. (2003). Avaliação da Aprendizagem - Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora. Libertad.

Veiga, I. P. A. et al. (2008). Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas: Papirus.

Zuin, L. F. S. (2021). Comunicação Rural. EdUEPB.

Zuin, L. F. S., et al. (2022). ATER digital participativa: metodologia pedagógica e exemplos de aplicação. EdUEPB.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Lopes, R. de C., Cardoso, S., & Zuin, L. F. S. (2024). Educação e Extensão Rural: correlações sobre o planejamento didático e colaborativo das atividades de Ater. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e16153. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16153

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos