Formação de professores para a Agricultura Sustentável: A adubação verde em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19224

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Agricultura Sustentável

Resumo

O presente artigo é instrumento por meio do qual problematizamos a importância da formação de professores orientada para a educação de qualidade e a agricultura sustentável, enquanto objetivos necessários para um processo societário que preze pelas necessidades humanas. Demonstramos a multidimensionalidade, o caráter processual, ético e científico do desenvolvimento sustentável e explicitamos a importância da adubação verde para a recuperação de áreas com solos degradados. Nosso objetivo é explicitar a adubação verde enquanto estudo e prática necessários na educação do campo. A metodologia utilizada se baseia na revisão bibliográfica e atuação prática na docência em curso de licenciatura em educação do campo e de agronomia. Concluímos com a necessidade de valorização de pesquisas e práticas de ensino que defendam a sustentabilidade, como a adução verde, em todas as dimensões na formação de professores.

Palavras-chave: educação, formação de professores, adubação verde.

 

Teacher Training for Sustainable Agriculture: Green Fertilization in Debate                         

ABSTRACT. This article is an instrument through which we discuss the importance of teacher training oriented towards quality education and sustainable agriculture, as necessary objectives for a societal process that values ​​human needs. We demonstrate the multidimensionality, procedural, ethical and scientific nature of sustainable development and explain the importance of green manure for the recovery of areas with degraded soils. Our objective is to explain green manure as a necessary study and practice in rural education. The methodology used is based on a bibliographic review and practical teaching in a degree course in rural education and agronomy. We conclude with the need to value research and teaching practices that defend sustainability, such as green manure, in all dimensions of teacher training.

Keywords: education, teacher training, green manure.

 

Formación Docente para la Agricultura Sostenible: La Fertilización Verde en Debate

RESUMEN.  Este artículo es un instrumento a través del cual problematizamos la importancia de la formación docente orientada hacia una educación de calidad y una agricultura sostenible, como objetivos necesarios para un proceso social que valore las necesidades humanas. Demostramos la naturaleza multidimensional, procesal, ética y científica del desarrollo sostenible y explicamos la importancia de la fertilización verde para la recuperación de áreas con suelos degradados. Nuestro objetivo es explicar la fertilización verde como estudio y práctica necesaria en la educación rural. La metodología utilizada se basa en una revisión bibliográfica y experiencia práctica en la impartición de una carrera de grado en educación rural y agronomía. Concluimos con la necesidad de valorar las investigaciones y prácticas docentes que defiendan la sostenibilidad, como la fertilización verde, en todas las dimensiones de la formación docente.

Palabras clave: educación, formación docente, fertilización verde.

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Biografia do Autor

Rafael Rossi, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS,Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação e mestrado em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente - SP, doutorado e pós-doutorado em Educação pela mesma instituição. Atua como docente (desde 2014) e pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU - da UFMS. É líder do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação - GEFE. Participa de pesquisa e tem interesse nas áreas: Formação de Professores, Direito Educacional e Ensino de Geografia.

Cassiano Garcia Roque, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Trabalhou na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Chapadão do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: compactação do solo, geoestatística, calagem, densidade do solo, Fertilidade do solo e geoprocessamento. 

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Rossi, R., & Garcia Roque, C. (2024). Formação de professores para a Agricultura Sustentável: A adubação verde em debate. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19224. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19224

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos