A pandemia da covid-19 e o ensino remoto: a ausência e a necessidade da mediação do professor em duas escolas públicas no/do campo da região Sudoeste do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19291Palavras-chave:
Educação do Campo, Escolas Públicas no/do Campo, Ensino Remoto, Ensino-aprendizagem, Mediação do ProfessorResumo
Este artigo objetiva apresentar alguns aspectos de uma pesquisa de mestrado que analisou as implicações do ensino remoto ofertado no período da pandemia da covid-19 e o processo de ensino-aprendizagem, considerando-se a ausência e a necessidade da mediação do professor nas aulas desenvolvidas na forma de atividades impressas e/ou recursos online, com estudantes de duas escolas públicas no/do campo, na rede estadual de ensino do estado do Paraná, nos anos 2020 e 2021. A metodologia se deu com abordagem qualitativa, entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes e procedimentos da pesquisa documental. A análise dos dados constatou que a mediação do professor se sobressaiu como uma necessidade durante o ensino remoto, pela sua ausência, pois as estratégias pedagógicas utilizadas se mostraram pouco eficazes no ensino-aprendizagem. Depreende-se, assim, que a mediação da interação entre professor e estudante é uma necessidade para a aprendizagem, e que os recursos tecnológicos são potenciais, quando integrados à prática docente como uma ferramenta pedagógica complementar, não substituindo a ação do professor nas aulas.
Palavras-chaves: educação do campo, escolas públicas no/do campo, ensino remoto, ensino-aprendizagem, mediação do professor.
The covid-19 pandemic and remote teaching: the absence and need for teacher mediation in two public schools in/from the field of the southwest region of the state of Paraná
ABSTRACT. This article aims to present some aspects of a Master's Dissertation research that analyzed the implications of remote teaching offered in the period of the COVID-19 Pandemic and the teaching-learning process, considering the absence and need for teacher mediation in classes developed in the form of printed activities and/or online resources, with students from two public schools in/from the countryside, in the state school system of the state of Paraná, in the years 2020 and 2021. The objective was to analyze the implications of remote teaching offered in the pandemic period to students from these two schools. The methodology was given with a qualitative approach, semi-structured interviews with teachers and students and documentary research procedures. Data analysis found that teacher mediation stood out as a necessity during remote teaching, due to its absence, as the pedagogical strategies used proved to be ineffective in teaching-learning. Thus, it appears that the mediation of teacher-student interaction is a necessity for learning and that technological resources are potential, when integrated into teaching practice as a complementary pedagogical resource, not suppressing the teacher's action in classes.
Keywords: rural education, public schools in/from the field, remote teaching, teaching-learning, teacher mediation.
La pandemia de covid-19 y la enseñanza a distancia: la ausencia y necesidad de mediación docente en dos escuelas públicas en/del campo de la región suroeste del estado de Paraná
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo presentar algunos aspectos de una investigación de Tesis de Maestría que analizó las implicaciones de la enseñanza a distancia ofrecida en el período de la Pandemia COVID-19 y el proceso de enseñanza-aprendizaje, considerando la ausencia y necesidad de mediación docente en clases desarrolladas en forma de actividades impresas y/o recursos en línea, con estudiantes de dos escuelas públicas en/del campo, en el sistema escolar estatal del estado de Paraná, en los años 2020 y 2021. El objetivo era analizar las implicaciones de la enseñanza a distancia ofrecida en el periodo pandémico a los alumnos de estas dos escuelas. La metodología se dio con un enfoque cualitativo, entrevistas semiestructuradas con docentes y estudiantes y procedimientos de investigación documental. El análisis de datos encontró que la mediación docente se destacó como una necesidad durante la enseñanza a distancia, debido a su ausencia, ya que las estrategias pedagógicas utilizadas demostraron ser ineficaces en la enseñanza-aprendizaje. Por lo tanto, parece que la mediación de la interacción profesor-alumno es una necesidad para el aprendizaje y que los recursos tecnológicos son potenciales, cuando se integran en la práctica docente como un recurso pedagógico complementario, no suprimiendo la acción del profesor en las clases.
Palabras-clave: educación del campo, escuelas públicas en/del campo, enseñanza remota, enseñanza-aprendizaje, mediación del profesor.
Downloads
Referências
Bastos, A. B. B. I. (2014). Wollon e Vygotsky: Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola.
Costin, C. (2020). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. Porto Alegre: Ed. do Autor.
Ferramenta de gestão auxilia educadores a acompanharem rendimento de estudantes (2021, 7 de abril). Recuperado de https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Ferramenta-de-gestao-auxilia-educadores-acompanharem-rendimento-de-estudantes#:~:text=%E2%80%9C%C3%89%20um%20painel%20de%20gest%C3%A3o,e%20Inova%C3%A7%C3%A3o%20da%20Seed%2DPR.
Peixoto, J. (2016). Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista Educação Pública, 25(59), 367-379. DOI: 10.29286/rep.v25i59/1.3681.
Rego, T. C. (2014). Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. São Paulo: Vozes.
Saviani, D. (2003). Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados.
Sforni, M. S. F. (2008). Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. In Capellini, V. L. M. F., & Manzoni, R. M. (Orgs.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional (pp. 497-505). Bauru: Cultura Acadêmica.
Silva, G. B., & Gasperin, J. L. (2020). A mediação pedagógica em Vigotski, Comênio, Herbart, Dewey e Skinner. São Paulo: Appris.
Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Deniz Maria Batistus, Cecília Maria Ghedini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).