Contradições do fechamento das escolas do campo: a relevância social da escola para a comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19733

Resumo

Este artigo problematiza o fechamento de escolas do campo no município de Castelo/ES, com o objetivo de discutir a função social da escola para a comunidade campesina. O estudo de caso, decorrente de uma pesquisa sobre a nucleação de escolas do campo, analisa a extinção da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Jabuticabeira e suas repercussões nas relações sociais do território local, a fim de compreender os desdobramentos sociais e as mudanças na dinâmica comunitária. A pesquisa, com abordagem qualitativa em educação, foi desenvolvida por meio de entrevistas narrativas semiestruturadas, consulta documental e materialismo histórico-dialético. Os resultados indicaram que há a preocupação com o afastamento precoce das crianças de seus territórios, fragilizando os vínculos familiares, o pertencimento e a identidade local. Conclui-se que a escola para a comunidade transcende sua dimensão pedagógica, tornando-se um dos importantes núcleos organizadores das relações sociais, que permite a construção de vínculos e ampliação das funções da escola como agente integrador. Assim, destaca-se a importância da presença da escola na estruturação social e no fortalecimento comunitário e reafirma-se a Educação do Campo como um direito social inalienável, respeitando-se as especificidades históricas, sociais e culturais desse território.

Palavras-chave: educação do campo, função social, nucleação, relações comunitárias.

 

Contradictions of the closure of rural schools: the social relevance of schools for the community

ABSTRACT. This article discusses the closure of rural schools in the municipality of Castelo/ES, with the aim of discussing the social function of schools for the rural community. The case study, resulting from a research on the nucleation of rural schools, analyzes the closure of the Municipal School of Elementary Education Jabuticabeira and its repercussions on social relations in the local territory, in order to understand the social developments and changes in community dynamics. The research, with a qualitative approach in education, was developed through semi-structured narrative interviews, documentary consultation and dialectical and historical materialism. The results indicated that there is concern about the early removal of children from their territories, weakening family ties, belonging and local identity. It is concluded that the school for the community transcends its pedagogical dimension, becoming one of the important organizing centers of social relations, which allows the construction of bonds and expansion of the school's functions as an integrating agent. Thus, the importance of the presence of schools in social structuring and community strengthening is highlighted, and Rural Education is reaffirmed as an inalienable social right, respecting the historical, social and cultural specificities of this territory.

Keywords: rural education, social function, nucleation, community relations.

 

Contradicciones del cierre de las escuelas rurales: la relevancia social de las escuelas para la comunidad 

RESUMEN. Este artículo problematiza el cierre de escuelas rurales en el municipio de Castelo/ES, con el objetivo de discutir la función social de la escuela para la comunidad rural. El estudio de caso, resultado de una investigación sobre la creación de escuelas rurales, analiza la extinción de la Escuela Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Jabuticabeira y sus repercusiones en las relaciones sociales en el territorio local, con el fin de comprender las consecuencias sociales y los cambios en la dinámica comunitaria. La investigación, con enfoque cualitativo en educación, se desarrolló a través de entrevistas narrativas semiestructuradas, consulta documental y materialismo histórico-dialéctico. Los resultados indicaron que existe preocupación por el retiro temprano de niñas y niños de sus territorios, debilitando los lazos familiares, la pertenencia y la identidad local. Se concluye que la escuela para la comunidad trasciende su dimensión pedagógica, constituyéndose en uno de los importantes centros organizadores de relaciones sociales, lo que permite la construcción de vínculos y la ampliación de las funciones de la escuela como agente integrador. De esta forma, se destaca la importancia de la presencia de la escuela en la estructuración social y el fortalecimiento comunitario y se reafirma la Educación Rural como un derecho social inalienable, respetando las especificidades históricas, sociales y culturales de este territorio.

Palabras clave: educación rural, función social, nucleación, relaciones comunitarias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maria Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda em Ensino, Educação e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo/ Ufes. Especialização em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional, pela Universidade Castelo Branco/RJ. Especialização em Psicopedagogia, pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz/ PR. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2008) . É servidora pública municipal/ de Castelo com vínculo efetivo como professor M desde 2009, atualmente é professora da escola EMEIEF Madalena Pisa/ Castelo/ES. tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia nas séries iniciais do ensino fundamental. 

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário Executivo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)- Campus de Alegre. Tem experiência na área de Letras, Educação e Gestão Pública. Desenvolve estudos que inter-relacionam formação de professores, educação do campo, culturas e línguas. 

Ana Cláudia Hebling Meira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC), da UFES. Orienta pesquisas com foco na educação do campo e na educação em Agroecologia. Aborda temáticas da formação inicial e continuada de professores e da produção intercultural do conhecimento, com foco na educação do campo, na produção do conhecimento agroecológico, na educação em agroecologia e na educação ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Na área do Desenvolvimento Rural, desenvolve projetos de pesquisa participativa e construção coletiva de conhecimentos agroecológicos com cafeicultores da região do Caparaó Capixaba com foco na sustentabilidade de cafeeiros cultivados em sistemas agroflorestais (café sombreado).

Referências

Arroyo, M. G. (2006). Educação rural e pedagogias da alternância. In R. S. Caldart, I. A. Pereira & M. G. Arroyo (Orgs.). Escola rural, território camponês e educação do campo. Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Arroyo, M. G. (Org.). (2009). Por uma educação do campo (4ª ed.). Vozes.

Arroyo, M. G. (2025). Tempos de desmonte do estado de direitos humanos. Tempos de desmonte do direito à educação. Educação em Revista, 41, e52415 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469852415.

Caldart, R. S. (2004). Pedagogia do Movimento Sem Terra (p. 71). Expressão Popular.

Caldart, R. S. (2008). Sobre a educação do campo. In C. A. Santos (Org.). Por uma educação do campo: Campo – políticas públicas – educação (pp. 67–86). INCRA; MDA.

Caldart, R. S. (2020, março 9). Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo [Texto preparado para aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral]. https://olhoscriticos.files.wordpress.com/2020/03/artigo-func3a7c3a3o-social-das-esc.-do-campo-e-desafios-educac.-do-nosso-tempo-roseli-s.-caldart.pdf.

Caldart, R. S. (2024). Educação do Campo 25 anos: legado político-pedagógico: Rural Education 25 years: political-pedagogical legacy. Revista Cocar, (33). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9788.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: [Paz e Terra].

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (Coleção Leitura). Paz e Terra.

Lüdke, M., & André, M. E. D. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.

Mészáros, I. (2008). A educação para além do capital. Boitempo.

Marx, K. (1987). Para a crítica da economia política (J. A. Giannotti & E. Malagodi, Trads.). In K. Marx, Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos (pp. 3–25). São Paulo: Nova Cultural.

Marx, K., & Engels, F. (1993). A ideologia alemã: I – Feuerbach (J. C. Bruni & M. A. Nogueira, Trads.). São Paulo: Hucitec.

Molina, M. C. (2009). Residência agrária – Concepções e estratégias. In M. C. Molina, G. G. S. L. Esmeraldo, P. S. Neumann, & S. M. P. P. Bergasmaco (Orgs.). Educação do campo e formação profissional: A experiência do Programa Residência Agrária (pp. 17–28). MDA. https://repositorio.iica.int/bitstream/handle/11324/19812/CDBR17069061p.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Dalvi, J. M., Curty de Oliveira, J., & Hebling Meira, A. C. (2025). Contradições do fechamento das escolas do campo: a relevância social da escola para a comunidade . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19733. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19733

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios