Contradições do fechamento das escolas do campo: a relevância social da escola para a comunidade
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19733Resumo
Este artigo problematiza o fechamento de escolas do campo no município de Castelo/ES, com o objetivo de discutir a função social da escola para a comunidade campesina. O estudo de caso, decorrente de uma pesquisa sobre a nucleação de escolas do campo, analisa a extinção da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Jabuticabeira e suas repercussões nas relações sociais do território local, a fim de compreender os desdobramentos sociais e as mudanças na dinâmica comunitária. A pesquisa, com abordagem qualitativa em educação, foi desenvolvida por meio de entrevistas narrativas semiestruturadas, consulta documental e materialismo histórico-dialético. Os resultados indicaram que há a preocupação com o afastamento precoce das crianças de seus territórios, fragilizando os vínculos familiares, o pertencimento e a identidade local. Conclui-se que a escola para a comunidade transcende sua dimensão pedagógica, tornando-se um dos importantes núcleos organizadores das relações sociais, que permite a construção de vínculos e ampliação das funções da escola como agente integrador. Assim, destaca-se a importância da presença da escola na estruturação social e no fortalecimento comunitário e reafirma-se a Educação do Campo como um direito social inalienável, respeitando-se as especificidades históricas, sociais e culturais desse território.
Palavras-chave: educação do campo, função social, nucleação, relações comunitárias.
Contradictions of the closure of rural schools: the social relevance of schools for the community
ABSTRACT. This article discusses the closure of rural schools in the municipality of Castelo/ES, with the aim of discussing the social function of schools for the rural community. The case study, resulting from a research on the nucleation of rural schools, analyzes the closure of the Municipal School of Elementary Education Jabuticabeira and its repercussions on social relations in the local territory, in order to understand the social developments and changes in community dynamics. The research, with a qualitative approach in education, was developed through semi-structured narrative interviews, documentary consultation and dialectical and historical materialism. The results indicated that there is concern about the early removal of children from their territories, weakening family ties, belonging and local identity. It is concluded that the school for the community transcends its pedagogical dimension, becoming one of the important organizing centers of social relations, which allows the construction of bonds and expansion of the school's functions as an integrating agent. Thus, the importance of the presence of schools in social structuring and community strengthening is highlighted, and Rural Education is reaffirmed as an inalienable social right, respecting the historical, social and cultural specificities of this territory.
Keywords: rural education, social function, nucleation, community relations.
Contradicciones del cierre de las escuelas rurales: la relevancia social de las escuelas para la comunidad
RESUMEN. Este artículo problematiza el cierre de escuelas rurales en el municipio de Castelo/ES, con el objetivo de discutir la función social de la escuela para la comunidad rural. El estudio de caso, resultado de una investigación sobre la creación de escuelas rurales, analiza la extinción de la Escuela Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Jabuticabeira y sus repercusiones en las relaciones sociales en el territorio local, con el fin de comprender las consecuencias sociales y los cambios en la dinámica comunitaria. La investigación, con enfoque cualitativo en educación, se desarrolló a través de entrevistas narrativas semiestructuradas, consulta documental y materialismo histórico-dialéctico. Los resultados indicaron que existe preocupación por el retiro temprano de niñas y niños de sus territorios, debilitando los lazos familiares, la pertenencia y la identidad local. Se concluye que la escuela para la comunidad trasciende su dimensión pedagógica, constituyéndose en uno de los importantes centros organizadores de relaciones sociales, lo que permite la construcción de vínculos y la ampliación de las funciones de la escuela como agente integrador. De esta forma, se destaca la importancia de la presencia de la escuela en la estructuración social y el fortalecimiento comunitario y se reafirma la Educación Rural como un derecho social inalienable, respetando las especificidades históricas, sociales y culturales de este territorio.
Palabras clave: educación rural, función social, nucleación, relaciones comunitarias.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2006). Educação rural e pedagogias da alternância. In R. S. Caldart, I. A. Pereira & M. G. Arroyo (Orgs.). Escola rural, território camponês e educação do campo. Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Arroyo, M. G. (Org.). (2009). Por uma educação do campo (4ª ed.). Vozes.
Arroyo, M. G. (2025). Tempos de desmonte do estado de direitos humanos. Tempos de desmonte do direito à educação. Educação em Revista, 41, e52415 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469852415.
Caldart, R. S. (2004). Pedagogia do Movimento Sem Terra (p. 71). Expressão Popular.
Caldart, R. S. (2008). Sobre a educação do campo. In C. A. Santos (Org.). Por uma educação do campo: Campo – políticas públicas – educação (pp. 67–86). INCRA; MDA.
Caldart, R. S. (2020, março 9). Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo [Texto preparado para aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral]. https://olhoscriticos.files.wordpress.com/2020/03/artigo-func3a7c3a3o-social-das-esc.-do-campo-e-desafios-educac.-do-nosso-tempo-roseli-s.-caldart.pdf.
Caldart, R. S. (2024). Educação do Campo 25 anos: legado político-pedagógico: Rural Education 25 years: political-pedagogical legacy. Revista Cocar, (33). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9788.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: [Paz e Terra].
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (Coleção Leitura). Paz e Terra.
Lüdke, M., & André, M. E. D. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.
Mészáros, I. (2008). A educação para além do capital. Boitempo.
Marx, K. (1987). Para a crítica da economia política (J. A. Giannotti & E. Malagodi, Trads.). In K. Marx, Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos (pp. 3–25). São Paulo: Nova Cultural.
Marx, K., & Engels, F. (1993). A ideologia alemã: I – Feuerbach (J. C. Bruni & M. A. Nogueira, Trads.). São Paulo: Hucitec.
Molina, M. C. (2009). Residência agrária – Concepções e estratégias. In M. C. Molina, G. G. S. L. Esmeraldo, P. S. Neumann, & S. M. P. P. Bergasmaco (Orgs.). Educação do campo e formação profissional: A experiência do Programa Residência Agrária (pp. 17–28). MDA. https://repositorio.iica.int/bitstream/handle/11324/19812/CDBR17069061p.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana Maria Dalvi, Josiléia Curty de Oliveira, Ana Cláudia Hebling Meira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





