Educação do Campo e políticas públicas no município de Abaetetuba-Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p364

Resumo

O presente texto aborda as políticas públicas de Educação do Campo, desenvolvidas no Brasil, considerando as especificidades e peculiaridades do município de Abaetetuba, localizado no Estado do Pará. É resultante de um processo de investigação bibliográfica, documental e de campo, com os sujeitos que participam da gestão municipal e do movimento de Educação do campo local. Conclui-se com o estudo que o município em foco encontra-se numa fase inicial de discussão e implementação de políticas voltadas para o atendimento dos sujeitos do campo, tendo os movimentos sociais e instituições de ensino superior locais assumido posição privilegiada como protagonistas nesse processo, como fomentadores de afirmação e implementação de políticas e práticas sintonizadas com as demandas e diversidade sociocultural e territorial local.

Palavras-chave: Educação do Campo, Política Educacional, Movimentos Sociais.

 

Rural Education and public policies in Abaetetuba-Pará

ABSTRACT. The present text addresses the public policies of Rural Education, developed in Brazil, considering the specificities and peculiarities of the Abaetetuba city, located in the State of Pará. It is the result of a bibliographical, documentary and field research process, with the subjects that Participate in municipal management and the local social movement of rural Education. It concludes with the study that the city in focus is in an initial phase of discussion and implementation of policies aimed at the care of the rural people, with local social movements and higher education institutions assuming a privileged position as protagonists in this process, as promoters of affirmation and implementation of policies and practices Linked to the demands and local socio-cultural and territorial diversity.

Keywords: Rural Education, Education Policy, Social Movements.

 

Educación Rural y las políticas públicas en el municipio de Abaetetuba-Pará

RESUMEN. Este documento aborda el campo de las políticas públicas de Educación, desarrollado en Brasil, teniendo en cuenta las especificidades y peculiaridades del Municipio de Abaetetuba, ubicada en el estado de Pará. Es el resultado de un proceso de investigación bibliográfica, documental y de campo, con temas participar en la gestión municipal y el movimiento campo de la educación local. Se concluye con el estudio que el municipio en el enfoque en una etapa temprana de la discusión e implementación de políticas para el cuidado de los sujetos del campo, con los movimientos sociales y las instituciones de educación superior locales asumió una posición privilegiada como líderes en este proceso, como promotores de la afirmación y la aplicación de políticas y prácticas en sintonía con las demandas y la diversidad sociocultural y localización territorial.

Palabras clave: Educación del Campo, Política Educacional, Movimientos Sociales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenildo da Costa Pereira, Universidade do Estado do Pará - UEPA / Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba - SEMEC

Mestre em educação UEPA, especialista em educação do campo ufpa. graduado em pedagogia ufpa

Referências

Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, C. M. (2004). Apresentação. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., &, Molina, M. C. (Orgs). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Bagno, M. (2007). Nada na Língua é por Acaso: Por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Barros, F. B. (2009). Sociabilidade, cultura e biodiversidade na Beira de Abaetetuba no Pará. Revista Ciências Sociais Unisinos, 152-161.

Brasil. (1988). Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Centro Gráfico.

________. (2002). Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução nº 1, de 3 de Abril de 2002.

________. (2008). Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008.

________ (2008). Lei n° 11.692, de 10 de junho de 2008.

________. (2010). Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Decreto nº 7. 352, de 4 de novembro de 2010.

________. (2010). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

________. (2010). Projeto Político Pedagógico: Programa Nacional de Educação de Jovens e Adultos Integrada com qualificação Social e Profissional para Agricultores (as) familiares. Brasília.

________. (2011). Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba (SEMEC) Regimento da Conferência Municipal de Educação para a Aprovação do Plano Municipal de Educação de Abaetetuba.

________. (2012). Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba (SEMEC) Relatório de dados.

Brito, D. M. (2005). A Educação rural no município de Abaetetuba- PA: As especificidades das turmas multisseriadas. In XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, Belém - PA. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social.

Caldart, R. S. (2004). A escola do campo em movimento. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Caldart, R. S. (2004). Elementos para a Construção do Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo. In Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília-DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo.

Canali, H. H. B. (2007). Educação do Campo: Construindo novas referências. In Silva, G. P. et al. (Orgs). Educação do Campo na Amazônia: uma experiência. Belém: EDUFPA.

Ferreira, M. J. F. et al. (2010). Sociedade, Estado e Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo. In II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará: Os Usos Políticos, sociais e acadêmicos dos Conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social. Belém.

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra.

Gomes, M. S., Silva, G. P., & Wanzeler, J. P. (2007). Um Olhar sobre a Educação do Campo a partir do Projeto Magistério da Terra Pólo Tucuruí. In Silva, G. P. et al. (Orgs). Educação do Campo na Amazônia: uma experiência. Belém: EDUFPA.

Gorgen, F. S. A. (2012). Agrocombustíveis. In Dicionário da Educação do Campo. Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Hage, S. M. (2005). A importância da articulação na construção da identidade e pela luta da educação do campo. Texto apresentado no I Encontro de Formação de Educadores do Campo do Nordeste Paraense.

__________. (2005). GEPERUAZ: Aspectos significativos de sua criação, identidade e abrangência. In Hage, S. M. Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém, Gráfica e Editora Gutemberg Ltda.

Leite, S. C. (1999). Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo, Cortez.

Machado, J. (2008). História de Abaetetuba: com referenciais na história social e econômica da Amazônia. Abaetetuba, Edições Alquimia.

Marques, M. O. (1992). A Formação do Profissional da Educação. Ijui, Ed. Unijui.

Molina, M. C., & Freitas, H. C. A. (2011). Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Em Aberto, 24(85), 17-31.

Olinto, A. (2001). Minidicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Moderna.

Oliveira, D. A. (2011). Das Políticas de Governo a Política de Estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. In Educ. Soc., 32(115), 323-337. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br/>

Pereira, J. R., & Pereira, R. C. (2010). Políticas Públicas na Educação do Campo do Município de Abaetetuba-PA: Possibilitando o Diálogo com os Movimentos Sociais. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal do Pará, Abaetetuba.

Soares, M. (2002). Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática.

Silva, R. V. M. (2004). O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola Editorial.

Teixeira, E. (1998). Políticas públicas no município – dificuldades e possibilidades da municipalização. CONTAG.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Pereira, R. da C., Pureza, A. M. S., & Mufarrej Hage, S. A. (2017). Educação do Campo e políticas públicas no município de Abaetetuba-Pará. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(1), 364–388. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p364

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos