Concepções dos estudantes de uma escola do campo sobre tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e3297Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Especialização em Práticas Educativas na Universidade Federal do Pampa - campus Dom Pedrito. Teve como propósito analisar a concepção dos alunos de uma escola do campo em relação à tecnologia, bem como verificar questões relacionadas ao acesso e a sua utilização. É uma pesquisa de campo, qualitativa e explicativa, desenvolvida com 23 alunos de 7º e 8º anos de uma escola pública nucleada, situada em um município do Rio Grande do Sul. Os instrumentos investigativos foram: questionário e desenhos. Pela análise dos questionários constatou-se que as tecnologias mais utilizadas são: rádio, televisão e telefone celular. A maioria dos discentes possui acesso à internet pelo celular, utilizando para acessar as redes sociais. Com base nos desenhos, constatou-se que a tecnologia para os referidos alunos relaciona-se a equipamentos que facilitam a vida cotidiana, tais como: tratores, pulverizadores e maquinários de irrigação. Conclui-se que a tecnologia deve ser uma das discussões do projeto político pedagógico de cada escola, envolvendo todos os autores e pautada na concepção de Educação do Campo como prática social.
Palavras-chave: Educação do Campo, Escola do Campo, Tecnologia.
Conceptions of students of a school of the countryside on technology
ABSTRACT. This work is the result of a research developed in the Specialization in Educational Practices at the Federal University of Pampa - Campus Dom Pedrito. Its purpose was to analyze the conception of the students of a rural school in relation to the technology, as well as to verify questions related to the access and the use. It is a qualitative and explicative field research, developed with 23 students from 7th and 8th years of a nucleated public school, located in a municipality of Rio Grande do Sul. The investigative instruments were: questionnaire and drawings. By the analysis of the questionnaires it was verified that the most used technologies are: radio, television and cellular phone. Most of the students have access to the internet through the cell phone, using it to access social networks. Based on the drawings, it was verified that the technology for the referred students, relates to equipments that facilitate the daily life, such as: tractors, pulverizadores and machinery of irrigation. It is concluded that technology should be one of the discussions of the political pedagogical project of each school, involving all the authors and based on the conception of education of the countryside as social practice.
Keywords: Rural Education, School of the Countryside, Technology.
Concepciones de los estudiantes de una escuela del campo a cerca de la tecnología
RESUMEN. Este trabajo es resultado de la investigación llevada en la especialización en las prácticas educativas en la Universidad Federal de Pampa - campus Dom Pedrito. El objetivo fue analizar el diseño de los alumnos de la escuela del campo en relación con la tecnología y verificar las cuestiones relacionadas con el acceso y uso. Se trata de una investigación de campo, cualitativo y explicativo, elaborado con 23 alumnos de 7º y 8º grado de la escuela pública nucleada, que se encuentra en una ciudad en Rio Grande do Sul. Los instrumentos de investigación fueron: cuestionario y diseños. Por el análisis de los cuestionarios se encontró que las tecnologías más utilizadas son: la radio, la televisión y el teléfono móvil. La mayoría de los estudiantes tienen acceso a Internet a través del teléfono móvil usando para acceder a redes sociales. Sobre los dibujos, se encontró que la tecnología para los estudiantes, se refiere a dispositivos que facilitan la vida cotidiana, tales como tractores, pulverizadores y máquinas de riego. Se concluye que la tecnología debe ser una discusión del proyecto político pedagógico de cada escuela, la participación de todos los autores y guiando la educación rural como una práctica social.
Palabras clave: Educación Rural, Escuela de Campo, Tecnología.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).