Escola em tempo integral no campo: conflitos de ideias
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p773Resumo
Este trabalho faz uma análise sobre discursos e conceitos referentes à Educação de Tempo Integral, ao mesmo tempo em que aponta algumas ideias da população do campo de Corumbá-MS a respeito do tema. A política em questão não é recente, porém, é objeto de discussões na atualidade. O Governo Federal pretende implantar o modelo integral em 50% das escolas brasileiras até 2024. A pesquisa revela que grande parte da comunidade do campo é desfavorável a esta política e que apesar das boas intenções, a implantação da escola de tempo integral evidencia a permanência de certo descaso para com a população do campo, pois, sua concepção além de basear-se no modelo das cidades educadoras, em nenhum momento menciona o campo, é como se este espaço não existisse, ou fosse insignificante, levando em conta o grande valor dado à cidade. A metodologia utilizada fundamentou-se em leituras bibliográficas, entrevistas semiestruturadas, conversas informais com os pais, ou, responsáveis por alunos que estudam em uma escola Rural no município Sul-mato-grossense de Corumbá.
Palavras-chave: Educação no Campo, Escola de Tempo Integral, Concepção.
Full – time school in rural community: ideas in conflict
ABSTRACT. This study has analyzed concepts and speeches about fulltime education, at the same time, it points out some ideas from the farmers population of Corumbá-MS about this subject. The policy in question is not recent, but it is the target of discussions today. The Federal Government goal is to implement the full-time model school, at least, in 50% of Brazilian schools by 2024. The research reveals that a large part of the rural community is unfavorable to this policy, regardless of its good intention, to establish the full-time rural school demonstrates that the Government neglects rural communities, because its conception is not only based on educating cities but also it did not even mention the rural area and its population, it is like this area may just as well not exist. Or it was insignificant. Rural community does not even know what a full-time school is. Considering the great value given to the city. The methodology used here was based on bibliographical readings, semi-structured interviews, friendly talks with some parents or tutors of students who study at a rural school in Corumbá-Mato Grosso do Sul.
Keywords: Education in Rural Communities, Full-Time Schools, Conception.
Escuela de tiempo completo en el campo: conflictos de ideas
RESUMEN. Este trabajo hace un análisis sobre discursos y conceptos referentes a la Educación de Tiempo Integral, al mismo tiempo que apunta algunas ideas de la población del campo de Corumbá-MS, al respecto del tema. La política en cuestión no es reciente, sin embargo, es objeto de discusiones en la actualidad. El Gobierno Federal pretende implantar el modelo integral en el 50% de las escuelas brasileñas hasta 2024. La investigación revela que gran parte de la comunidad del campo es desfavorable a esta política y que, a pesar de las buenas intenciones, la implantación de la escuela a tiempo completo evidencia la permanencia de cierta negligencia con la población del campo, pues, su concepción aparte de basarse en el modelo de ciudades educadoras, en ningún momento menciona el campo, es como si este espacio no existiera, o fuera insignificante, teniendo en cuenta el gran valor dado a la población del campo. La metodología utilizada se basó en lecturas bibliográficas, entrevistas semiestructuradas, conversaciones informales con los padres o responsables de alumnos que estudian en una escuela rural en el municipio Corumbá-Mato Grosso do Sul.
Palabras clave: Educación en el Campo, Escuela de Tiempo Integral, Concepción.
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