O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na ótica de egressos no município de Breves - Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p260

Resumo

O presente trabalho é resultante de pesquisa em educação que analisa, a partir das percepções de egressos do ensino médio, as contribuições e limitações do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na formação educacional de jovens do campo no município de Breves, na Ilha do Marajó/Pará, perante as necessidades e expectativas desse público. A pesquisa se realizou por meio de um estudo de campo tomando como referência o materialismo histórico-dialético, sendo referenciado pela abordagem qualitativa na vila Mainardi, comunidade pioneira na oferta do SOME no meio rural brevense. Como principal técnica de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com seis jovens egressos, cujas respostas foram tratadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a afirmação da importância do SOME como única alternativa de acesso ao ensino médio para grande parcela dos jovens do campo paraense e, ao mesmo tempo, revelam o descompasso da experiência “somista” em relação às necessidades e expectativas desse público quanto ao ensino médio.

Palavras-chave: Sistema de Organização Modular de Ensino, Ensino Médio, Juventude do Campo.

 

The Modular Teaching Organization System (MTOS) from the perspective of graduates in the municipality of Breves - Pará

Abstract. This work is the result of a research in education. It analyzes contributions and limitations of the Modular Teaching Organization System in the education of young people in the rural environment of the municipality of Breves, Pará, from the perceptions of high school graduates. It considers the needs and expectations of this public. The research was carried out through a qualitative field study in the Mainardi village, a pioneer community in the offering of this program in the rural environment of Breves. The main technique of data collection is a semi-structured interview with six young graduates, whose responses were treated in light of the thematic content analysis. The results point to the affirmation of the importance of this program as the only alternative of access to secondary education for a large portion of young people from the rural environment of Pará. At the same time, the results reveal the mismatch of the experience in relation to the needs and expectations of this public of secondary education.

Keywords: Modular Teaching Organization System, High School, Rural Youth.

 

El Sistema de Organización Modular de Enseñanza (SOME) en la óptica de egresados ​​en el municipio de Breves - Pará

Resumen. El trabajo es resultado de la investigación  en educación  analiza, a partir de las percepciones de egresados ​​de la enseñanza media, contribuciones y limitaciones del Sistema de Organización Modular de Enseñanza (SOME) en la formación educativa de jóvenes del medio Rural del municipio de Breves - Pará, ante las necesidades y expectativas de ese público. La investigación se realizó por medio de un estudio de campo de base cualitativa en la villa Mainardi, comunidad pionera en la oferta del SOME en este medio rural. Como principal técnica de recolección de datos se utilizó la entrevista semiestructurada con seis jóvenes, cuyas respuestas fueron tratadas a la luz del análisis de contenido temático. Los resultados apuntan a la afirmación de la importancia del SOME como única alternativa de acceso a la enseñanza media para gran parte de los jóvenes del campo paraense y al mismo tiempo revelan el descompás de la experiencia 'somista' en relación a las necesidades y expectativas de ese público en cuanto a la enseñanza media.

Palabras clave: Sistema de Organización Modular de Enseñanza, Enseñanza Media, Juventud del Campo.

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Biografia do Autor

João Marcelino Pantoja Rodrigues, Universidade Federal do Pará – UFPA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará - PPGED/ UFPA, na linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2008). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela instituição UNIVERSO - RJ. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e Planejamento Educacional.

Gilmar Pereira da Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Especialização em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1993) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). Atualmente é Professor Associado III e vice-reitor da Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (Mestrado e Doutorado) do Instituto de Ciências da Educação da UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura-PPGEDUC (Mestrado) do Campus de Cametá. Tem experiência na área de Politicas Públicas Educacionais, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Educação, Educação Profissional, Educação do Campo, Movimentos Sociais e Educação; e Educação e Desenvolvimento Regional. É associado as seguintes entidades Acadêmico-cientificas: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Politicas e Administração da Educação (ANPAE). Foi Secretário Municipal de Educação no Município de Cametá- Pará(2014-2016).

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Publicado

2018-04-21

Como Citar

Rodrigues, J. M. P., & da Silva, G. P. (2018). O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na ótica de egressos no município de Breves - Pará. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(1), 260–286. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p260

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos