Educação do Campo: uma proposta de formação de professores para classes multisseriadas em formato de roda
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p1084Resumo
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado profissional, da linha de Formação de Gestores Educacionais, que estuda a educação do campo e a pluralidade existente no contexto escolar, apresentando como produto de intervenção uma proposta de formação continuada em formato de roda de conversa acerca do tema: experiências pedagógicas compartilhadas por professores atuantes em salas multisseriadas no município de Eldorado/SP. Durante o processo de análise do contexto escolar objeto deste trabalho, informações coletadas de entrevistas realizadas junto a professores que atuam em salas multisseriadas foram consideradas para a elaboração da proposta de formação em roda como um espaço de partilha e colaboração, o que, conforme pressuposto, potencializa a interação e o diálogo. Por meio desta pesquisa, argumenta-se que a roda de conversa como proposta para formação docente possibilita aprender a registrar o planejamento e a ação dos procedimentos da roda e a elaboração de diário, o que pode ser considerado salutar para o desenvolvimento de propostas associadas às demandas de inclusão típicas de escolas do campo.
Palavras-chave: Formação Continuada, Roda de Conversa, Escola do Campo.
Rural Education: a proposal of teacher training for multisseries classes in wheel format
ABSTRACT. This article presents a section of the research of professional masters, of the line of Formation of Educational Managers, that studies the education of the countryside and the plurality existing in the school context, presenting like product of intervention a proposal of continuous formation in format of wheel of conversation about of the theme: pedagogical experiences shared by teachers working in multi-series rooms in the municipality of Eldorado/SP. During the process of analysis of the school context object of this work, information collected from interviews with teachers who work in multi-series rooms were considered for the elaboration of the proposal of training in wheel as a space of sharing and collaboration, which, enhances interaction and dialogue. Through this research, it is argued that the talk wheel as a proposal for teacher training makes it possible to learn to record the planning and action of wheel procedures and the preparation of diary, which can be considered salutary for the development of proposals associated with inclusion demands typical of rural schools.
Keywords: Continuing Education, Talk Wheel, Rural School.
Educación del Campo: una propuesta de formación de profesores para clases multiserias en formato de rueda
RESUMEN. Este artículo presenta una sección de la investigación de maestros profesionales, de la línea de Formación de Gestores Educativos, que estudia la educación del campo y la pluralidad existente en el contexto escolar, presentando como producto de intervención una propuesta de formación continua en formato de Rueda de conversación sobre el tema: experiencias pedagógicas compartidas por docentes que trabajan en salas de varias series en el municipio de Eldorado/SP. Durante el proceso de análisis del contexto escolar objeto de este trabajo, se consideró la información recabada a partir de entrevistas con docentes que trabajan en salas de series múltiples para la elaboración de la propuesta de capacitación en rueda como espacio de intercambio y colaboración, lo cual, potencia interacción y diálogo. A través de esta investigación, se argumenta que la rueda de prensa como propuesta de formación docente permite aprender a registrar la planificación y la acción de los procedimientos de rueda y la preparación de diario, lo que puede considerarse saludable para el desarrollo de propuestas asociadas a la inclusión demandas típicas de las escuelas rurales.
Palabras clave: Formación Continuada, Rueda de Conversación, Escuela del campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).