Plano de Estudo (PE) da Pedagogia da Alternância: perspectiva problematizadora na ação formativa da Escola Família Agrícola dos Cocais/PI (EFA Cocais/PI)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7322Resumo
O presente trabalho objetiva a análise do Plano de Estudo (PE) da Pedagogia da Alternância em sua dimensão problematizadora na ação formativa da Escola Família Agrícola dos Cocais/PI (EFA Cocais/PI). Como indagação fundamentadora do presente estudo, questiona-se: em que medida a dimensão problematizadora mediada pelo PE se efetiva na EFA Cocais/PI?Essa questão se baseia na condição inerente do PE como mediação pedagógica da Pedagogia da Alternância, que é a problematização. Conectada às outras mediações, não menos relevantes, o PE articula, além dos tempos e espaços formativos, os saberes cotidianos das famílias nos processos de ensino aprendizagem. Esses elementos incorrem no desenho de uma formação veiculada à dimensão problematizadora, tendo em vista que a realidade vivenciada no cotidiano das famílias se insere no ambiente escolar através do PE. A análise dos dados apresentou a efetivação da condição problematizadora inerente ao PE na ação formativa desenvolvida na EFA Cocais/PI, contudo desvelou também a existência de lacunas na realização do que denominamos de ciclo do PE.
Palavras-chave: Plano de Estudo, Pedagogia da Alternância, Dimensão problematizadora.
Alternance Pedagogy study plan (SP): Problematizing perspective on the formative action of the Cocais/PI Agricultural Family School (EFA Cocais/PI)
ABSTRACT. The present study aims to analyze the Study Plan (SP) of the Alternation Pedagogy in its problematic dimension in the formative action of the Cocais/PI Agricultural Family School (EFA Cocais/PI). As a grounding question of the present study, the question is: to what extent is the problematizing dimension mediated by the SP effective in the EFA Cocais/PI? This question is based on the inherent condition of the SP as the pedagogical mediation of the Alternation Pedagogy, which is the problematization. Connected to other mediations, no less relevant, the SP articulates, beyond the formative times and spaces, the daily knowledge of families in the processes of teaching and learning. These elements incur the design of a formation conveyed to the problematizing dimension, considering that the reality experienced in the daily lives of families is inserted in the school environment through the SP. The data analysis showed the effectiveness of the problematic condition inherent to the SP in the formative action developed in the EFA Cocais/PI, but also revealed the existence of gaps in the realization named the SP cycle.
Keywords: Study Plan, Pedagogy of Alternation, Problematic Dimension.
Plan de Estudio (PE) de la Pedagogía de Alternancia: perspectiva problematizadora en la acción formativa de la Escuela Familia Agrícola de los Cocais/PI (EFA Cocais/PI)
RESUMEN. El presente trabajo objetiva el estudio del Plano de Estudio (PE) de la Pedagogía de la Alternancia en su dimensión problemtizadora en la acción formativa de la Escuela Familia Agrícola de los Cocais/PI (EFA Cocais/PI). Como indagación fundamentadora del presente estudio, cuestiona-se: En qué medida la dimensión problematizadora mediada por el PE se efectiva en EFA Cocales/PI? Esa cuestión se basa en la condición esencial del PE como mediación pedagógica de la Pedagogía de la Alternancia, que es la problematización. Conectada a otras mediaciones pedagógicas de la alternancia, no menos relevantes, el PE articula, además de los tiempos y espacios formativos, los saberes cotidianos de las familias a los procesos de enseñanza y aprendizaje. Esos elementos generan en el dibujo de una formación que se encuentra entrelazada a dimensión problematizadora, gritando atención para el facto que la realidad del cotidiano de las familias se encuentran presente en ambiente escolar a través del PE. El análisis de los dados presentó la efectivación de la condición problematizadora según la naturaleza del PE. En La acción formativa en EFA Cocais/PI, sin embargo, el estudio desveló también la existencia de rasgos en la realización del que nombramos ciclo del PE.
Palabras clave: Plan de Estudio, Pedagogía de la Alternancia, Dimensión Problematizadora.
Downloads
Referências
André, M. E. D. A. (1995). Etnografia na prática escolar. Campinas, SP: Papirus.
André, M. E. D. A. (1984). Estudo de caso: seu potencial na educação. Cad. Pesq., (49), 51-54. Recuperado de: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1427/1425
Angrosino, M. (2009). Etnografia e observação participante. Tradução de José Fonseca. Porto Alegre: Artmed.
Bakhtin, M. (2006). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo:HUCITEC
Brait, B. (Org.). (2005). Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. 2. ed. rev. Campinas, SP: Ed. UNICAMP.
Colombo, A. A., & Berbel, N. A. N. (2007). A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 28(2), 121-146. Recuperado de: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/links/arq_390_ametodologiadaproblematizacaocomoarcodemaguerez.pdf
Fairclough, N. (2008). Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gimonet, C. J. (2007). Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry Burghgrave. Petrópolis, RJ: Vozes; Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos familiares de Formação Rural.
Jesus, J. G. (2011). Formação de professores na pedagogia da alternância. Vitória, ES: GM.
Mészáros, I. (2005). A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo.
Villardi, M. L., Cyrino, E. G., & Berbel, N. A. N. (2015). A metodologia da problematização no ensino em saúde: suas etapas e possibilidades. In A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [online] (pp. 45-52). São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica. Recuperado de: http://books.scielo.org/id/dgjm7/pdf/villardi-9788579836626-05.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).