A implementação da alternância pedagógica no curso técnico subsequente em Agropecuária: desafios para a formação técnica na microrregião de Cametá
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7978Resumo
O artigo analisa os desafios da implementação da alternância pedagógica no processo de formação de alunos das primeiras turmas do curso subsequente de técnicos em Agropecuária do IFPA Campus Cametá. O trabalho utilizou dados obtidos por meio de pesquisa documental sobre a proposta da alternância no referido curso e questionários com docentes e discentes envolvidos do técnico em Agropecuária. Apresenta os desafios, considerando as particularidades do corpo docente e discente, bem como o processo de planejamento e suas diversas dimensões, tais como, a organização e formação dos professores, a formulação de proposta da alternância, a dinâmica de trabalho dos conteúdos disciplinares na articulação entre tempo-escola e tempo-comunidade e a definição de critérios de avaliação. Por fim, destacamos os aspectos mais desafiadores ao longo do desenvolvimento do curso de técnicos em agropecuária e as possibilidades de sua superação a partir das perspectivas de docentes e discentes.
Palavras-chave: Alternância Pedagógica, Formação Profissional, Educação do Campo, Curso de Agropecuária.
The implementation of pedagogical alternance in the subsequent technical in Agricultural course: challenges for technical training in the microregion of Cametá
ABSTRACT. The article analyzes the challenges of implementing pedagogical alternance in the process of training students in the first classes of agricultural technician subsequent course of the IFPA Campus Cametá. The work used data obtained through documentary research about the proposal alternance in that course and questionnaires with teachers and students involved in the agricultural technician. It presents the challenges, considering the particularities of faculty and students, as well as the planning process and its various dimensions, such as, the organization and training of teachers, the formulation of the proposal alternance, the work dynamics of disciplinary contents in the articulation between school time and community time and the definition of evaluation criteria. Finally, we highlight the challenging aspects that stood out most throughout the development of the course of technicians in agriculture and livestock and the possibilities of overcoming proposed from the perspective of teachers and students.
Keywords: Pedagogical Alternance, Professional Training, Rural Education, Agricultural Course.
La implementación de la alternancia pedagógica en el curso Técnico Subsecuente en Agropecuaria: desafíos a la formación técnica en la microrregión de Cametá
RESUMEN. El artículo analiza los desafíos de la implementación de la alternancia pedagógica en proceso de formación de los alumnos de las primeras clases del curso técnico subsecuente en Agropecuaria del IFPA- Campus Cametá. El trabajo utilizo datos obtenidos por medio de una búsqueda documental de la propuesta de la alternancia además de cuestionarios con docentes y estudiantes pertenecientes de la referida clase pesquisada. Presentamos los desafíos, considerando las particularidades de los envueltos, bien como el proceso de planeamiento y sus diversas amplitud, tales como: la organización y formación de los profesores; la elaboración de la propuesta de la alternancia pedagógica; la dinámica del trabajo de los contenidos en el tocante en la articulación entre el cambios de los Tiempo Escuela - Tiempo Comunidad; y la definición de los procedimientos de evaluación. Por lo fin, destacamos los aspectos desafiantes que se destacaron al largo del desarrollo del curso técnico subsecuente en Agropecuaria y las posibilidades de superación según la perspectiva de los docentes y los estudiantes.
Palabras clave: Alternancia Pedagógica, Formación Profesional, Educación del Campo (campesina), Curso de Agropecuária.
Downloads
Referências
Beaud, S., & Weber, F. (2007). Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. (Editora Vozes, Ed.). Petrópolis.
Bento, R. C., & Sousa, F. F. (2017). A prática docente a partir da experiência da alternância pedagógica no curso técnico em agropecuária do IFPA/Cametá. In IV Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá. Cametá: UFPA.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. (2006). Parecer CNE/CEB nº 1, de 1 de fevereiro de 2006. Regulamenta os dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Brasília: Diário Oficial da União.
Brasil. Presidência da República. (2008). Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria /os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União.
Brasil. Ministério da Educação. (2017). Coleção dos Cadernos Pedagógicos do Programa Projovem Campo Saberes da Terra. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/projovem-campo--saberes-da-terra/apresentacao?id=15678. Acesso em 10 abr. 2017.
Caporal, F. R. (2003). Bases para uma nova ATER pública. Extensão Rural, (10), 85–117.
Freire, P. (1997). Política e educação. (Cortez, Ed.). São Paulo.
Gimonet, J. C. (2007). Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes.
Gowacki, C. F, Bernartt, M. L., Teixeira, E. S. (2009). Casa familiar rural e pedagogia da alternância: alternativa teórico-metodológica adequada para a educação do campo. Publicações da ARCAFAR SUL – Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil. Recuperado de: http://www.arcafarsul.org.br/novo/images/publicacoes/23Artigo%206.pdf.
IFPA. Campus Cametá. (2014). Plano de Desenvolvimento Institucional do Campus Cametá - 2014-2018. Instituto Federal do Pará - Campus Cametá. Cametá.
Jesus, J. N. (2011). A Pedagogia da alternância e o debate da educação no/do campo no estado de Goiás. Revista Nera, 14(18), 7–20.
Lima, J. G. S. A. de, Soares, A. E. T., Lopes, J. C. N., & Fernandes, J. S. G. da C. (2016). Sociologia e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Potencialidades formativas e problematizadoras. Revista Ensino Interdisciplinar, 2(5), 55–73. https://doi.org/10.21920/recei72016255573
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. (EPU, Ed.). São Paulo.
Marinho, D. L. (2016). Rompendo cercas e construindo saberes: a juventude na construção da educação profissional do campo no sudeste do Pará. (Imprima, Ed.). Recife.
Melo, E. F. M., Silva, L. H. (2012). O trabalho como princípio educativo na pedagogia da alternância: análise do plano de estudo. Encontro em Educação Agrícola, 4. 2012, Rio de Janeiro. Anais... Seropédica: UFRRJ, 07-11, dez.1-7.
Moura, E. A., Dremiski, J. L., Borges, L. M., & Souza, R. M. (2013). Agroecologia na Perspectiva da Educação Profissional do Campo: a experiência do curso Técnico em Agroecologia do IFPR em Ortigueira - PR. In I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia: Construindo os Princípios e Diretrizes. Rio de Janeiro.
Queiroz, J. B. P. (2004). Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: Ensino Médio e Educação Profissional (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília. https://doi.org/10.1590/S0102-69922004000100016
Silva, L. H. (2010). Concepções & práticas de alternâncias na educação do campo: dilemas e perspectivas. Nuances: estudos sobre Educação, 17(18), 180-192. https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.760
Sousa, F. F., Silva, A. A., Benjamin, A. M. S., Andrade, J. O., Ribeiro Neto, B. S., Bertulino, Q. S. T., & Costa, R. F. (2016). Plano do curso Técnico em Agropecuária subsequente: alternância pedagógica. Cametá: Instituto Federal do Pará.
Teixeira, E. S., Bernartt, M. L., Trindade, G. A. (2008). Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, 34(2), 227-242. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200002
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443–466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).