Inclusão de alunos da Educação Especial em escola do campo: possibilidades de um trabalho colaborativo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8972

Palavras-chave:

Inclusive Education, Special Education, Rural Education.

Resumo

Este artigo objetivou descrever a contingência do processo de inclusão em uma escola do campo, com ênfase no trabalho pedagógico realizado pelos professores regentes e especialistas para o atendimento das necessidades educacionais especiais dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação – definidos como Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Metodologicamente, trilhou os caminhos da pesquisa colaborativa, tendo como cenário uma escola do campo sul-mato-grossense e como participantes três gestores e 23 professores da unidade de ensino. Para tanto, fez uso de análise documental, observação, entrevistas e sessões reflexivas, cujos dados foram sistematizados em dois eixos. O primeiro contextualizou a escola do campo, sua estrutura e funcionamento, o número de matrículas gerais e de alunos PAEE e os serviços de Educação Especial disponíveis. O segundo atentou-se às relações entre os professores regentes e os professores especialistas, bem como apresentou o desenvolvimento das sessões reflexivas destinadas à construção de um trabalho colaborativo para a potencialização da inclusão dos estudantes PAEE na escola do campo. Espera-se que a investigação-formação contribua para articulações entre a Universidade e a Escola, bem como entre o ensino comum e o ensino especializado com vistas à melhoria das condições de escolarização de estudantes camponeses PAEE.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação do Campo.

 

Inclusion of Special Education students in rural schools: possibilities for collaborative work?

ABSTRACT. This article aimed to describe the contingency of the inclusion process in a rural school, with emphasis on the pedagogical work carried out by the regent and specialist teachers to meet the special educational needs of students with disabilities, global developmental disorders and high skills / giftedness - defined as Special Education Target Public (SETA). Methodologically, it followed the paths of collaborative research, with the setting of a school in the countryside of Mato Grosso do Sul and as participants three managers and 23 teachers from the teaching unit. For that, it made use of documentary analysis, observation, interviews and reflective sessions, whose data were systematized in two axes. The first contextualized the rural school, its structure and functioning, the number of general enrollments and SETA students and the Special Education services available. The second focused on the relationship between the regent teachers and the specialist teachers, as well as presenting the development of reflective sessions aimed at building collaborative work to enhance the inclusion of SETA students in rural schools. It's expected that the research-training contributes to articulations between the University and the School, as well as between ordinary and specialized education with a view to improving the schooling conditions of rural SETA students.

Keywords: Inclusive Education, Special Education, Rural Education.

 

Inclusión de alumnos de Educación Especial en escuelas rurales: ¿posibilidades de un trabajo colaborativo?

RESUMEN. Este artículo tuvo como objetivo describir el proceso de inclusión en una escuela rural, con énfasis en el trabajo pedagógico realizado por los profesores y especialistas para satisfacer las necesidades educativas especiales de los estudiantes con discapacidad, retrasos globales del desarrollo y altas habilidades/superdotados - definidos como Público Objetivo de la Educación Especial (PAEE). Metodológicamente, se siguieron los caminos de la investigación colaborativa, con una escuela rural de Mato Grosso del Sur como escenario y tres directivos y 23 profesores de la unidad de enseñanza como participantes. Para ello, se hizo uso del análisis documental, observación, entrevistas y sesiones reflexivas, cuyos datos fueron sistematizados en dos ejes. El primero contextualizó la escuela rural, su estructura y funcionamiento, el número de alumnos matriculados en general y los PAEE y los servicios de Educación Especial disponibles. El segundo se centró en las relaciones entre los profesores y los especialistas, así como en la presentación del desarrollo de sesiones reflexivas destinadas a construir un trabajo colaborativo para mejorar la inclusión de los estudiantes PAEE en la escuela rural. Se espera que la investigación-capacitación contribuya a aumentar los vínculos entre la Universidad y la Escuela, así como entre la enseñanza ordinaria y la especializada, con miras a mejorar las condiciones de educación de los estudiantes rurales PAEE.

Palabras clave: Educación Inclusiva, Educación Especial, Educación Rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) da UFGD.

Mônica Aparecida Souza da Silva, Prefeitura Municipal de Ponta Porã - MS

Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Ponta Porã/MS. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) da UFGD.

Bruno Carvalho dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) da UFGD.

Eduardo Adão Ribeiro, Faculdade Anhanguera de Dourados

Professor do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Dourados. Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Advogado. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) da UFGD.

Referências

Brasil. (1996). Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional.

Brasil. (2001). Resolução CNE/CEB n. 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF: MEC/CNE.

Brasil. (2008a). Resolução n. 2, de 28 de abril de 2008. Brasília, DF: MEC/ CNE/CEB.

Brasil. (2008b). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP.

Brasil. (2010). Decreto n. 7.352, de 04 de novembro de 2010. Brasília, DF: Presidência da República.

Brasil. (2014). Nota Técnica n. 04/2014. Brasília, DF: MEC/SECADI/DPEE.

Caiado, K. R. M., & Meletti, S. M. F. (2011). Educação especial na educação do campo no estado de São Paulo: uma interface a ser construída. In Bezerra Neto, L., & Bezerra, M. C. S. (Orgs.). Educação para o campo em discussão: reflexões para o Programa Escola Ativa (pp. 171-185). São José, SC: Premier.

Capellini, V. L. M. F., & Tezani, T. C. R. (2014). Colaboração entre gestão educacional e universidades para formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva. In Ribeiro, R. (Org.). Educação especial: olhar para o presente para pensar o futuro (pp. 7-24). Botucatu, SP: QuintAventura Livros; UNESP.

Capellini, V. L. M. F., & Zerbato, A. P. (2019). O que é ensino colaborativo? São Paulo, SP: Edicon.

Fernandes, A. P. C. S. (2015). A escolarização da pessoa com deficiência nas comunidades ribeirinhas da Amazônia paraense (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Fernandes, B. M., Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (2011). Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo”: texto preparatório. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (pp. 19-62). Petrópolis, RJ: Vozes.

Fontes, R. S., Pletsch, M. D., Braun, P., & Glat, R. (2009). Estratégias pedagógicas para a inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. In Glat, R. (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar (pp. 79-96). Rio de Janeiro, RJ: 7Letras.

Garcia, R. M. C. (2006). Políticas para a educação especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico. Revista Brasileira de Educação Especial, 12(3), 299-316. https://doi.org/10.1590/S1413-65382006000300002

Gonçalves, T. G. G. L. (2014). Alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em assentamentos paulistas: experiências do PRONERA (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Hoffmann, J. (2010). Avaliação mediadora e inclusão: do pensar ao agir na formação docente. In Victor, S. L., Drago, R., & Chicon, J. F. (Orgs.). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios (pp. 151-167). Vitória, Es: EDUFES.

Ibiapina, I. M. L. M. (2008). Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Líber Livro.

Ibiapina, I. M. L. M. (2016). Reflexões sobre a produção do campo teórico-metodológico das pesquisas colaborativas: gênese e expansão. In Ibiapina, I. M. L. M., Bandeira, H. M. M., & Araujo, F. A. M. (Org.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes (pp. 33-62). Teresina, PI: UDUFPI.

Jesus, D. M. (2009). Inclusão escolar, formação continuada e pesquisa-ação colaborativa. In Baptista, C. R. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas (pp. 95-106). Porto Alegre, RS: Mediação.

Mato Grosso do Sul. (2016). Resolução/SED n. 3.120, de 31 de outubro de 2016. Recuperado de: http://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO9281_07_11_2016

Mato Grosso do Sul. (2019). Deliberação CEE/MS n. 11.883, de 5 de dezembro de 2019. Recuperado de: http://www.cee.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/del.-11.883-2019-Educa%C3%A7ao-Especial-.pdf

Mendes, E. G. (2006). Colaboração entre ensino regular e especial: o caminho do desenvolvimento pessoal para a inclusão escolar. In Manzini, E. J. (Org.). Inclusão e acessibilidade (pp. 29-41). Marília, SP: ABPEE.

Mendes, E. G. (2018). Sobre alunos “incluídos” ou “da inclusão”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In Victor, S. L., Vieira, A. B., & Oliveira, I. M. (Orgs.). Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas (pp. 58-81). Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural.

Mendes, E. G., Vilaronga, C. A. R., & Zerbato, A. P. (2014). Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos, SP: EdUFSCar.

Negrão, G. P. (2017). Políticas públicas de educação inclusiva: desafios da formação docente para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Abaetetuba/PA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Nozu, W. C. S. (2017). Educação especial e educação do campo: entre porteiras marginais e fronteiras culturais (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Nozu, W. C. S., Bruno, M. M. G., & Heredero, E. S. (2016). Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: problematizações à proposta brasileira. In Bezerra, G. F. (Org.). Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: concepções e práticas (pp. 21-52). Campo Grande, MS: Editora UFMS.

Nozu, W. C. S., Sá, M. A., & Damasceno, A. R. (2019). Educação especial em escolas do campo e indígenas: configurações em microcontextos brasileiros. Revista Trabalho, Política e Sociedade, 4(07), 51-64. https://doi.org/10.29404/rtps-v4i7.256

Nozu, W. C. S., Silva, A. M., & Santos, B. C. (2018). Alunos público-alvo da educação especial nas escolas do campo da região Centro-Oeste: análise de indicadores de matrículas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 22(2), 920-934. https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11920

Oliveira, D. A. (2004). A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, 25(89), 1127-1144. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano. Porto Alegre, RS: AMGH.

Pimenta, S. G. (2015). Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências na formação e na atuação docente. In Pimenta, S. G., Ghedin, E., & Franco, M. A. S. (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos (pp. 25-64). São Paulo, SP: Edições Loyola.

Ribeiro, E. A. (2020). Inclusão de camponeses público-alvo da educação especial em escolas da região da Grande Dourados (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Silva, L. F. (2017). Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces da educação especial na educação do campo no município de Conceição do Araguaia/PA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Silva, O. O. N., Miranda, T. G., & Bordas, M. A. G. (2019). Educação especial no campo: uma análise do perfil e das condições de trabalho dos docentes no Piemonte da Diamantina – Bahia. Revista Brasileira de Educação do Campo, 4, 1-18. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5944

Vilaronga, C. A. R., & Mendes, E. G. (2014). Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 95(239), 139-151. https://doi.org/10.1590/S2176-66812014000100008

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Nozu, W. C. S., Silva, M. A. S. da, Santos, B. C. dos, & Ribeiro, E. A. (2020). Inclusão de alunos da Educação Especial em escola do campo: possibilidades de um trabalho colaborativo?. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8972. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8972

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial