Retratos da Educação do Campo: imagens sobre os caminhos que levam à escola na Amazônia Paraense

Autores

  • Joana Darc de Neves Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
  • Antonio Pinheiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Alessandra Sampaio Cunha Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9752

Palavras-chave:

Rural Education, Childhood and School, Amazon reality, Rural Education, Childhood and School, Amazon reality

Resumo

Este artigo traz à tona as discussões sobre as imagens dos caminhos que levam às Escolas do Campo na Amazônia Paraense. Para isso, analisa os sentidos construídos pelas crianças da Educação Infantil sobre os caminhos que as conduzem à escola. A fundamentação teórica está baseada, especialmente, em Caldart (2004), Hage (2005) e Molina e Sá (2011) Metodologicamente apresenta abordagem qualitativa no campo psicossocial, num movimento dialético que envolve os mundos: objetivo e subjetivo como processo constituidor das imagens e dos sentidos construídos. Para análise foram considerados os contextos que contornam a realidade da Educação do Campo, vivenciada pelas crianças de um município da Amazônia Paraense, e os sentidos que as crianças pesquisadas atribuem a esse caminho, a partir de seus desenhos e dos argumentos que justificam as imagens dos caminhos que levam a escola. Os resultados revelaram o movimento dialético intersubjetivo, constituidor e construtor da realidade de valores que imprimem a ruptura das dinâmicas entre a natureza e o mundo artificial da escola na dinâmica da realidade da Amazônia Paraense, destacando a importância de considerar as subjetividades dos sujeitos do campo como um ato político para propor sua formação e as políticas educacionais.

Palavras-chave: Educação do Campo, Infância e Escola, Realidade amazônica.

 

Pictures of Rural Education: images about the paths that lead to schools in Paraense Amazon

ABSTRACT: This article brings forward the discussions about the images about the paths that lead to Rural Schools in the Paraense Amazon. For such, the meanings constructed by children in early childhood education about the paths that are taken to school were analyzed. The theoretical foundation is based especially in Caldart (2004), Molina and Sá (2011) and Hage (2005). Methodologically, it presents a qualitative approach in the psychosocial field, in a dialectical movement that involves the objective and subjective world, as a constituent process of images and constructed meanings. For the analysis, the contexts surrounding the reality of Rural Education Education experienced by children from a municipality in the Amazon region of Pará were considered, as were the meanings that the children studied attribute to this path based on their drawings and the arguments that justifythe images of the paths that lead to school. The revealed results the intersubjective dialectical movement, constituent and constructor of the reality of values that imprint a rupture of the dynamics between nature and the school's artificial world in the reality of the Paraense Amazon, highlighting the importance of considering the subjectivity of the rural subjects as a political act to propose their training and educational policies.

Keywords: Rural Education, Childhood and School, Amazon Reality.

 

Fotos de Educación del Campo: imágenes sobre los caminos que conducen a la escuela en la Amazonia paraense

RESUMEN: Este artículo presenta las discusiones sobre las imágenes de los caminos que conducen a las Escuelas del Campo en la Amazonía Paraense. Para esto, analiza los significados construidos por los niños en Educación Infantil en los caminos que los conducen a la escuela. La base teórica se basa, especialmente, en Caldart (2004), Molina y Sá (2011) y Hage (2005). Metodológicamente, presenta un enfoque cualitativo en el campo psicosocial, en un movimiento dialéctico que involucra el mundo objetivo y subjetivo, como un proceso que constituye imágenes y significados construidos. Para el análisis, se consideraron los contextos que rodean la realidad de la Educación en Educación Rural, experimentada por los niños de un municipio en la región amazónica de Pará, y los significados que los niños encuestados atribuyen a este camino a partir de sus dibujos y los argumentos que justifican imágenes de los caminos que conducen a la escuela. Los resultados revelaron el movimiento dialéctico intersubjetivo, que constituye y construye la realidad de los valores que impresionan la ruptura de la dinámica entre la naturaleza y el mundo artificial de la escuela en la dinámica de la realidad de la Amazonía Paraense, destacando la importancia de considerar las subjetividades de los sujetos en el campo como un acto político para proponer sus políticas de formación y educación.

Palabras clave: Educación Rural, Infancia y Escuela, Realidad Amazónica.

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Biografia do Autor

Joana Darc de Neves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação de jovens e Adultos e Diversidade Amazônica (GUEAJA/UFPA) e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

Antonio Pinheiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Bacharel em Direito UFPA, 2001. Doutor em Biotecnologia/Biodiversidade. (Bionorte MPEG/UFPA, 2016). Atualmente estou Professor Adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas, no Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT/UFOPA,

Alessandra Sampaio Cunha, Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal (2018). Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela Universidade Federal do Pará / NUMA (2011). Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará / Campus Bragança. Atua como docente no Programa de Formação de Professores (PARFOR). Pesquisadora do Grupo ETTHOS/ IFPA, da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e GUEAJA (UFPA).

Tania Suely Azevedo Brasileiro , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009). Doutorado em Educação – Universidad Rovira/ Virgili/Espanha (2002) – revalidado pela USP. Professora Titular da UFOPA, Instituto de Ciências da Educação. Atua como docente do Programa de doutorado Sociedade, Ambiente Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e Mestrado Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) UFOPA. Docente do Doutorado em Rede EDUCANORTE.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Neves, J. D. de, Pinheiro, A. ., Cunha, A. S. ., & Brasileiro , T. S. A. . (2020). Retratos da Educação do Campo: imagens sobre os caminhos que levam à escola na Amazônia Paraense. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9752. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9752

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos